Convite para os investigadores
Plano de Aula
Plano de aula: A busca por drogas do sertão à custa da exploração dos povos indígenas na América portuguesa
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Território da América portuguesa
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Envelopes.
Material complementar:
Convite para os investigadores
Mensagem que define e apresenta o tema aos alunos e faz o convite para a dinâmica que conduzirá a aula.
Pistas
São quatro fontes que, por conta da dinâmica proposta para a aula, estão sendo chamadas de “pistas”. Se impressas, todas devem ser colocadas em envelopes e distribuídas entre os grupos. Todas estão relacionadas ao processo de extração das drogas do sertão e a função dos indígenas neste processo.
Para você saber mais:
DIANA, Daniela. Como fazer um relatório. In: Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/como-fazer-um-relatorio/.
Acesso em: 14 mar. 2019.
ESCOLA KIDS. Em que consiste a investigação histórica? In: Escola Kids. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/historia/em-que-consiste-a-investigacao-historica.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.
CARDOSO, Fernando Henrique; MÜLLER, G. Amazônia: expansão do capitalismo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. Disponível em: https://archive.org/details/9788599662731/page/n10?q=drogas+do+sert%C3%A3o. Acesso em: 13 mar. 2019.
GOMES, Carlos Valério A. Ciclos econômicos do extrativismo na Amazônia na visão dos viajantes naturalistas. ol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 13, n. 1, p. 129-146, jan.-abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v13n1/1981-8122-bgoeldi-13-1-0129.pdf.
Acesso em: 14 mar. 2019.
SAMPAIO, Francisco Xavier Ribeiro de. Diário de viagem (1774-1775). In: DOCUMENTS D’Origine Portugaise (Texte Portugaise). Deuxième Série. Paris, A. Lahure. 1903. Disponível em: https://archive.org/details/annexesdupremie01baragoog/page/n99?q=drogas+do+sert%C3%A3o.
Acesso em: 13 mar. 2019.
WEHLING, Arno; WEHLING, Maria José C. M. Formação do Brasil Colonial. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos, pode ser projetado ou escrito no quadro, dependendo da possibilidade. Neste momento, os alunos precisam compreender que o período abordado trata da exploração das drogas do sertão relacionando com as missões jesuítas.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: A proposta inicial é estimular a turma ao exercício da investigação histórica. Para tal, organize a sala em grupos, sugere-se entre três e quatro alunos, e projete, escreva no quadro ou leia as duas perguntas estabelecendo uma conversa inicial com os alunos.
Espera-se que a turma responda que o investigador é aquele que encontra informações, que relaciona pistas, ou mesmo que resolve problemas. Caso algum aluno ou grupo apresentem dificuldades pergunte se eles conhecem o filme As aventuras de Tintim, ou os desenhos Scooby Doo e Inspetor Bugiganga.
Informe que, a partir de agora, cada aluno é um investigador e cada grupo constituirá uma equipe de investigação. Por fim, leia a mensagem para a turma.
Para você saber mais:
ESCOLA KIDS. Em que consiste a investigação histórica? In: Escola Kids. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/historia/em-que-consiste-a-investigacao-historica.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.
LÍDER DETETIVES. 5 séries e desenhos de detetives que vão te deixar com vontade de ser um. In: Agência Líder. Disponível em: https://liderdetetives.com.br/series-de-detetives-inspiradores/. Acesso em: 14 mar. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete ou imprima e distribua entre os grupos o e-mail. Na impossibilidade do recurso, copie o texto no quadro. Caso opte por distribuir a versão impressa, informe que a leitura deverá ser feita entre os grupos, caso projete ou escreve no quadro, peça para que um aluno leia a mensagem em voz alta.
O arquivo para impressão está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r6vdgFrwNcXjTjbNrE7VSuNhMwrHmaKDAXcjsfmSrpTSaFBrCyc5B4T3rNvd/his7-11und03-convite-para-os-investigadores.pdf
Pergunte aos alunos do que a mensagem trata e o que chama a atenção.
É esperado que os alunos apontem elementos como a região, o tempo, a exploração por produtos e os envolvidos. Caso isso não aconteça, leia a mensagem em partes e peça para eles identificarem os pontos mencionados.
Para você saber mais:
Artigo sobre a extração das drogas do sertão na visão dos viajantes naturalistas. Disponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-81222018000100129&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 de dez. de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou escreva no quadro o problema da aula para a turma, lendo-o em voz alta.
Problematização
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientações: Mantendo os grupos, distribua os envelopes com as pistas mencionadas na mensagem lida. Na impossibilidade de impressão e distribuição, copie opte por utilizar apenas os textos e copie-os no quadro.
O arquivo para a impressão das pistas está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQ4nU8pZVeAz3Bz57HVQbf7cjkj4bpkr6CbrnxkQHH7VXsNTkZpcNtpbdjaG/his7-11und03-pistas.pdf
Oriente os grupos que eles deverão ler as pistas e conversarem a respeito no tempo proposto. O professor deve circular pela sala e esclarecer possíveis dúvidas ou mesmo relembrar questões já trabalhadas. Todas as anotações deverão ser feitas no caderno.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Depois de lerem e conversarem a respeito, proponha que os grupos compartilhem as suas primeiras considerações. Explique que este momento é importante para que outras percepções sobre as pistas sejam feitas e que para isso é importante que todos se escutem o que o grupo da vez está falando.
Espera-se que os alunos consigam perceber que o processo de extração das drogas do sertão contribuiu para o povoamento da Região Norte do país, além da busca por nativos, seja pelos bandeirantes ou por missões religiosas, tendo a exploração destes povos como base da economia. A identificação destes elementos é uma estrutura possível para que os alunos sejam capazes de redigir o relatório. Se dificuldades forem identificadas, releia as fontes e pergunte qual o período que cada pista está tratando, qual delas foi escrita no período colonial, sobre o que cada uma delas tratam, como se relacionam e qual é a função da população indígena neste processo.
Como adequar à sua realidade:
Se o professor achar conveniente, pode tratar dos interesses que estavam envolvidos no processo de extração dos produtos, trabalhando as relações estabelecidas que as pistas iluminam.
Para você saber mais:
CARDOSO, Fernando Henrique; MÜLLER, G. Amazônia: expansão do capitalismo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. Disponível em: https://archive.org/details/9788599662731/page/n10?q=drogas+do+sert%C3%A3o. Acesso em: 13 mar. 2019.
GOMES, Carlos Valério A. Ciclos econômicos do extrativismo na Amazônia na visão dos viajantes naturalistas. ol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 13, n. 1, p. 129-146, jan.-abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v13n1/1981-8122-bgoeldi-13-1-0129.pdf.
Acesso em: 14 mar. 2019.
SAMPAIO, Francisco Xavier Ribeiro de. Diário de viagem (1774-1775). In: DOCUMENTS D’Origine Portugaise (Texte Portugaise). Deuxième Série. Paris, A. Lahure. 1903. Disponível em: https://archive.org/details/annexesdupremie01baragoog/page/n99?q=drogas+do+sert%C3%A3o. Acesso em: 13 mar. 2019.
WEHLING, Arno; WEHLING, Maria José C. M. Formação do Brasil Colonial. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Mantendo a organização dos grupos, projete ou escreva a atividade de Sistematização no quadro. Peça para algum aluno ler e, se for o caso, explique que um relatório é uma espécie de redação que relata algo e no final emite uma decisão sobre o que foi tratado. Lembre os alunos que, neste caso, o relatório pedido trata da processo de exploração da população indígena no Norte do país em função da extração das drogas do sertão, entre os séculos XVII e XVIII.
É esperado que os relatórios sintetizem as informações das pistas de forma lógica. Uma possibilidade é a descrição do que o termo “drogas do sertão” se refere às razões, consequências, modo e os responsáveis pela sua extração, para então esclarecer como os nativos serviram de mão de obra para esta prática exploratória.
Caso os alunos demonstrem dificuldades, peça para que retomem as pistas ou as anotações que fizeram no caderno. Com base em uma nova leitura, pergunte a que o termo se refere, qual foi a sua importância para a expansão colonial, quem administrou este empreendimento e como os indígenas participaram dele. Solicite que todas as respostas sejam escritas no caderno e que o relatório seja feito com base nelas.
Caso disponha de tempo, sugira que os grupos apresentem os seus resultados, aponta diferenças e semelhanças dos apontamentos e no final pergunte como os alunos poderiam melhorá-lo.
Como adequar à sua realidade:
A produção deste relatório pode ser realizado junto com o professor de Redação de ou Língua Portuguesa. Se você atua em uma das regiões mencionadas na aula, planeje uma aula em que as duas disciplinas trabalhem em conjunto na intenção de tratar dos efeitos da prática exploratória destes recursos ou como os produtos que um dia foram tão ambicionados hoje fazem parte dos hábitos alimentares dos brasileiros.
Outra possibilidade, ainda pensando na produção de relatório relacionando Redação e História, é promover uma visita à feira ou mercado municipal, onde os alunos poderão conhecer, experimentar e ver o valor dos produtos que, no período colonial, eram as “drogas do sertão”.
Para você saber mais:
DIANA, Daniela. Como fazer um relatório. In: Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/como-fazer-um-relatorio/.
Acesso em: 14 mar. 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Bloco de notas, Mentimeter, Formulários do Google.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender como a busca por drogas do sertão estimulou a exploração da população indígena durante o processo de expansão territorial da América portuguesa.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Convide os alunos a participar de uma investigação!
Disponibilize a imagem do email de Felipe. Eles devem fazer a leitura e identificar:
- Qual o tema solicitado para investigação?
- Quais informações importantes o Felipe já passou sobre o tema a ser investigado?
Oriente-os a organizar uma ficha no caderno, no bloco de notas do celular ou no computador, para anotar as informações encontradas.
Problematização
Disponibilize o documento com as três pistas enviadas por Felipe. Os alunos devem fazer uma leitura atenta e encontrar as seguintes informações, para registrar na ficha:
- Qual o tema central de cada pista?
- De quando elas são?
- Quais as informações em comum entre elas?
- O que elas dizem sobre a função da população indígena?
Incentive a interação com os colegas por meio de mensagens, participação em um quiz no Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página) ou participação em videoconferência.
Sistematização
Os alunos deverão elaborar o relatório solicitado por Felipe, respondendo a pergunta:
- Como a busca pelas drogas do sertão estimulou a exploração da população indígena?
Oriente-os a listarem os passos que os fizeram chegar a conclusão e, se possível, inserir ilustrações que tornem o relatório ainda mais interessante: desenhos, gravuras, pinturas, mapas etc.
O trabalho poderá ser realizado manualmente, ou utilizando um modelo de Formulário do Google (veja como usá-lo aqui) ou de apresentação do Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).
Convite às famílias
Convide-as a conhecerem mais a respeito dos Engenhos de açúcar, assistindo ao vídeo educativo: “Ciclo do açúcar, escambo e economia colonial - História do Brasil pelo Brasil (Ep.3)”. Débora Aladim. 16/04/2019. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Paulo Henrique Pacheco
Mentor: Andrea Kamensky
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano.
Objeto(s) de conhecimento: A estruturação dos vice-reinos nas Américas. Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI11 Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.
Palavras-chave: Drogas do sertão, jesuítas, exploração, economia, expansão, território.
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