Plano de aula: As comunidades tradicionais e a formação territorial brasileira

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Imagens do Brasil e ordenamento territorial

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade está relacionada com a formação territorial do Brasil em uma perspectiva que aborde, sobretudo, os imaginários estereotipados dos alunos em relação à formação do território e às paisagens brasileiras. Trata-se do aluno compreender, por meio de imagens, vídeos, músicas, mapas, literatura, dialogia, dentre outros recursos, os processos de formação territorial do Brasil e de suas regionalizações ao longo do tempo com foco nas concepções e ideias construídas sobre o território. Neste plano, especificamente, trata-se de compreender a relação entre a constituição da nação brasileira com a existência de comunidades tradicionais. Panoramas mais recentes podem ser utilizados para problematizar questões referentes a essas comunidades e as políticas territoriais ao longo do tempo histórico.

Materiais necessários:

• Quadro
  • Projetor (caso não seja possível utilizar projetor, imprima as imagens ou busque por imagens semelhantes em livros didáticos e/ou apostilas)
  • Caderno
  • Lápis de escrever e borracha
  • atividade propositiva impressa.

Material complementar:

-Imagens utilizadas:

- Atividade propositiva: Rotação por Estações:

Para você saber mais:

As comunidades tradicionais no Brasil se relacionam àqueles grupos que se diferenciam culturalmente a partir de formas próprias de organização social e que têm nos recursos naturais e no território sua condição de reprodução cultural, social, religiosa, econômica e ancestral. Suas práticas são transmitidas de geração para geração. De acordo com o Ministério dos Direito Humanos, em nosso país são consideradas comunidades tradicionais: quilombolas, ciganos, matriz africana, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco-de-babaçu, comunidades de fundo de pasto, faxinalenses, pescadores artesanais, marisqueiras, ribeirinhos, varjeiros, caiçaras, praieiros, sertanejos, jangadeiros, ciganos, açorianos, campeiros, varzanteiros, pantaneiros, caatingueiros, entre outros.

-“Comunidades Tradicionais: o que são” do Ministério dos Direitos Humanos:

Contextos prévios: Para este plano de aula é importante que os alunos estejam familiarizados com discussões referentes aos conceitos de “território” e “nação”. Trata-se de relacionar a existência de um território à uma porção do espaço geográfico delimitado por fronteiras e baseado em relações de poder e pensar a nação no âmbito de questões identitárias/culturais e de pertencimento de determinadas comunidades.

Tema da aula

Orientações: Para esta aula explique para os alunos que vocês irão discutir sobre o que são comunidades e povos tradicionais, quais são esses povos no contexto brasileiro e qual é a sua importância na formação da nação brasileira. As discussões se darão a partir de fragmentos de reportagens, imagens de grupos tradicionais e uma atividade em grupo de Rotação por Estações. Ao final da aula, os alunos deverão escrever uma carta/e-mail sobre as principais discussões realizadas em sala.

Como adequar à sua realidade: Caso alguma comunidade ou povo tradicional faça parte do seu município leve essas discussões para a sala de aula. Dialogue com os alunos acerca do que eles conhecem sobre este grupo, suas vivências e modos de vida.

Para você saber mais:

As comunidades tradicionais no Brasil se relacionam àqueles grupos que se diferenciam culturalmente a partir de formas próprias de organização social e que têm nos recursos naturais e no território sua condição de reprodução cultural, social, religiosa, econômica e ancestral. Suas práticas são transmitidas de geração para geração. Em nosso país são consideradas comunidades tradicionais: quilombolas, ciganos, matriz africana, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco-de-babaçu, comunidades de fundo de pasto, faxinalenses, pescadores artesanais, marisqueiras, ribeirinhos, varjeiros, caiçaras, praieiros, sertanejos, jangadeiros, ciganos, açorianos, campeiros, varzanteiros, pantaneiros, caatingueiros, entre outros.

-“Comunidades Tradicionais: o que são” do Ministério dos Direitos Humanos:

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA