Plano de Aula

Plano de aula: A busca por drogas do sertão à custa da exploração dos povos indígenas na América portuguesa

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Território da América portuguesa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Envelopes.

Material complementar:

Convite para os investigadores

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r6vdgFrwNcXjTjbNrE7VSuNhMwrHmaKDAXcjsfmSrpTSaFBrCyc5B4T3rNvd/his7-11und03-convite-para-os-investigadores.pdf

Mensagem que define e apresenta o tema aos alunos e faz o convite para a dinâmica que conduzirá a aula.

Pistas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQ4nU8pZVeAz3Bz57HVQbf7cjkj4bpkr6CbrnxkQHH7VXsNTkZpcNtpbdjaG/his7-11und03-pistas.pdf

São quatro fontes que, por conta da dinâmica proposta para a aula, estão sendo chamadas de “pistas”. Se impressas, todas devem ser colocadas em envelopes e distribuídas entre os grupos. Todas estão relacionadas ao processo de extração das drogas do sertão e a função dos indígenas neste processo.

Para você saber mais:

DIANA, Daniela. Como fazer um relatório. In: Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/como-fazer-um-relatorio/.
Acesso em: 14 mar. 2019.

ESCOLA KIDS. Em que consiste a investigação histórica? In: Escola Kids. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/historia/em-que-consiste-a-investigacao-historica.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.

CARDOSO, Fernando Henrique; MÜLLER, G. Amazônia: expansão do capitalismo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. Disponível em: https://archive.org/details/9788599662731/page/n10?q=drogas+do+sert%C3%A3o. Acesso em: 13 mar. 2019.

GOMES, Carlos Valério A. Ciclos econômicos do extrativismo na Amazônia na visão dos viajantes naturalistas. ol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 13, n. 1, p. 129-146, jan.-abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v13n1/1981-8122-bgoeldi-13-1-0129.pdf.
Acesso em: 14 mar. 2019.

SAMPAIO, Francisco Xavier Ribeiro de. Diário de viagem (1774-1775). In: DOCUMENTS D’Origine Portugaise (Texte Portugaise). Deuxième Série. Paris, A. Lahure. 1903. Disponível em: https://archive.org/details/annexesdupremie01baragoog/page/n99?q=drogas+do+sert%C3%A3o.
Acesso em: 13 mar. 2019.

WEHLING, Arno; WEHLING, Maria José C. M. Formação do Brasil Colonial. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos, pode ser projetado ou escrito no quadro, dependendo da possibilidade. Neste momento, os alunos precisam compreender que o período abordado trata da exploração das drogas do sertão relacionando com as missões jesuítas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados