Plano de Aula

Plano de aula: Os povos indígenas na formação do território brasileiro

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Imagens do Brasil e ordenamento territorial

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GEO01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade está relacionada com a formação territorial do Brasil em uma perspectiva que aborde, sobretudo, os imaginários estereotipados dos alunos em relação à formação do território e às paisagens brasileiras. Trata-se do aluno compreender, por meio de imagens, vídeos, músicas, mapas, literatura, dialogia, dentre outros recursos, os processos de formação territorial do Brasil e de suas regionalizações ao longo do tempo com foco nas concepções e ideias construídas sobre o território. Este plano, especificamente, tem o objetivo de discutir os estereótipos relacionados aos povos formadores do território brasileiro, com destaque para as populações indígenas, construindo, juntamente com os alunos, uma outra narrativa que aponte também para a legitimidade de suas territorialidades e suas ações de resistência, mesmo entendendo que estas populações são heterogêneas entre si. Desta forma, faz uso de discussões acerca de imagens e mapa com o intuito de pensar outras possibilidades de representação destes povos, seguida de uma atividade individual de produção de imagens com posterior socialização e discussões acerca das representações.

Materiais necessários:

-Quadro

-Projetor para as imagens e mapa (caso não seja possível projetar, é possível imprimir ou ainda buscar algumas imagens em livros didáticos, apostilas, revistas e etc. Da mesma forma, o mapa das Capitanias Hereditárias de Luís Teixeira é bastante recorrente em livros didáticos)

- Uma folha sulfite por aluno, lápis grafite, borracha, lápis de cor

Material complementar:

Imagens utilizadas nas etapas de Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fgpVU28uZrDZD67gSEMewFBy85hZW4XgJ4USnsN8c2rZbrAHVWnDHdcBqJTb/ge07-01und03-imagens-de-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Link para os mapas - Capitanias Hereditárias (Luís Teixeira):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y4FMxUG7PRRRrwJ2n2n7An967dqGFBZFnkQj4ggh5NmwgqdKRUQqJzyDFct2/ge07-01und03-problematizacao-mapa-capitanias-hereditarias.pdf

MARQUES, Marília. Índios protestam em Brasília por demarcação de terras. Reportagem do G1, Distrito Federal, 2018. https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2018/08/07/indios-protestam-em-brasilia-por-demarcacao-de-terras.ghtml (Acesso em: 08/12/2018)

Jornalismo - TV Senado. Índios protestam no Congresso Nacional. TV Senado. 2014 (1m03s). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=lhm4Wi6HcBQ (Acesso em 19/12/2018)

Para você saber mais: Esta aula tem seu foco voltado à uma busca pela desconstrução de alguns estereótipos relacionados aos povos indígenas na formação territorial do Brasil. Trata-se de pensar suas existências para além de uma “contribuição” à formação territorial brasileira. Refere-se a considerá-la como basilar na nossa constituição territorial. Neste plano, o intento é abrir possibilidades de se pensar as diferentes formas de cada grupo em cada contexto de se relacionar com o território sem a criação de uma hierarquização entre formas de existir, considerando os povos indígenas em seus movimentos de resistência e manifestações pelo direito de exercer sua territorialidade como um movimento legítimo.

LOBACK, Vitor; BEZERRA, Amélia Cristina Alves. A formação territorial do Brasil nos livros didáticos: uma abordagem descolonial. Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da UFES. Out-Dez, 2018.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6qr7q5DuDK9MkkAJP2w2hqfkcdUpupbTJBK5hK9W5pSvSW7jVd3r3kVtMfKc/a-formacao-territorial-do-brasil-nos-livros-didaticos-uma-abordagem-descolonial-loback-e-bezerra.pdf

CASTRO, Eduardo Viveiros de. No Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é. Entrevista ao Povos Indígenas no Brasil. Instituto Socioambiental, 2006. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WRyrFAnjrUcCeX5D63BGXRsYrZTjv6PpAdPQqdZhQYVVxYf48ECvWgHNS6cG/no-brasil-todo-mundo-e-indio.pdf (Acesso em 18/12/2018)

GALLOIS, Dominique Tilkin. Terras ocupadas?Territórios? Territorialidade? Terras Indígenas e Unidades de Conservação, Instituto Socioambiental. s/d p.37-41 Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DmxpvnRRN8caD6tANTf9pqUT7MmJv3Mj7vTuFTJwx7C9U42qCQ84UhHGwJzX/dgallois-1.pdf (Acesso em 03/02/2019)

FERREIRA, Denison da Silva. Território, territorialidade e seus múltiplos enfoques na ciência Geográfica. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, v. 9, nº17, p.111-135. 2014

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j5UxMC4effnhXJkbNmDRTcSbHExc28gebd9awaYGzEWJN6RVEje4zF5W4t5m/territorio-territorialidade-e-seus-multiplos-enfoques-na-ciencia-geografica-denisonsferreira.pdf

Contextos prévios: Para esta aula é aconselhado que os alunos estejam familiarizados com termos como território, nação e territorialidade. Em relação ao território, de forma resumida, trata-se de relacionar sua existência à uma porção do espaço geográfico delimitado por fronteiras e baseado em relações de poder e, no que se refere à concepção de nação, pode-se pensar no âmbito de questões identitárias/culturais e de pertencimento de determinadas comunidades. No que tange à territorialidade, segundo a professora Maria Encarnação Beltrão Sposito, trata-se de considerar as características que o território ganha de acordo com a sua utilização e sua incorporação pelo ser humano. Assim, para o professor Rogério Haesbaert, a territorialidade incorpora uma dimensão política, econômica e cultural e está ligada ao modo como as pessoas utilizam a terra, como se organizam no espaço e dão significado ao lugar.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Escreva no quadro ou projete o tema da aula para os alunos. Explique aos alunos que nesta aula vocês discutirão sobre as concepções construídas sobre os povos indígenas ao longo do processo de formação territorial do Brasil. É importante destacar que, mesmo usando expressões como “povos indígenas”, ou ainda “os indígenas”, esses grupos são distintos entre si, ou seja, cada qual apresenta sua especificidade e modo de vida e o que estamos realizando é, de certa maneira, uma generalização.

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