Plano de aula: As paisagens físico-naturais do Brasil nas mídias

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Imagens do Brasil e ordenamento territorial

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade está relacionada com a formação territorial do Brasil em uma perspectiva que aborde, sobretudo, os imaginários estereotipados dos alunos em relação à formação do território e às paisagens brasileiras. Trata-se do aluno compreender, por meio de imagens, vídeos, músicas, mapas, literatura, dialogia, dentre outros recursos, os processos de formação territorial do Brasil e de suas regionalizações ao longo do tempo. Neste plano, especificamente, o objetivo é analisar ideias de concepções que são construídas sobre as paisagens brasileiras com foco em seus aspectos físico-naturais. O foco está em analisar como as mídias podem reiterar concepções e estereótipos sobre as paisagens naturais do Brasil. Neste sentido, a aula compreende uma etapa de exposição de material veiculado pela mídia com posterior discussão e exercício individual.

Materiais necessários:

• Quadro
  • Projetor (caso não seja possível a utilização do projetor é possível imprimir as imagens ou buscar imagens semelhantes em mídia impressa)
  • Lápis grafite e borracha

Material complementar:

Imagens utilizadas nas etapas de Contextualização e Problematização:

Para você saber mais: A paisagem é uma categoria que se relaciona com a percepção do mundo; trata-se da maneira como percebemos as feições físicas e culturais do presente e do passado que compõem o espaço geográfico. Ao analisar as paisagens é importante que se esteja atento ao que é por elas evidenciado e intencionalidades que nem sempre estão explícitas na forma como elas se apresentam. O que percebemos das paisagens varia a depender das informações nelas contidas e da perspectiva de quem a percebe. Desta forma, segundo a abordagem da professora Lana Cavalcanti, a partir do professor Milton Santos, a paisagem se encontra na dimensão da percepção - um processo de apreensão que é seletivo - e se refere a um instante da sociedade que foi materializado. Para a professora Helena Callai, é sempre preciso “ver além da aparência” ao se tratar das paisagens, analisando os aspectos e origens e tais paisagens.

BUARQUE, Daniel. Imaginário sobre o Brasil no exterior permanece marcado por estereótipos. Folha de São Paulo, 05 de dezembro de 2017. Disponível em:

<https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2017/02/1855524-imaginario-sobre-o-brasil-no-exterior-permance-marcado-por-estereotipos.shtml>. Acesso em: 16 jan. 2019.

CALLAI, Helena. Estudar a Paisagem para aprender Geografia. In: PEREIRA, Marcelo Garrido.(Comp.). La opacidad del Paisaje imagens e tempos educativos. Porto Alegre. Imprensa Livre, 2013. pp. 37-55.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus Editora, 1996.

PAGANOTTI, Ivan. Imagens e estereótipos do Brasil em reportagens de correspondentes internacionais. Rumores, v. 1, n. 1, 25 dez. 2007. Disponível em:

<http://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51102/55172>. Acesso em: 17 jan. 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Conceito de Paisagem. Mundo Educação. Disponível em:

<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/conceito-paisagem.htm>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Tema da aula

Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro o tema da aula. Diga aos alunos que nesta aula vocês discutirão sobre as imagens das paisagens físico-naturais que geralmente são propagadas pelos meios de comunicação e, desta forma, esta aula se trata de pensarem, juntos, sobre os estereótipos que vão sendo criados e divulgados sobre o território brasileiro.

PENA, Rodolfo F. Alves. Conceito de Paisagem. Mundo Educação. Disponível em:

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA