Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Os perigos do imaginário
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Expansão marítima europeia
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas, cartolinas, canetas hidrográficas, lápis, slides impressos (caso sua escola não conte com um projetor), atividades impressas.
Material complementar:
Contextualização - Imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NVHSQCZj86dWqdtsQ3g3tfdPe59H5uyb8vNu4A6p9NAhnKGa6Sn2HHYMQgQt/his7-02und05-contextualizacao.pdf
Atividade 1 - O Velho do Restelo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7rZTcyWDYB5MJftc352Z6FKwyJV7ucJBekxyxCe5KmgpG7sPBXNaGqDKUsSt/his7-02und05-atividade-1-o-velho-do-restelo.pdf
Atividade 2 - O Gigante Adamastor: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8kWeFGDQDF83hT9WQrg6uVap4HfbHMctGDDzsBABVgENXYxB8SjZRnmnR8Fj/his7-02und05-atividade-2-o-gigante-adamastor.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdXQNyUTRtDZdesdRpr52HyzzsqYux6UD73MeNhQAPVF9rDtkNeRg8n7SWrd/his7-02und05-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Os Lusíadas - http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000178.pdf. Acesso em: 11/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Na Contextualização você deve indagar os alunos o sentido das palavras desbravar e inovar. Ao perguntá-los sobre o significado das palavras é esperado que eles tenham falas que vão no sentido de que são palavras que representam a busca pelo novo, tornar alcançável aquilo que, por alguma razão, não seria; vencer obstáculos.
Segundo o “Dicio”:
Desbravar: Cessar a bravura de; amansar. Fazer a exploração de lugares e/ou territórios desconhecidos. Retirar os obstáculos de; limpar a passagem; abrir. (Disponível em: https://www.dicio.com.br/desbravar. Acesso em: 10/3/2019).
Inovar: Realizar algo novo ou que nunca havia sido feito antes; produzir novidades: inovou a casa; uma empresa que está sempre inovando. (Disponível em: https://www.dicio.com.br/inovar. Acesso em: 10/3/2019).
Após esta breve discussão, apresente a imagem do próximo slide para os alunos.
Como adequar à sua realidade: A dinâmica destas reflexões pode variar de acordo com as turmas, você deve avaliar o perfil de sua turma e enquadrar este momento. Você pode fazer este momento em uma discussão em grupos, uma roda de conversa ou uma abordagem dialogada etc.
Para você saber mais: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141992000300004 - O imaginário dos navegantes portugueses dos séculos 15 e 16 - Luís Adão da Fonseca
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Esta imagem deve ser mostrada na continuação do último slide.
Peça para que os alunos analisem a imagem e falem o que está sendo demonstrado. É esperado que os alunos digam que os homens estão lutando contra um polvo gigante. Você deve guiar a discussão e explicar a questão do imaginário do homem europeu no século XV e XVI e o modo que isso afetou no processo da expansão marítima.
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:20000_squid_holding_sailor.jpg. Acesso em: 10/3/2019.
Link para impressão da imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NVHSQCZj86dWqdtsQ3g3tfdPe59H5uyb8vNu4A6p9NAhnKGa6Sn2HHYMQgQt/his7-02und05-contextualizacao.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 27 minutos.
Orientações: Divida a sala em grupos de quatro ou cinco integrantes (o que for mais conveniente em sua sala, levando em consideração a quantidade de alunos, atentando-se para que os grupos sejam heterogêneos, para que os próprios alunos possam se auxiliar durante as atividades). Entregue as atividades 1 e 2 para que os grupos possam fazer a leitura, discutir e responder as perguntas.
As duas atividades são compostas de trechos do poema épico Os Lusíadas, de Luís de Camões. Escritos de forma que narram a viagem de Vasco da Gama às Índias e, juntamente, relembram grandes fatos da História de Portugal e enaltecem o povo português.
A primeira atividade é sobre o episódio do Velho do Restelo, que vê a expedição como algo que trará mais sofrimentos ao povo português, como foram algumas expedições anteriores. O Velho faz algumas profecias e tem um tom pessimista em relação aos acontecimentos.
Já a segunda atividade é sobre o episódio do Gigante Adamastor que se mostra para a expedição em forma de uma grande tempestade. O ponto de encontro de Vasco da Gama com o Gigante é no Cabo da Boa Esperança (antes Cabo das Tormentas), personificando o imaginário da época deste local.
Fale para os alunos sobre o que se trata os trechos e contextualize o poema com a época que foi escrito.
Link para impressão:
Atividade 1 - O Velho do Restelo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7rZTcyWDYB5MJftc352Z6FKwyJV7ucJBekxyxCe5KmgpG7sPBXNaGqDKUsSt/his7-02und05-atividade-1-o-velho-do-restelo.pdf
Atividade 2 - O Gigante Adamastor: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8kWeFGDQDF83hT9WQrg6uVap4HfbHMctGDDzsBABVgENXYxB8SjZRnmnR8Fj/his7-02und05-atividade-2-o-gigante-adamastor.pdf
Durante as atividades, passe nos grupos, acompanhando como os alunos estão construindo suas respostas e como está sendo feita a interpretação dos textos, isso ajudará a perceber os pontos que precisam de atenção. Diga aos alunos que está à disposição para sanar dúvidas.
Como adequar à sua realidade: Se sua sala de aula tiver poucos alunos você pode realizar a atividade através de duplas/trios. Atente-se para que os grupos não tenham muitos integrantes, isso pode atrapalhar a discussão.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Como Sistematização desta aula você deve pedir para que os grupos (os mesmos da etapa passada) elaborem um diálogo entre o Velho
do Restelo e o Gigante Adamastor. Eles podem escolher a forma de apresentar este diálogo (teatro, desenho, meme, colagens etc.), mas atente para que
o tema central seja a expedição de Portugal rumo às Índias, que coloquem referências de outros momentos da expansão marítima (chegada à América, fatores que propiciaram Portugal ser pioneiro etc.).
Os alunos podem criar um diálogo em que as personagens planejam algo para dificultar a viagem, para ajudar ou apenas comentem a passagem de Vasco da Gama. Os alunos devem criar livremente o teor da conversa.
Como esta etapa é mais rápida, deixe claro para os alunos que sejam rápidos na preparação para que todos possam apresentar o que foi preparado. Estipule 7 minutos para a preparação e divida o tempo restante para a apresentação dos grupos.
Se precisar imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdXQNyUTRtDZdesdRpr52HyzzsqYux6UD73MeNhQAPVF9rDtkNeRg8n7SWrd/his7-02und05-sistematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Dependendo da quantidade de alunos em sua classe você pode optar por unir mais de um grupo, realizar uma sistematização conjunta, desmembrar os grupos.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Loom, Movavi .
Contexto
O objetivo desta aula é analisar aspectos do imaginário europeu por meio de episódios de Os Lusíadas.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Para estimular os alunos a respeito do tema da aula, disponibilize a gravura e proponha algumas questões para ajudá-los a identificar e refletir sobre o conteúdo dela:
- Como podemos relacionar as palavras “desbravar” e “inovar” a esta imagem?
- O que está representado na imagem?
- Você já se viu ou imaginou em uma situação nova? Já imaginou os grandes desafios que teria em alguma situação assim?
Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções por meio de conversas via mensagens curtas ou participação em videoconferência, junto aos colegas.
Problematização
Disponibilize os trechos do poema épico "Os Lusíadas", de Luís de Camões. Oriente-os a identificarem do que se trata o documento e o foco de análise das questões que estão lá propostas:
- De quando é? Foi escrito por quem? Do que ele trata?
- Como é a visão apresentada a respeito das expedições portuguesas?
Após responderem as questões no caderno, a interação poderá ocorrer por meio de mensagens. Se estiver em um momento de videoconferência, abra o microfone para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais comentam no chat.
Sistematização
Proponha aos alunos a produção do diálogo entre o Velho do Restelo e o Gigante Adamastor, a respeito da viagem de Vasco da Gama. Oriente-os a tratarem de assuntos como as dificuldades enfrentadas pelo navegador e outras informações ou curiosidades as quais tiveram acesso ao longo da aula.
Para promover a interação, os alunos podem realizar a atividade em duplas, interagindo (via mensagens) de modo que cada um deles intérprete uma das personagens.
Uma opção é que esta conversa entre eles seja gravada em forma de áudio ou vídeo curto, e compartilhada com os colegas. Caso desejem, podem fazer a edição das mensagens em aplicativos de celular (Movavi) ou sites gratuitos (Loom - veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem a um episódio de desenho animado português que trata sobre A viagem de Vasco da Gama. Elas podem, depois, explorar outros trechos da obra de Camões, “Os Lusíadas”, que relata sobre as experiências deste navegador.
Os Lusíadas - Vasco da Gama em "Viagem Marítima". BTH - Portugal, 27/01/2015. Disponível aqui.
Audiolivro: "Os Lusíadas", de Luís de Camões. Poeteiro, 15/07/2013. Disponível aqui (domínio público).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
Objeto(s) de conhecimento: Aconstrução da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História. A ideia do “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI02 Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
Palavras-chave: Vasco da Gama, Expansão Marítima, Os Lusíadas; Cabo da Boa Esperança