Plano de Aula

Plano de aula: A sociedade brasileira e as suas cores

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sociedade coloniais americanas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador

Projetor;

Caixa de som/Rádio;

Tintas a base de água próprias para serem aplicadas na pele, nas cores branca, azul, vermelha e amarela.

Material complementar:
Grupos humanos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X4FmkZ5fupVsqmdR9ngrZQ7CmnzxtamShGgpzgFCFrh4mMXNx36wFpK8EZA4/his7-10und02-grupos-humanos.pdf

Relação do grupos humanos mencionados na música “Inclassificáveis”, de Arnaldo Antunes com os seus respectivos significados. Alguns desses grupos são resultados de uma junção de palavras propostas pelo compositor. O professor deverá cortar por linhas, preservando em uma mesma tira de papel o número (que servirá para divisão dos grupos), as palavra e o seu significado.

Texto I

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fXfb7DPrrUzJvJjxErVgwkrDUW7MjstwvSfDxPGEqgVEpAVDaerDC7C8JJcQ/his07-und02-texto-i.pdf

Trecho da dissertação, “Como se deve escrever a história do Brasil”, do alemão Von Martius, vencedor do prêmio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1844. Nela, o naturalista defendeu a fusão das “três raças”, sendo retomada no livro Casa grande e senzala, de Gilberto Freire, onde ganhou uma dimensão antropológica em função da noção de cultura.

Texto IIhttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8aMyC687ksar2k8e9ePE77Zth88bnSskGTp6bsDBb2s6mQRUn43wZ4sH8V2X/his7-10und02-tento-ii.pdf

Parte de um artigo escrito pela doutora em serviço social Cláudia Alves Durans, no qual se propõe a analisar as complexas relações étnico-raciais do Brasil.

Texto III

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JZRMkWwQa4rbDKxX3maQt6vRxmbbNrsruqUHjC9sR2dfxVKMQUFW6C8qca4Z/his07-und02-texto-iii.pdf

Este é um trecho de um capítulo do livro Racismo no Brasil, escrito por Adilton de Paula enquanto coordenou o Núcleo de Estudos Negros e atuou como membro da Executiva Nacional da Coordenação Nacional das Entidades Negras (Conen). Nele, consta a diferença entre “raça” e “grupos humanos”, um esforço para promover a igualdade de direitos entre os diversos grupos humanos com o objetivo de denunciar o racismo que no sistema educacional brasileiro.

Tons de pele

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JcUfJJZeNHECXQcaRs2WpBvNXSfu7FSKwEbAbufQSkXhm6vKRq9VZKz7RQQA/his7-10und02-tons-de-pele.pdf

Folha que deverá ser reproduzida a partir da quantidade dos alunos e servirá de base para o registro das cores dos alunos, atividade proposta na sistematização. Ao final, as folhas deverão ser coladas uma a outra, na horizontal, pelo lado direito, para formar um grande painel.

Para você saber mais:CARDOSO, Priscila. Qual é a cor da pele? In: Nova Escola. 01 nov. 2014. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3490/qual-e-a-cor-da-cor-da-pele. Acessado em: 07 fev. 2019.

CARVALHO, Ruth; MATIAS, Fernando. Sobre a música “Inclassificáveis” de Arnaldo Antunes. In: Expertusperennis. 24 mar. 2011. Disponível em: https://expertusperennis.wordpress.com/2011/03/24/inclassificaveis/. Acessado em: 06 fev. 2019.

DURANS, Cláudia Alves. Questão social e relações étnico-raciais no Brasil. In. Revista Política Pública. São Luís, Número Especial, p. 391-399, julho de 2014. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/viewFile/2731/3930. Acessado em: 10 fev. 2019.

IHGB. Brasil: 500 anos de povoamento / IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de Informações. - Rio de Janeiro: IBGE, 2007. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf. Acessado em: 07 fev. 2019.

KAERCHER, Gladis. Cor de pele de que? Representatividade na escola. In: TEDxUNISINOS. 17 set. 2018. 14”45’ Col.. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Uw0gkV7SnUY. Acessado em: 07 fev. 2019.

PAULA. Adilton de. Educar o Brasil com raça: “Das raças ao racismo que ninguém vê”. In: SANTOS, Genivalda; SILVA, Maria Palmira da. Racismo no Brasil: percepções da discriminação e do preconceito no século XXI. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005. pp. 88-93.

RODRIGUES, Miguel. Dúdú e o lápis cor de pele. 12 out. 2018. 19”04’. Col..Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-VGpB_8b77U. Acessado em: 08 fev. 2019.

VON MARTIUS, Carl Friedrich Philipp. Como se deve escrever a História do Brasil. In: IHGB. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro ou Jornal do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Tomo Sexto. Vol. 6. Rio de Janeiro. 1844. pp. 381-403. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rz2CtbtXezApFTEW64h8zWpbHkQ4hFv6FeeNvaTaCQJNAYYMKAXgsFEz5Ha8/rihgb1844t0006.pdf. Acessado em: 06 fev. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientações ao professor: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados