Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A África islamizada
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre África e América antes dos europeus
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou tela interativa (que poderá precisar também de computador), material impresso na quantidade necessária para a turma.
Caso de não disponha dos recursos audiovisuais, poderá fazer a impressão dos materiais ou mesmo lançar mão da leitura dos textos em voz alta, de acordo com as orientações contidas no plano.
Material complementar:
Link para material da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/skf8bDwcMwTM3AJxYZf7eRXAWUjXNEg3KacataES85VhXm5Rb95bk86rP53e/his7-03und04-contextualizacao.pdf
Link para o documento da Abordagem 1: O islamismo na África https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B66F7DwRECCqVJTN9NFXHVzfraYFzdfFPUdcpwgYcRGcYnn5p6Swv6dxPrSA/his7-03und04-ficha-o-islamismo-na-africa.pdf
Link para o documento da Abordagem 2: O comércio e o islamismo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UyFfAuat8FAtTcH5sWFuTxJWup9VR2xtBsFnZaVNK37afwwz7GgPdXT5Z9jM/his7-03und04-ficha-o-comercio-e-o-islamismo.pdf
Link para o documento da Abordagem 3: A expansão do islamismo na África https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mYWKBFqbmJkHgZr5esj73nkUSaGWRYCYbxphPKjA43p7YUwDaXR3b7wrs5na/his7-03und04-ficha-a-expansao-do-islamismo-na-africa.pdf
Link para a tabela de registros: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HGx6QuUPnr4ynd7HPaGaCGqceVD4W6ZEYUG3YXqMcvu8J4TsHZBN8VUQKxJj/his7-03und04-tabela-de-registro.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (pensar a influência do islamismo e sua expansão no continente africano), fazendo o passo a passo.
Para iniciar a atividade, oriente os estudantes a formar trios (esta formação permanecerá até o fim da Problematização). Busque conduzir esta formação de maneira que haja o máximo de heterogeneidade entre os grupos.
Em seguida, peça que observem a imagem exibida e que respondam à pergunta projetada. Para ajudar nas reflexões da turma, levante as seguintes questões:
a) Qual é a festa representada na imagem?
b) A marchinha de Carnaval “Allah-la-ô” tem em sua letra o nome de um profeta muito importante. Quem seria?
c) O que a marchinha conta em sua letra?
Link para material da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/skf8bDwcMwTM3AJxYZf7eRXAWUjXNEg3KacataES85VhXm5Rb95bk86rP53e/his7-03und04-contextualizacao.pdf
Referências usadas no slide:
Bonecos de Olinda. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bonecos_de_Olinda_-_Pernambuco,_Brasil.jpg > Acesso em: 16/4/2019.
Allah-la-ô ô ô ô ô. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/haroldo-lobo/691753/> Acesso em: 16/04/2019.
Como adequar à sua realidade: Se não dispuser dos recursos audiovisuais poderá imprimir a imagem disponível no link indicado e entregar uma cópia para cada grupo. Se a impressão for algo difícil, discuta com os estudantes as diferenças existentes no bairro onde vivem, ou na própria escola, na cidade etc., buscando fazer com que pensem sobre a diversidade que compõe a sociedade.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Para este momento, separe previamente todo o material a ser entregue à turma. Imprima os documentos disponíveis nos links abaixo, na quantidade suficiente para o número de estudantes que irão realizar a tarefa. Você deverá distribuir as diferentes abordagens (1, 2 e 3) para diferentes grupos. Sendo assim, a quantidade de cópias de cada uma delas dependerá da quantidade de estudantes que tiver na turma. Por exemplo: uma turma com 27 estudantes terá nove grupos, portanto, deverá ter em mãos três cópias de cada um dos arquivos disponíveis, de forma que três grupos trabalharão com o mesmo material. O mesmo vale para a Tabela de registros, que deverá ser entregue a cada grupo conforme a abordagem trabalhada.
Esta distribuição poderá ser adequada a turmas com outras quantidades de estudantes. No item “Para adequar à sua realidade” você encontrará outras informações a respeito.
É muito importante fornecer todas as orientações antes de iniciar a atividade (sugere-se 3 minutos para isso).
- Distribua uma cópia das abordagens e da Tabela de registro correspondente para cada grupo. Explique que a tabela será utilizada até o fim da aula. Mostre cada parte, esclarecendo como deverão registrar as informações, de acordo com os comandos constantes na própria tabela. Deve-se mostrar que os comandos da tabela estão apresentados de acordo com a análise que deve ser feita do documento ao qual terão acesso.
- Deixe claro que nesta primeira etapa deverão ler os trechos e registrar o entendimento do grupo na tabela que receberam.
Sugere-se o tempo de 15 minutos para esta leitura e registro.
É fundamental que acompanhe a atividade, estimulando a reflexão e orientando sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos estudantes. Outra forma de ajudar a reflexão é chamar-lhes a atenção para o direcionamento contido na própria tabela de registros.
- Ao concluírem todas as anotações, peça para que um representante do grupo leia para a turma as informações que registraram na última parte da tabela. Lembre-se de garantir que as três abordagens sejam contempladas neste compartilhamento, de maneira que os estudantes que não tiveram acesso aos conteúdos das demais abordagens durante a realização da atividade possam saber o que foi estudado nos demais grupos.
Além disso, pode, ao terminar a aula, expor todas as tabelas, com o registro de cada grupo, em forma de painel, ou penduradas em um varal, ou mesmo afixadas (se for possível), nas paredes da sala.
- Pergunte, aleatoriamente, a alguns estudantes de outros grupos o que conseguiram entender dos registros feitos pelos colegas e apresente algumas questões na ocasião. (Sugere-se 12 minutos para esta leitura.)
Link para o documento da Abordagem 1: O islamismo na África https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B66F7DwRECCqVJTN9NFXHVzfraYFzdfFPUdcpwgYcRGcYnn5p6Swv6dxPrSA/his7-03und04-ficha-o-islamismo-na-africa.pdf
Link para o documento da Abordagem 2: O comércio e o islamismo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UyFfAuat8FAtTcH5sWFuTxJWup9VR2xtBsFnZaVNK37afwwz7GgPdXT5Z9jM/his7-03und04-ficha-o-comercio-e-o-islamismo.pdf
Link para o documento da Abordagem 3: A expansão do islamismo na África https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mYWKBFqbmJkHgZr5esj73nkUSaGWRYCYbxphPKjA43p7YUwDaXR3b7wrs5na/his7-03und04-ficha-a-expansao-do-islamismo-na-africa.pdf
Link para a tabela de registros: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HGx6QuUPnr4ynd7HPaGaCGqceVD4W6ZEYUG3YXqMcvu8J4TsHZBN8VUQKxJj/his7-03und04-tabela-de-registro.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como imprimir os materiais, sugere-se que anote previamente os trechos da atividade em cartolina, papel metro ou papel 18 kg, expondo os cartazes para que cada grupo possa fazer a leitura e a análise, pedindo que façam as anotações no caderno. Neste caso, precisará ler as orientações contidas na tabela de registros para que saibam exatamente o que deverão anotar sobre as observações feitas.
Outra opção, ainda, seria fazer alguns recortes no texto e anotar no quadro, procedendo a mesma orientação para a leitura dos cartazes.
Quanto ao número de estudantes:
1- Esta é uma atividade na qual não há interferência da distribuição das tarefas entre os grupos para a construção da aprendizagem, já que será feito o compartilhamento, pelos demais, dos aspectos não contemplados na análise de cada grupo. Por isso, sugere-se que sejam distribuídos quantos documentos da abordagem seja a quantidade de grupos, de forma que estejam contemplados, minimamente, os três documentos disponíveis, garantindo que nenhuma das abordagens propostas fique de fora.
Exemplo: se a sua turma é composta de 30 estudantes, poderá imprimir quatro cópias da Abordagem 1, três cópias da Abordagem 2 e três cópias da Abordagem 3, sem prejuízo ao aprendizado do conteúdo.
A mesma lógica deve ser adotada para a distribuição das atividades, com qualquer número de estudantes, sempre buscando a adequação necessária.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro o comando acima. Faça uma leitura compartilhada com a sala.
Enquanto os grupos fazem a tarefa solicitada (pensar em duas palavras de acordo com o tema dado) esquematize o mapa mental no quadro. Coloque o tema no centro do mapa (“A expansão do islamismo na África) e desenhe linhas saindo do mesmo (serão nestas linhas que os alunos escreverão as palavras escolhidas pelo grupo).
Chame um representante de cada grupo para escrever as palavras escolhidas no mapa mental. Faça isso com todos os grupos. No final, o mapa mental estará formado e, para a finalização da aula, conduza uma leitura coletiva de todas as palavras.
Espera-se que com esta atividade os alunos possam concretizar seus entendimentos acerca da expansão e influência do islamismo nos hábitos e costumes da África.
Para você saber mais:
https://manualdasecretaria.com.br/mapa-mental/ (Acesso em: 28 de fevereiro de 2019.)
Este link contém informações que mostram como o mapa mental pode ser aplicado em sala de aula, além de dar o passo a passo de sua construção, fornecendo ainda dicas de aplicativos que fazem este tipo de esquema.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Youtube, Padlet, Wordcloud, Mentimeter.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a expansão e a influência do islamismo na África.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize a imagem e o trecho da marchinha de Carnaval aos alunos, e proponha algumas questões para refletir a respeito deles:
- Qual é a festa representada na imagem?
- A marchinha de Carnaval “Allah-la-ô” tem em na letra o nome de um profeta muito importante. Quem seria?
- O que a marchinha conta em sua letra?
Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções por meio de conversas, via mensagens curtas ou participação em videoconferência junto aos colegas.
Problematização
Disponibilize aos alunos os documentos que contêm os trechos de texto a respeito de diferentes contextos relacionados ao islamismo. Oriente-os a fazerem a leitura atenta dos textos e a observação dos mapas, procurando analisar, especialmente, as seguintes questões:
- Quais as características marcantes do islamismo?
- Como se deu a expansão do islamismo pela África?
Em seguida, os alunos devem responder às questões propostas na Tabela de registros ou transcrevê-las no caderno. Incentive a interação com os colegas por meio de mensagens ou, se estiver em um momento de videoconferência, abrindo o microfone, para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais comentam no chat.
Sistematização
Oriente os alunos a produzirem o mapa mental, organizando, por meio de setas direcionadas, os conceitos apreendidos ao longo da aula. Eles podem realizar a atividade no caderno ou utilizar um modelo de mural do Padlet (design Tela), para produzir este efeito. O mural pode ser feito de modo colaborativo entre a turma (veja aqui como usar o Padlet).
Outra opção é de que criem uma nuvem de palavras a respeito dos principais conceitos apreendidos. Individualmente, ou em grupos, os alunos devem listar estes principais conceitos e organizá-los em um registro, centralizando, em tamanho maior, os que mais aparecem, enquanto as demais são colocadas aos redores. Isso também pode ser feito em sites gratuitos como o Wordcloud ou Mentimeter .
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem, juntas, a um curto vídeo educativo a respeito do Islamismo. Ele relata sobre o seu líder e os seus 5 pilares fundamentais. :
O que é islamismo? IG, 24/08/2012. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Objeto(s) de conhecimento: A passagem do mundo antigo para o mundo medieval. A fragmentação do poder político na Idade Média.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI03 Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
Palavras-chave: África, islamismo, religião, comércio.