Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: A importância da pecuária na expansão territorial da América portuguesa
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Território da América portuguesa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Material complementar:
Imagens
A pintura O carro de boi, de Frans Post, e o tapete Os dois touros, uma manufatura dos Gobelins, produzidas respectivamente em 1638 e entre 1723 e 1730, enfatizam o gado em duas atividades diárias, ambas relacionadas diretamente à produção de açúcar.
Textos
Os dois trechos compõem o sexto capítulo, “Economia colonial”, do livro A formação colonial do Brasil, escrito por Arno Wehling e Maria José Wehling. Ambos tratam da importância e do impacto da pecuária na expansão territorial no período colonial.
Mapas
Dois mapas da economia colonial no qual indicam a região e a extensão da pecuária no período colonial brasileiro.
Para você saber mais:FAUSTO, Boris. História do Brasil. Edusp. São Paulo. 2009.
FELLET, João. Dos engenhos de açúcar à carne fraca: como a pecuária ajuda a contar a história do Brasil. In: BBC News Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39299786. Acesso em: 20 mar. 2019.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Construção de conceitos históricos. In: Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009. Pp. 83-96.
WEHLING, Arno; WEHLING, Maria José C. M. Formação do Brasil colonial. 4 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO