Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Escrever matematicamente resolução de problema aditivo
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas
Descrição
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
Conhecimentos prévios
Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:
- Recitar a série numérica até 10;
- Relacionar símbolo-quantidade;
- Quantificar até 10;
- Reconhecer os sinais empregados na representação da operação de adição;
- Contar quantidades, juntando-as;
Objetivos específicos
- Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (adição);
- Compreender a escrita matemática da operação de adição na horizontal;
- Valorizar as formas de registro empregadas pelos alunos;
- Socializar as formas de registro empregadas pelos alunos e a escrita matemática da operação de adição na horizontal.
Conceito-chave
Escrita matemática da operação de adição na horizontal com total 10.
Recursos necessários
- Cartaz (opcional) com: o problema do Aquecimento, da Atividade Principal, da Discussão da solução e do Encerramento;
- Atividades: Principal e a do Raio X impressas em folhas do tipo A4 para serem usadas conforme instruções dadas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (adição);
- Compreender a escrita matemática da operação de adição na horizontal;
- Valorizar as formas de registro empregadas pelos alunos;
- Socializar as formas de registro empregadas pelos alunos e a escrita matemática da operação de adição na horizontal.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA