Contextualização - imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Eram os europeus donos de saberes e técnicas?
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre África e América antes dos europeus
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Link cronômetro online: https://relogioonline.com.br/cronometro/. Acesso em: 26/3/2019.
Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c7gQAGqmn7JFhsZKXfghujMcMKNRTwmZ8UDkE6FtknEp5xPd2pMHzJCvgs3Q/his7-03und05-contextualizacao-imagens.pdf
Ficha Análise das estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWnCDHNRbwKkgj2WRvWhnFNBNNVNkqYsjeYH2KHPjYETqxjdcHt3ZJU3ZVPw/his7-03und05-ficha-de-registro-das-estacoes.pdf
Estação Civilização mexicana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jCH8stqHeJEWWunXTwne83Zf7kM7seCw7TstKDwgMygmZS95x9vEauqfJ3Je/his7-03und05-estacao-a-civilizacao-mexicana.pdf
Estação Civilização peruana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DVzuMykzhkjBeRHt7Z5p9XPCkmX3fVVHmDjSBCfBfSrMEAKwE5x7cPsrVC4B/his7-03und05-estacao-a-civilizacao-peruana.pdf
Estação Avanços tecnológicos das sociedades africanas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9VrDHfCrP8nTge6bWNnCYpN8G3zBFYFR8YvNNxVqX9AKSwS5se9Evbdewdpz/his7-03und05-estacao-avancos-tecnologicos-das-sociedades-africanas.pdf
Para você saber mais:
África: lugar das primeiras descobertas, invenções e instituições humanas. Disponível em: https://www.geledes.org.br/africa-lugar-das-primeiras-descobertas-invencoes-e-instituicoes-humanas/. Acesso em: 24/4/2019.
NASCIMENTO, Elisa (org). In: A matriz africana no mundo. São Paulo: Selo Negro, 2008. (Sankofa: matrizes africanas da cultura brasileira; 1).
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde
o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Antes de iniciar a Contextualização, divida a sala de aula em seis grupos de trabalho que deverão ser mantidos durante toda a atividade.
A dinâmica desta aula está baseada no conceito de Rotação por estações, portanto busque fazer as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo:
- Considerando uma turma com 36 alunos, organize grupos com quatro componentes, totalizando, assim, nove grupos. Estes mesmos grupos deverão permanecer nesta formação até o fim da aula. (Em turmas com maior ou menor número de estudantes, leia o tópico Como adequar à sua realidade, onde encontrará maiores informações sobre a condução da atividade.) Atente para a formação dos grupos para que os mesmos sejam o mais heterogêneo possível, de modo que os alunos possam se ajudar e também desenvolver-se durante a aula.
Obs: Para turmas com maior ou menor número de alunos, leia a seção Como adequar à sua realidade.
- Organize o grupo de maneira que permita a circulação de material entre eles no sentido horário.
Peça que observem a imagem projetada e anotem o que o grupo pensa em relação à pergunta apresentada e inicie o debate com as perguntas abaixo:
1 - O que a imagem representa?
É esperado que os alunos respondam que se trata de uma cidade de grande porte, com trabalhadores no primeiro plano.
2 - A cidade representada parece ser uma cidade de grande porte? Com muitos habitantes?
É esperado que os alunos respondam que a representação é de uma cidade que abriga diversas pessoas e “evoluída”.
3 - Peça para os alunos observarem a planta da cidade. Pela representação, uma sociedade sem conhecimento técnico conseguiria construir uma cidade assim? (Próximo slide.)
É esperado que os alunos digam que são necessários conhecimentos técnicos e habilidades para uma construção assim. Os estudantes podem até trazer concepções de que é uma sociedade “avançada”, “civilizada”, neste caso, você deve se atentar para os termos e, se possível, discuti-los com a turma em outro momento.
4 - Pergunte a turma se sabem de qual cidade são as representações e onde ela fica.
Resposta pessoal.
Como adequar à sua realidade: A dinâmica da Rotação por estações é facilmente adaptável à realidade de sua turma. A proposta apresentada contempla o número de quatro componentes, mas é possível adequar este número para mais ou para menos, de acordo com o seu contexto.
Utilize a lógica de formar grupos em múltiplos de 3 (três), para que todos os alunos consigam ter acesso ao material da aula. Sendo assim, você terá quantas rotações forem necessárias para atender o total da turma, sempre considerando a formação de três grupos para cada uma delas (não esqueça de preparar a quantidade de material que atenda à quantidade das rotações).
Por exemplo: Em uma sala com 24 alunos, você pode formar seis grupos com quatro integrantes, para a realização de duas rotações.
Mas se tiver uma sala com 48 alunos, pode formar 12 grupos com quatro componentes. Se entender que 12 grupos é um número muito elevado
pode também distribuir os alunos de forma que tenha nove grupos, sendo seis deles com cinco componentes e três com seis componentes.
É preciso garantir o equilíbrio no número de estudantes de cada grupo, ainda que não seja possível formá-los exatamente com a mesma quantidade.
Vale destacar a importância de grupos com número reduzido de alunos para facilitar as discussões e valorizar assim a colaboração entre eles, sempre que possível.
Importante: Se tiver uma sala com poucos estudantes, garanta a formação mínima de três grupos, para que seja possível a realização de pelo menos uma rotação completa, com o mínimo de três componentes.
Se sua escola não contar com equipamentos multimídia, pode imprimir seis folhas e distribuir em cada grupo. Você pode usar um cronômetro online para auxiliar no tempo das atividades.
Link para imprimir as imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c7gQAGqmn7JFhsZKXfghujMcMKNRTwmZ8UDkE6FtknEp5xPd2pMHzJCvgs3Q/his7-03und05-contextualizacao-imagens.pdf
Link das imagens:
Tenochtitlán. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tenochtitl%C3%A1n#/media/File:Murales_Rivera_-_Markt_in_Tlatelolco_3.jpg.
Acesso em: 24/4/2019.
Planta de Tenochtitlán. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tenochtitlan_y_Golfo_de_Mexico_1524.jpg. Acesso em: 24/4/2019.
Contexto
Orientações no slide anterior
Planta de Tenochtitlán - Diego Rivera, 1945. Wikipedia
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Mantenha a sala dividida em seis grupos. Esta atividade é baseada no conceito de Rotação por estações e você deverá instruí-los sobre os seguintes pontos:
- Teremos três estações para seis grupos, ou seja, sempre dois grupos trabalharão com a mesma estação.
- Os membros do grupo deverão participar ativamente das discussões.
- Cada grupo deverá ter:
- Uma pessoa que escreverá (resumirá) o que foi discutido pelo grupo.
- Uma pessoa para alertar o grupo sobre o tempo corrido em cada estação.
- Uma pessoa para pedir informações/ajuda ao professor, se necessário.
- Uma pessoa responsável por levar o material da estação para o próximo grupo.
- Todos os grupos deverão ficar com suas fichas de análises para anotar os pontos de cada uma das estações de conhecimento.
O objetivo das estações é demonstrar, por meio de textos e fontes, a tecnologia na América e na África antes da chegada dos europeus. É comum percebermos uma visão eurocêntrica em relação a estas sociedades, como se não tivessem tecnologias e fossem “atrasadas”, fato que mudou com a chegada do europeu. Com base na análise dos trechos selecionados o aluno terá acesso a uma visão que mostra grandes cidades, construções, sistemas
de comunicação e avanços tecnológicos.
Ficha de análise das estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWnCDHNRbwKkgj2WRvWhnFNBNNVNkqYsjeYH2KHPjYETqxjdcHt3ZJU3ZVPw/his7-03und05-ficha-de-registro-das-estacoes.pdf
Estação civilização mexicana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jCH8stqHeJEWWunXTwne83Zf7kM7seCw7TstKDwgMygmZS95x9vEauqfJ3Je/his7-03und05-estacao-a-civilizacao-mexicana.pdf
Tempo sugerido para a etapa: 10 minutos.
Estação Civilização peruana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DVzuMykzhkjBeRHt7Z5p9XPCkmX3fVVHmDjSBCfBfSrMEAKwE5x7cPsrVC4B/his7-03und05-estacao-a-civilizacao-peruana.pdf
Tempo sugerido para a etapa: 10 minutos.
Estação Avanços tecnológicos das sociedades africanas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9VrDHfCrP8nTge6bWNnCYpN8G3zBFYFR8YvNNxVqX9AKSwS5se9Evbdewdpz/his7-03und05-estacao-avancos-tecnologicos-das-sociedades-africanas.pdf
Tempo sugerido para a etapa: 10 minutos.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Como forma de sistematizar o conteúdo e fomentar a comparação entre as sociedades que foram estudadas, você deve pedir para que os alunos listem alguns pontos encontrados nas fontes e no texto que podemos associar aos nossos dias atuais. O objetivo é levar os alunos à reflexão sobre as tecnologias dessas sociedades que, muitas vezes, são vistas como inferiores.
Nos minutos finais você deverá pedir para que cada grupo fale um elemento listado.
Os alunos podem destacar, por exemplo: o sistema de correio, construções grandiosas, conhecimento em medicina e astronomia, entre outros.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Canva.
Contexto
O objetivo desta aula é valorizar as sociedades africanas e ameríndias anteriores ao contato europeu, por meio da análise dos saberes e técnicas. Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize a imagem da cidade de Tenochtitlán e de sua planta. Depois, proponha algumas questões para que reflitam acerca delas:
- O que a imagem representa?
- A cidade representada parece ser uma cidade de grande porte? Com muitos habitantes?
- Uma sociedade sem conhecimento técnico conseguiria construir uma cidade assim?
Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções por meio de conversas, via mensagens curtas ou participação em videoconferência junto aos colegas.
Problematização
Disponibilize aos alunos os documentos com trechos de texto a respeito da tecnologia na América e na África, antes da chegada dos europeus. Oriente-os a fazere a leitura atenta dos textos, procurando analisar:
- Estes povos já possuíam importantes conhecimentos antes da chegada dos europeus? Quais?
Em seguida, os alunos devem responder as questões propostas na Ficha de registros das Estações ou transcrevê-las no caderno.
Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp, para interação. Também podem realizá-la coletivamente em videoconferência, dividindo os alunos que devem interagir na leitura e análise de cada documento: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais grupos interagem avaliando as respostas com mensagens no chat.
Sistematização
Solicite que os alunos listem os elementos tecnológicos estudados que ainda são utilizados em nossas sociedades atuais. Eles poderão interagir com outros colegas para realizar este levantamento, por meio de trocas de mensagens.
Oriente-os a construirem os textos comparativos e incluírem, se possível, imagens referentes ao tema abordado. Outra possibilidade é criar memes, expressando ironicamente o quanto ainda nos baseamos em conhecimentos daqueles povos (o Canva pode ser utilizado para isso).
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem, juntas, a curtos vídeos a respeito da grandeza da cidade asteca de Tenochtitlán, inclusive em sua possível reconstrução utilizando programas 3D:
“Mindscape3D Tenochtitlan 3D Flyby”. Mindscape, 11/12/2011. Disponível aqui.
Tenochtitlán: Expressão da riqueza asteca. FTD, 17/09/2018. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
Objeto(s) de conhecimento: Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI03 Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
Palavras-chave: Expansionismo, África, astecas, incas, saberes tecnológicos.