Plano de Aula

Plano de aula: O quilombo como resistência no Brasil colonial do século XVII

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Território e população brasileira

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: .

Material complementar:

HQ Zumbi

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P93S5nWd4K6yQsCS5RTAVsrTSktAy9cJtfHNU3FUDvT2qXHQgwAAe57nv6a4/his7-12und04-hq-zumbi.pdf

A duas primeiras páginas da história em quadrinhos, que teve a sua primeira publicação ainda em 1955. No trecho selecionado é enfatizada a primeira reação do poder local contra o quilombo dos Palmares.

Determinações de João da Cunha Souto-Maior a Domingos João Velho

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t9ezYs8svaGVdG5QkXwqkyZGhmx5yzHHHcHBMhHhzn5AegRaHGX9pjRuC9Ny/his7-12und04-determinacoes-de-joao-da-cunha-souto-maior-a-domingos-joao-velho.pdf

Redigido em 1687, constituiu um dos últimos registros da missão que matou Zumbi e dominou Palmares. Por ele, um acordo entre o governador de Alagoas e o bandeirante, estabelecendo um acordo entre as partes contra os ex-escravizados.

Para você saber mais:

Certificação Quilombola. In: Fundação Palmares. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?page_id=37551. Acesso em: 8 abr. 2019.

IBGE. [Retratos] Território e tradição: investigando povos quilombolas. In: Agência IBGE de notícias. 22 nov. 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/15943-retratos-territorio-e-tradicao-investigando-povos-quilombolas. Acesso em: 8 abr. 2019.

GOMES, Flávio dos Santos. Histórias de quilombolas: mocambos e comunidades de senzalas no Rio de Janeiro - século XIX. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 1995.

GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil/Flávio dos Santos Gomes. — 1ª ed.— São Paulo : Claro Enigma, 2015. (Coleção Agenda brasileira).

MOURA, Clóvis; MOYA, Álvaro. Zumbi dos Palmares (Edição comemorativa dos 300 anos). 1995. Disponível em: http://lemad.fflch.usp.br/sites/lemad.fflch.usp.br/files/hq%20zumbi_0.pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.

WEHLING, Arno (org.). Documentos históricos do Brasil. Editora Nova Aguilar. Rio de Janeiro, 1999.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados