Plano de Aula

Plano de aula: O colonizador e suas visões sobre o Novo Mundo

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Expansão marítima europeia

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, lápis, borracha e materiais impressos.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ReRCvXu5TmSHY9HgBkzvsnPemYyuZq39rRHUHQgp7AWfYF8hxDgnzmzzqXAE/his7-02und03-contextualizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZKMktcAP6HDyemMd4wd2FSN3XsjcfNd9CEY9xsAz4rTaN9xtbqjsK2pHe3en/his7-02und03-sistematizacao.pdf

Material África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmj9QVukhtqsgb97FXvERKDdRPJftRYp4vgQ8nQFAGMKMR2NNKyyQ9Xrhwf8/his7-02und03-material-africa.pdf

Material América: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Y7MpPbMxERMqPrUxw4sjNrVBG2GHBAG24XnfxanM62WBeBbSzNrJMemXKqB/his7-02und03-material-america.pdf

Para você saber mais:

Nesta aula será trabalhado a visão do português sobre as sociedades do Brasil colonial e da África para auxiliar nas aulas a leitura desses artigos pode lhe ser útil.

Evidências de História nos relatos de viajantes sobre a África pré-colonial, de autoria de Sílvio Marcus de Souza Correa. Disponível em https://seer.ufrgs.br/aedos/article/view/9809/5600. Acesso em: 12/3/2019.

Viajantes brancos na África negra do século XV, de autoria de Eder Silveira e Sílvio Marcus de Souza Correa. Disponível em: http://books.scielo.org/id/yf4cf/epub/macedo-9788538603832.epub. Acesso em: 12/3/2019.

Uma reflexão sobre os agentes históricos na Sistematização do estereótipo africano sobre a construção do imaginário do negro no Brasil, de autoria de Cláudia Lima. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/4893. Acesso em: 12/3/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados