Contextualização - Pirâmide social
Plano de Aula
Plano de aula: As estruturas sociais na América e na África
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre África e América antes dos europeus
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Link cronômetro online: https://relogioonline.com.br/cronometro/.
Link do material utilizado na Contextualização:
Ficha de análise das estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9E9sYBb9g2PPfYsD6gzdWF7AzvbeT6awC55YnyyJ55ekC8t8T7zqj7XdRgQF/ficha-de-registro-das-estacoes.pdf
Link para impressão - Estação Songai - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AP3sxs7DZC4WVNnUjgEPsmxFuSJwW2sB9cBz3BmpFPNCFdCkbGU7gqpRXfpW/documento-estacao-songai.pdf
Link para impressão - Estação Asteca - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ENpJvSZ3eQ5eTNxCf4ct6AHN3RkEmTxdgNqSAfWKn3s4mgmnjzgBy6WUQ8yf/his07-01und02-resolucao-estacao-astronomia.pdf
Link para impressão - Estação Mali - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aVFfv9SMgyrhTXfx9K2Z8M5h5C2rzQVwM2Au8dNYtHBjGcYWpnfUhN4uENyV/documento-estacao-mali.pdf
Link para impressão - Estação Inca - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7dbGnVmPeQmD8pwDHKPNFwDhNMWNB3QdqYazVDYJFTJtf6pFzMW2WKMrXGG9/documento-estacao-inca.pdf
Ficha de produção da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w8JfUCgXCf79NnRYSyPxRD8tSBj83MHNUe6bPXrcYTsmtJKshMFhpEZfGQPv/sistematizacao-a-piramide-social.pdf
Para você saber mais:
Estrutura social e mudanças sociais | Unidade I - https://www.youtube.com/watch?v=WdKUmdDI6wo.
Valores e estrutura social no Brasil. IPEA. http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=22085
A evolução recente da estrutura social brasileira. Waldir Quadros. http://www.eco.unicamp.br/docprod/downarq.php?id=1778&tp=a
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Para você saber mais:
Estrutura social e mudanças sociais | Unidade I - https://www.youtube.com/watch?v=WdKUmdDI6wo. Acesso em: 29/3/2019
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de iniciar a Contextualização, divida a sala de aula em seis grupos de trabalho que deverão ser mantidos durante toda a atividade.
A dinâmica desta aula está baseada no conceito de “Rotação por estações”, portanto busque fazer as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo:
- Considerando uma turma com 36 alunos, organize grupos com quatro componentes, totalizando, assim, nove grupos. Estes mesmos grupos deverão permanecer nesta formação até o fim da aula. (Em turmas com maior ou menor número de estudantes, leia o tópico “Como adequar à sua realidade” onde encontrará maiores informações sobre a condução da atividade.) Atente para a formação dos grupos para que os mesmos sejam o mais heterogêneo possível, de modo que os alunos possam se ajudar e também desenvolver-se durante a aula.
Obs: Para turmas com maior ou menor números de alunos, leia a seção Como adequar à sua realidade.
- Organize o grupo de maneira que permita a circulação de material entre eles no sentido horário.
Peça que observem a imagem projetada e anotem o que o grupo pensa em relação à pergunta apresentada e inicie o debate com as perguntas abaixo:
1 - O que a imagem representa?
É esperado que os alunos consigam identificar que os diversos personagens retratados nas imagens representam as pessoas e seus diversos tipos de trabalho que exercem na sociedade. Caso os alunos tenham dificuldades na leitura da imagem, estimule-os questionando quem utiliza de armas, pastas
ou bandeiras em nossa sociedade atualmente.
2 - Como podemos caracterizar os grupos representados na imagem?
O objetivo desta questão é levar os alunos a refletir sobre a hierarquização das estruturas sociais na imagem. Questione aos mesmos se eles conseguem identificar quais são as características de cada um dos grupos sociais apresentados e se conseguem identificar proximidades com o dia a dia.
3 - Quem é quem no mundo?
Por meio deste questionamento, peça para que os grupos desenhem no caderno uma pirâmide dividida em três partes onde a base é maior que o meio e a parte superior. Registre no quadro a percepção dos alunos sobre quem são os atores sociais no mundo atual na pirâmide. Quem seria a base da pirâmide, se a mesma é a maior ou menor parte do conjunto (classe trabalhadora), quem são as pessoas que situam-se no corpo mediano da mesma e quem estaria no topo.
Pós-produção desta pirâmide: solicite que os grupos apresentem sua percepção para a turma e discuta com os mesmos levando-os a compreender que a sociedade segue em grande parte uma estrutura que é chamada de “classe social” onde alguns agrupamentos de pessoas são classificados de acordo com renda, escolaridade, acesso a educação, saúde ou a forma que o pesquisador desejar.
Termine esta parte da discussão com o seguinte questionamento: Os povos africanos e os índios americanos vivem em uma estrutura social?
Como adequar à sua realidade: A dinâmica da Rotação por estações é facilmente adaptável à realidade de sua turma. A proposta apresentada contempla o número de quatro componentes, mas é possível adequar este número para mais ou para menos, de acordo com o seu contexto.
Utilize a lógica de formar grupos em múltiplos de 3 (três) para que todos os alunos consigam ter acesso ao material da aula. Sendo assim, você terá quantas rotações forem necessárias para atender o total da turma, sempre considerando a formação de três grupos para cada uma delas (não esqueça de preparar a quantidade de material que atenda à quantidade das rotações).
Por exemplo: Em uma sala com 24 alunos, você pode formar seis grupos com quatro integrantes para a realização de duas rotações.
Mas, se tiver uma sala com 48 alunos, pode formar 12 grupos com quatro componentes. Se entender que 12 grupos é um número muito elevado,
pode também distribuir os alunos de forma que tenha nove grupos, sendo seis deles com cinco componentes e três com seis componentes.
É preciso garantir o equilíbrio no número de estudantes de cada grupo, ainda que não seja possível formá-los exatamente com a mesma quantidade.
Vale destacar a importância de grupos com número reduzido de alunos para facilitar as discussões e valorizar assim a colaboração entre eles, sempre que possível.
Importante: Se tiver uma sala com poucos estudantes, garanta a formação mínima de três grupos, para que seja possível a realização de pelo menos uma rotação completa, com o mínimo de três componentes.
Se sua escola não contar com equipamentos multimídia, pode imprimir seis folhas e distribuir em cada grupo. Você pode usar um cronômetro online para auxiliar no tempo das atividades.
Link do material utilizado na Contextualização:
Link cronômetro online: https://relogioonline.com.br/cronometro/.
Para você saber mais:
Valores e estrutura social no Brasil. IPEA. http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=22085
A evolução recente da estrutura social brasileira. Waldir Quadros. http://www.eco.unicamp.br/docprod/downarq.php?id=1778&tp=a
Problematização
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Mantenha a sala dividida em seis grupos. Esta atividade é baseada no conceito de “Rotação por estações” e você deverá instruí-los sobre os seguintes pontos:
- Teremos três estações para seis grupos, ou seja, sempre dois grupos trabalharão com a mesma estação.
- Os membros do grupo deverão participar ativamente das discussões.
- Cada grupo deverá ter:
- Uma pessoa que escreverá (resumirá) o que foi discutido pelo grupo.
- Uma pessoa para alertar ao grupo sobre o tempo corrido em cada estação.
- Uma pessoa para pedir informações/ajuda ao professor, se necessário.
- Uma pessoa responsável por levar o material da estação para o próximo grupo.
- Todos os grupos deverão ficar com suas fichas de análises para anotar os pontos de cada uma das estações de conhecimento.
Ficha de análise das estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9E9sYBb9g2PPfYsD6gzdWF7AzvbeT6awC55YnyyJ55ekC8t8T7zqj7XdRgQF/ficha-de-registro-das-estacoes.pdf
Fonte das imagens da arte “As estruturas sociais da América e África
Localização geográfica do Songai: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_mali-pt.svg
Localização geográfica dos Astecas: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aztec_Empire_(orthographic_projection).svg
Localização geográfica do Mali: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aztec_Empire_(orthographic_projection).svg
Localização geográfica dos Incas: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tawantinsuyu_(orthographic_projection).svg
Estação Songai
Tempo sugerido para a etapa: 7 minutos.
Link para impressão do material - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AP3sxs7DZC4WVNnUjgEPsmxFuSJwW2sB9cBz3BmpFPNCFdCkbGU7gqpRXfpW/documento-estacao-songai.pdf
Imprima o documento sobre o domínio Songai na África Ocidental entre os séculos XV e XVI e distribua para o grupo que iniciará a rotação.
O objetivo desta Estação é que os alunos compreendam a existência de uma sociedade “profundamente original quanto a organização política e administrativa”, com uma sociedade hierarquizada e dividida basicamente entre nobreza, homens livres, membros de castas de ofícios e escravos.
A imagem que acompanha a Estação é uma representação da chegada a cidade de Tombuctu, importante centro de desenvolvimento científico e cultural da África Ocidental de uma Caravana onde pode-se observar uma estrutura social sendo conduzidos por guerreiros, com a presença de membros da nobreza (sobre os camelos) , membros de uma classe comerciante e os escravos fechando o cortejo.
Se os alunos apresentarem dificuldades em interpretar as imagens você pode levá-los a refletir de modo mais objetivo com as seguintes questões:
- O que o autor relata em seu texto sobre os songais?
- As pessoas retratadas na imagem pertencem ao mesmo agrupamento social?
Fontes utilizadas:
Silvério, Valter Roberto Síntese da coleção História Geral da África: Pré-História ao século XVI / coordenação de Valter Roberto Silvério e autoria de Maria Corina Rocha, Mariana Blanco Rincón, Muryatan Santana Barbosa. – Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar, 2013.
Tombuctu em 1500. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:TIMBUKTU-EINZUG.jpg?uselang=pt-br.
Estação Asteca
Tempo sugerido para a etapa: 7 minutos.
Link para impressão do material - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ENpJvSZ3eQ5eTNxCf4ct6AHN3RkEmTxdgNqSAfWKn3s4mgmnjzgBy6WUQ8yf/his07-01und02-resolucao-estacao-astronomia.pdf
Nesta estação os alunos analisarão como se organizavam socialmente os astecas. Da mesma forma que na Estação Songai, é importante que os alunos compreendam com a leitura das fontes o que é retratado de forma mais didática no segundo fragmento de fonte: a hierarquização e função social de cada um dos grupos que compunham a organização administrativa e política dos mexicas.
A imagem que compõe o documento retrata o Códice Mendoza que foi uma compilação realizada pelos astecas para os espanhóis e ilustra as diversas etapas do treinamento para ser um guerreiro. Na imagem podemos observar os vários segmentos sociais existentes dentro do “Império” asteca e podem auxiliar na compreensão da fonte pelos alunos.
Caso os alunos apresentem dificuldades em interpretar as fontes, por meio dos seguintes questionamentos, leve-os a refletir de modo mais objetivo com as seguintes questões:
- Existe alguma parte do texto que fala sobre hierarquização da sociedade asteca?
- Todas as pessoas na imagem executam a mesma função?
Fontes utilizadas:
VIANA, Larissa. História da América I. Fundação CECIERJ-CEDERJ.
História da América através de textos seleção, organização e introdução Jaime Pinsky ... [et al.1.5? ed. — São Paulo : Contexto, 1994
(Textos e documentos; v.4).
DE MENDOZA Y PACHECO. Antônio. 1541. Codex Mendoza. Manuscrito. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Codex_Mendoza_folio_64r.jpg#/media/File:Codex_Mendoza_folio_64r.jpg. Acesso em: 22/3/2019.
Estação Mali
Tempo sugerido para a etapa: 7 minutos.
Link para impressão do material - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aVFfv9SMgyrhTXfx9K2Z8M5h5C2rzQVwM2Au8dNYtHBjGcYWpnfUhN4uENyV/documento-estacao-mali.pdf
Da mesma forma das Estações anteriores, o objetivo da análise deste documento é levar os alunos a compreender a estrutura social de outro povo africano. Caso os alunos apresentem dificuldades em interpretar as fontes, estimule-os a realizar a leitura da imagem por meio dos seguintes questionamentos, levando-os a refletir de modo mais objetivo com as seguintes questões:
- Quais são os personagens retratados na imagem?
- Todas as pessoas na imagem executam a mesma função?
Fontes utilizadas:
Representação do Império Mali e Mansa Musa. http://www.lisapoyakama.org/mansa-kankan-moussa-lhomme-le-plus-riche-de-tous-les-temps/.
Acesso em: 27/3/2019.
Estação Inca
Nesta estação será realizada a análise de como se organizavam socialmente os incas. É importante a compreensão dos alunos (as) que existia dentro desta sociedade a disseminação de trabalhos diversificados por todos os estratos sociais, onde “ensinar-se a cada um desde moço nos ofícios necessários a um homem para a vida humana”. É interessante observar as percepções dos alunos sobre quais eram as funções desempenhadas pelas pessoas dentro desta estrutura social.
A imagem retrata a visão do inca Manco Inca Yupanqui em seu trono com o séquito de sacerdotes, representando sua a posição de autoridade perante a sociedade. Destaque aos alunos que esta imagem é uma representação feita por Felipe Ayala, espanhol que participou do processo de dominação dos incas no século XVI.
Caso os alunos apresentem dificuldades em interpretar as fontes, por meio dos seguintes questionamentos, leve-os a refletir de modo mais objetivo com as seguintes questões:
a) Podemos dizer que os incas não tinham funções determinadas na sociedade?
b) Todas as pessoas na imagem executam a mesma função?
Tempo sugerido para a etapa: 7 minutos.
Link para impressão do material - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7dbGnVmPeQmD8pwDHKPNFwDhNMWNB3QdqYazVDYJFTJtf6pFzMW2WKMrXGG9/documento-estacao-inca.pdf
Fontes utilizadas:
DE ACOSTA, José. História Natural e moral das Indias. In: DE FREITAS, Gustavo. 900 textos e documentos de História. [S. l.]: Platano, 20
Guamán Poma de Ayala, Felipe, 1615. Nueva corónica y buen gobierno. Manuscrito. Wiki Commons. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guaman_Poma_de_Ayala_-_Manco_Inca.jpg. Acesso em: 22/3/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A proposta de Sistematização consiste em que os grupos construam suas pirâmides sociais e consolidem o conhecimento.
Distribua a ficha de Sistematização onde existem duas pirâmides com três divisões. Solicite aos grupos que escolham uma sociedade vista
durante a Problematização e crie como era sua composição social na pirâmide esquerda.
Da mesma forma solicite que os mesmos criem na pirâmide da direita como se dá a composição social atualmente.
Solicite que os mesmos criem um título para suas pirâmides e descrevam qual é a reflexão que o grupo teve ao analisar ambos os casos.
No fim da atividade os grupos deverão compartilhar com a turma qual foi sua análise e percepção sobre as estruturas sociais.
Após a produção dos trabalhos você deve fixá-los na sala para que todos tenham acesso (ou na escola, se julgar interessante). Durante a produção,
fique disponível aos alunos para auxiliá-los e passe em todos os grupos acompanhando a produção.
Ficha de produção da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w8JfUCgXCf79NnRYSyPxRD8tSBj83MHNUe6bPXrcYTsmtJKshMFhpEZfGQPv/sistematizacao-a-piramide-social.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Paint, Documentos do Google.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a estrutura social de ameríndios e africanos.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Para estimular os alunos a respeito do tema da aula, disponibilize a imagem com a pirâmide social e centralize algumas questões para ajudá-los a identificar e refletir sobre o conteúdo:
- O que a imagem representa?
- Quanto mais acima, há menos gente em posições que são mais ou menos privilegiadas na sociedade? E quanto aos níveis mais abaixo?
- Você consegue comparar esta pirâmide com a sociedade em que vive?
- Você acha que os povos africanos e os índios americanos também vivem em sociedades com tais tipos de divisões?
Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharemas percepções por meio de conversas, via mensagens curtas, ou participação em videoconferência, junto aos colegas.
Problematização
Disponibilize aos alunos os trechos de textos a respeito das estruturas sociais da América e África. Oriente-os a fazerem a leitura atenta dos documentos, procurando analisar, especialmente, o seguinte ponto:
- Como é a hierarquização (divisão de classes) e função social (papéis) presentes em cada um destes povos?
Disponibilize a ficha de registro para que anotem as respostas ou as transcrevam no caderno. Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp, para interação. Também podem realizá-la coletivamente em videoconferência, dividindo os alunos que devem interagir na leitura e análise de cada documento: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais grupos interagem avaliando as respostas com mensagens no chat.
Sistematização
Proponha que os alunos realizem a produção da pirâmide social, baseando-se em um dos povos estudados durante a aula. Eles poderão transcrever o modelo proposto no caderno, ou utilizar aplicativos, como o Paint ou documentos do Google, para realizá-los, inserindo palavras e imagens ilustrativas, tal como a proposta inicial apresentada na aula. Incentive-os a compartilharem os trabalhos com os demais colegas, por meio dos grupos de interação.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem a um vídeo educativo para entender mais a respeito de premissas de como se estruturam as sociedades.
Estrutura Social e Mudanças Sociais | Unidade I. CTE-SEAD UFBA. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
Objeto(s) de conhecimento: Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI03 Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
Palavras-chave: Método científico, Renascimento, modernidade.