Contextualização - O que une as pessoas nessas imagem?
Plano de Aula
Plano de aula: A criação do mundo em terras africanas e americanas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre África e América antes dos europeus
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Imagem da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rypKnQS5CBMFECUXCNwS2vPJpChWYWAAMaXfuAfA9V4cHBV9D7CDF5A9UGKB/his7-03und03-contextualizacao-o-que-une-as-pessoas-nessas-imagem.pdf
Diário de bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zjJPTzpRpZpDbG5vPwFH3sAwBBsyCsASsbXwfMWaKvj5kYVDQdHH7cFwrv9T/his7-03und03-diario-de-bordo-viajantes.pdf
Guia anfitrião - cristianismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXsN4f8Yqp9JY9wWq8PnkYTZyfPt6qThfT2C2HkDADV7rrqw27TWqXMzW5u5/his7-03und03-guia-anfitriao.pdf
Guia anfitrião - islamismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDPFrHbWEkW5g73sRZvVQHyw2vKqTrRE8Vm75AkesNSF4USSH3vfR2JpDgm9/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-o-islamismo.pdf
Guia anfitrião - maias - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R8A2tJBJFbxQd63JKYshkVrJaBbtufPajNZh4ZXgwF5K4mQ5Dpex7KNydjqD/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-os-maias.pdf
Guia anfitrião - yorubás - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gPjNuNzJQqRKfERUyBwJyePUbtY68Gxt3rbCqn4bzhbKwQJTnBQWp4p4xj7m/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-os-yorubas.pdf
Guia Rápido do viajante do tempo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C8MU59pGDr3NN2AJhevVy2kTYCZ7c48QbmGqERQY6kBwNcjBZdmtZDPu53kZ/his7-03und03-guia-rapido-do-viajante-do-tempo.pdf
Para você saber mais:
Mitos de criação http://www.educacional.com.br/upload/dados/materialapoio/20030/5468189/Texto%20Marcelo%20Gleiser%20-%20A%20Danca%20do%20Universo.pdf Acesso em: 9/4/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que observem a imagem projetada e inicie o debate com as perguntas abaixo:
1 - O que as pessoas nesta imagem estão fazendo?
É esperado que os alunos afirmem que a imagem representa algumas pessoas em diferentes cerimônias religiosas. Possivelmente os alunos apresentarão dificuldades em identificar a imagem dos muçulmanos e astecas.
2 - O que une as pessoas desta imagem?
É esperado que os alunos afirmem que a religião é o que une as pessoas da imagem. Complemente a afirmação, aguçando a imaginação da turma dizendo que as religiões destes povos, assim como outras, apresentam muitas semelhanças em seus mitos de criação e origem da humanidade, como será visto na aula.
Imagem da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rypKnQS5CBMFECUXCNwS2vPJpChWYWAAMaXfuAfA9V4cHBV9D7CDF5A9UGKB/his7-03und03-contextualizacao-o-que-une-as-pessoas-nessas-imagem.pdf
Fonte das imagens
Procissão de Santagata - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Prociss%C3%A3o_de_SantAgata_-_2_(380904773).jpg. Acesso em: 9/4/2019.
Mesquita - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mosque.jpg. Acesso em: 9/4/2019.
Dança asteca - https://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Danza_Azteca.JPG. Acesso em: 9/4/2019.
Lavagem do Bonfim - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lavagem_do_Bomfim_(2010)_(a).jpg. Acesso em: 9/4/2019.
Importante: Se tiver uma sala com poucos estudantes, garanta a formação mínima de quatro grupos, para que seja possível a realização de pelo menos uma rotação completa, com o mínimo de três componentes.
Você pode usar um cronômetro online para auxiliar no tempo das atividades.
Link cronômetro online: https://relogioonline.com.br/cronometro/. Acesso em: 26/3/2019.
Para você saber mais:
Mitos de criação http://www.educacional.com.br/upload/dados/materialapoio/20030/5468189/Texto%20Marcelo%20Gleiser%20-%20A%20Danca%20do%20Universo.pdf Acesso em: 9/4/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 32 minutos.
A dinâmica que que servirá de base para esta aula chama-se World Café. O objetivo é que a sala interaja e ocorra o compartilhamento de informações e discussões. Para a atividade você deve dividir a sala em oito grupos, cada um deles terá um anfitrião e um tema específico para a discussão.
A função do anfitrião é receber os “viajantes” no seu “mundo” e propor a discussão ao grupo, ele é a única pessoa que não girará nos outros “mundos”, ele apenas recepciona os viajantes.
Siga os passos a seguir:
- Divida a sala em grupos (forme grupos de com quatro ou cinco pessoas). Tenha o cuidado de observar se os grupos estão heterogêneos. Como a dinâmica baseia-se no discussão, não deixe que os alunos que têm mais facilidade em se expressar fiquem em um único grupo. O ideal é mesclar alunos mais tímidos com alunos que os impulsionarão ao debate.
- A sala deverá contar com oito grupos e teremos quatro temáticas distintas, deste modo, os quatro grupos sempre trabalharão com a mesma temática.
- Com os grupos formados, escolha quem deverá ser o anfitrião de cada “mundo”. Para ser um anfitrião, o aluno deverá:
- Ter facilidade para mediar uma discussão.
- Ser observador e atento.
- Ser extrovertido e ter uma boa relação com os outros alunos.
- Peça para que cada grupo escolha um representante para:
- Ser o escritor: escreverá (resumirá) o que foi discutido pelo grupo em cada um dos mundos.
- Ser o Senhor do Tempo: alertar ao grupo sobre o tempo corrido em cada estação.
- Ser o viajante espacial: pedir informações/ajuda ao professor, se necessário.
Explicando a dinâmica para a turma:
- Explique que a ideia do World Café é proporcionar uma troca de experiência e discussões sobre os mitos de criação do mundo segundo quatro povos que habitaram a África e a América: os africanos, que tinham em seu vasto território o cristianismo, o islamismo e os yorubás, assim como a religião dos americanos, destacando os maias. Cada anfitrião terá um comando a seguir para auxiliar os viajantes a relatar em seu diário de bordo as devidas percepções de cada um dos povos.
- Diga que o anfitrião de cada grupo deverá permanecer e os outros integrantes “viajam” para o próximo “mundo”.
- Os viajantes deverão levar seu “diário de bordo” para anotar os principais pontos que foram debatidos em cada “mundo” e, no fim, compartilhar com seu anfitrião original.
- Cada anfitrião receberá um “Guia para receber seus visitantes” distinto. Este guia servirá como base para ele mediar a discussão e levar as informações àqueles que chegam a seu mundo.
- A sala contará contará com oito mundos, sendo apenas quatro temáticas. Deste modo os viajantes poderão aproveitar melhor o tempo em cada um dos mundos.
- Cada grupo conhecerá os quatro mundos.
- O tempo de cada um dos mundos é 8 minutos; você deverá estipular a maneira como observarão o tempo (se sua escola contar com equipamento multimídia, você pode projetar o cronômetro online (http://cronometronline.com.br/).
- Os viajantes deverão seguir as viagens no sentido horário.
- O anfitrião deve trabalhar com a fonte com todos os viajantes, ele é o responsável por transmitir o conteúdo daquele “mundo” aos visitantes.
- Deixe claro que o anfitrião é apenas o mediador, ele irá ler a fonte para o grupo e mediar a discussão, realizando as perguntas presentes nos documento para a melhor compreensão e reflexão de todos.
- A questão que norteará o debate do anfitrião com os viajantes em todos os mundos é:
Quais são os principais personagens e pontos para a compreensão da criação do mundo segundo este povo?
Links para impressão dos materiais
Diário de bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zjJPTzpRpZpDbG5vPwFH3sAwBBsyCsASsbXwfMWaKvj5kYVDQdHH7cFwrv9T/his7-03und03-diario-de-bordo-viajantes.pdf
Guia anfitrião - cristianismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXsN4f8Yqp9JY9wWq8PnkYTZyfPt6qThfT2C2HkDADV7rrqw27TWqXMzW5u5/his7-03und03-guia-anfitriao.pdf
Guia anfitrião - islamismo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDPFrHbWEkW5g73sRZvVQHyw2vKqTrRE8Vm75AkesNSF4USSH3vfR2JpDgm9/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-o-islamismo.pdf
Guia anfitrião - maias - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R8A2tJBJFbxQd63JKYshkVrJaBbtufPajNZh4ZXgwF5K4mQ5Dpex7KNydjqD/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-os-maias.pdf
Guia anfitrião - yorubás - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gPjNuNzJQqRKfERUyBwJyePUbtY68Gxt3rbCqn4bzhbKwQJTnBQWp4p4xj7m/his7-03und03-guia-anfitriao-a-criacao-do-mundo-segundo-os-yorubas.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A proposta de Sistematização consiste que os grupos, após realizarem o World Café, construam um quadro comparativo das religiões a fim de consolidar o conhecimento. Distribua o Guia rápido do viajante do tempo para os alunos preencherem baseados em suas anotações no Diário de bordo as perguntas propostas.
Dialogue com os alunos durante a atividade auxiliando os mesmos a traçarem o quadro comparativo passando em todos os grupos e acompanhando a produção.
No fim da atividade os grupos deverão compartilhar a resposta da última questão do quadro com a turma (destaque os pontos semelhantes e diferentes entre as religiões para auxiliar o viajante na compreensão das religiões) e deverão compreender a diversidade religiosa existente em ambos os continentes, com práticas e visões que convergem em muitos pontos sobre a criação do universo.
Guia rápido do viajante do tempo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C8MU59pGDr3NN2AJhevVy2kTYCZ7c48QbmGqERQY6kBwNcjBZdmtZDPu53kZ/his7-03und03-guia-rapido-do-viajante-do-tempo.pdf
Fonte da imagem da Sistematização: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/85/Hourglass_.jpg
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Youtube, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é comparar os mitos de criação politeístas e monoteístas dos continentes africano e americano.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Para estimular os alunos a respeito do tema da aula, disponibilize a imagem com os diferentes povos e proponha algumas questões para ajudá-los a refletir sobre o conteúdo:
- O que as pessoas nesta imagem estão fazendo?
- O que une as pessoas desta imagem?
Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções por meio de conversas via mensagens curtas ou participação em videoconferência, junto aos colegas.
Problematização
Disponibilize aos alunos os documentos que contêm os trechos de texto e pinturas a respeito dos mitos criacionistas na perspectiva do cristianismo, islamismo, maias e yorubás. Oriente-os a fazerem a leitura atenta dos textos e observação das imagens, procurando analisar, especialmente:
- Quais são os principais personagens que fazem parte deste mito?
- Quais são os pontos para a compreensão da criação do mundo, segundo estes pensamentos?
Os alunos podem responder as questões propostas no Diário de bordo ou transcrevê-las no caderno. Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp, para interação. Também é possível realizá-la coletivamente em videoconferência, dividindo os alunos que devem interagir na leitura e análise de cada documento: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais grupos interagem avaliando as respostas com mensagens no chat.
Sistematização
Disponibilize o documento “Guia rápido do viajante do tempo”, para que os alunos realizem o preenchimento, expressando o que aprenderam ao longo da aula. Incentive-os a interagirem com os colegas, via mensagem, para fazer a atividade, podendo, até, organizar grupos de trabalho.
Outra opção é de que criem um “canal dos viajantes”, para registrarem as percepções entre as diferentes culturas. Os alunos podem gravar observações a respeito delas em vídeos ou áudios curtos e, posteriormente, compartilhar em grupos, em um canal do Youtube ou mural do Padlet (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem, juntas, a alguns desenhos animados que retratam mitos criacionistas do mundo, tais como:
Mitologia Maia - Criação. Filosofia Ciência. Disponível aqui.
Mitos de Criação: a mitologia iorubá. História Maestro. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
Objeto(s) de conhecimento: Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI03 Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
Palavras-chave: Método científico, Renascimento, modernidade.