Vantagens e desvantagens dos combustíveis
7º Ano
Objetivos de aprendizagem
Discutir sobre as vantagens e desvantagens do uso dos combustíveis no nosso dia a dia.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
Professor-autor: Sândira de Oliveira Barbosa
Mentor: Neusa Nogueira Fialho
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca levar o aluno a discutir sobre as vantagens e desvantagens do uso dos combustíveis no nosso dia a dia. Esta aula terá melhores resultados se antes for aplicada a aula CIE7_05ME03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula será utilizada a metodologia “Rotação por estações”. A metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto da sala, sendo os alunos organizados em grupos, cada um dos quais realiza uma tarefa, de acordo com os objetivos do professor para a aula planejada. Podem ser realizadas atividades escritas, leituras, pesquisas online ou offline, entre outras. O planejamento desse tipo de atividade não é sequencial, e as tarefas realizadas nos grupos são de certa forma independentes, mas funcionam de forma integrada para que, ao final da aula, todos tenham tido a oportunidade de ter acesso ao mesmo conteúdo sob diferentes formas de aprendizagem.
Materiais necessários para a aula: Projetor, notebook ou TV e aparelho de DVD, celulares ou tablet, caixa de som ou fone de ouvido, papel pardo e canetinha hidrográfica colorida, cola de papel, tesoura, esquema para completar, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RWMWGFSJcxb5qAnQd2vyS8uGDpHBURJge3Whz7hqfvjNuUmKMaq5b3rPbdHm/atividade-para-impressao-esquema-cie7-05me04.pdf
Observação: Caso resolva utilizar o celular dos alunos, peça com antecedência, autorização para a coordenadora ou diretor/diretora.
Materiais de apoio:
https://www.todamateria.com.br/combustiveis-fosseis/
https://www.significados.com.br/combustivel-fossil/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/combustiveis.htm