Moderno?
Plano de Aula
Plano de aula: Os impactos da modernidade e seus variados contextos
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernidade
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, quadro, imagem impressa (se sua escola contar com projetor, é possível somente exibir os slides)
Material complementar:
Usina de Belo Monte: energia ou impacto ambiental? - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NV73f9GqppWMxvBWNVpkWTcJCV8YFE6prseyBcP5SdanWbb4HSUjHXxRDR2b/his07-01und01-usina-de-belo-monte-energia-ou-impacto-ambiental.pdf
Folha de Ituiutaba - Anúncio - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VdpwuCH3aU7Fbv7V3FM4p7uhqT7AedgbwCR4bmQAzf9qtSPTcbSC8QcKmsgC/his07-01und01-folha-de-ituiutaba-anuncio.pdf
Trânsito no Cairo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U35TBWjUXFdSGwRS3KZWrC5qmKJF9sF3VTeGKxdJznvPMC8PVraMrabe54CF/his07-01und01-transito-no-cairo.pdf
MRV - Anúncio - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rk7dm5Ca9j2dKnrwwAa3TRsvcuV8q8WWfj48Ndkj8PgszpG8yRJg6a7QFNqP/his07-01und01-mrv-anuncio.pdf
Referências das imagens:
Moderno?
Acesso em 18/11/2018.
Folha de Ituiutaba - Anúncio - Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829846&pagfis=328. Acesso em 18/11/2018.
Trânsito no Cairo - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3e/Transito_do_Cairo.jpg. Acesso em 18/11/2018.
MRV - Print screen do site www.mrv.com.br. Acesso em 18/11/2018.
Referência do texto:
Usina de Belo Monte: energia ou impacto ambiental? Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/usina-hidreletrica-belo-monte/. Acesso em 18/11/2018.
Para você saber mais: A Propaganda em Sala de Aula: Uma Técnica Pedagógica para o Ensino de Recepção e Produção de Textos. Disponível em: http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/CAP/article/viewFile/918/561 Acesso em: 17/11/2018
Como fazer uma propaganda? Disponível em: http://blogdivertudo.blogspot.com/2011/04/como-fazer-uma-propaganda.html Acesso em: 17/11/2018
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o objetivo da aula, deste modo, eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no final da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Para você saber mais: Observe aqui que os alunos terão o primeiro contato com o conceito de “modernidade”. É preciso fazer uma breve explanação sobre o significado (sempre possibilitando que os alunos expressem suas opiniões) da palavra para que eles entendam o que será discutido.
Segundo o site https://www.dicio.com.br, o significado de modernidade é: “caráter do que é moderno, do que se refere ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; modernismo. O que existe ou passou a existir recentemente. [História] Conceito iluminista segundo o qual o ser humano se reconhece como pessoa autônoma, atuando sobre a realidade (natureza e sociedade) pelo uso da razão.”
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO