Plano de Aula

Plano de aula: Os impactos da modernidade e seus variados contextos

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, quadro, imagem impressa (se sua escola contar com projetor, é possível somente exibir os slides)

Material complementar:

Moderno? - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BKMfrHU4ncMuvq56pR3529gA2NFK5EE9dNW7MF8K5m3Jt24ZQq7ADgX3GPKb/his07-und01-moderno.pdf

Usina de Belo Monte: energia ou impacto ambiental? - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NV73f9GqppWMxvBWNVpkWTcJCV8YFE6prseyBcP5SdanWbb4HSUjHXxRDR2b/his07-01und01-usina-de-belo-monte-energia-ou-impacto-ambiental.pdf

Folha de Ituiutaba - Anúncio - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VdpwuCH3aU7Fbv7V3FM4p7uhqT7AedgbwCR4bmQAzf9qtSPTcbSC8QcKmsgC/his07-01und01-folha-de-ituiutaba-anuncio.pdf

Trânsito no Cairo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U35TBWjUXFdSGwRS3KZWrC5qmKJF9sF3VTeGKxdJznvPMC8PVraMrabe54CF/his07-01und01-transito-no-cairo.pdf

MRV - Anúncio - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rk7dm5Ca9j2dKnrwwAa3TRsvcuV8q8WWfj48Ndkj8PgszpG8yRJg6a7QFNqP/his07-01und01-mrv-anuncio.pdf

Referências das imagens:

Moderno?

Acesso em 18/11/2018.

Folha de Ituiutaba - Anúncio - Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829846&pagfis=328. Acesso em 18/11/2018.

Trânsito no Cairo - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3e/Transito_do_Cairo.jpg. Acesso em 18/11/2018.

MRV - Print screen do site www.mrv.com.br. Acesso em 18/11/2018.

Referência do texto:

Usina de Belo Monte: energia ou impacto ambiental? Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/usina-hidreletrica-belo-monte/. Acesso em 18/11/2018.

Para você saber mais: A Propaganda em Sala de Aula: Uma Técnica Pedagógica para o Ensino de Recepção e Produção de Textos. Disponível em: http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/CAP/article/viewFile/918/561 Acesso em: 17/11/2018

Como fazer uma propaganda? Disponível em: http://blogdivertudo.blogspot.com/2011/04/como-fazer-uma-propaganda.html Acesso em: 17/11/2018

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o objetivo da aula, deste modo, eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no final da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Para você saber mais: Observe aqui que os alunos terão o primeiro contato com o conceito de “modernidade”. É preciso fazer uma breve explanação sobre o significado (sempre possibilitando que os alunos expressem suas opiniões) da palavra para que eles entendam o que será discutido.

Segundo o site https://www.dicio.com.br, o significado de modernidade é: “caráter do que é moderno, do que se refere ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; modernismo. O que existe ou passou a existir recentemente. [História] Conceito iluminista segundo o qual o ser humano se reconhece como pessoa autônoma, atuando sobre a realidade (natureza e sociedade) pelo uso da razão.”

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA