Atividade para impressão - Esquema - CIE7_05ME04
Plano de Aula
Plano de aula: Vantagens e desvantagens dos combustíveis
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de combustíveis e máquinas térmicas: quuestões socioambientais e econômicas
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Nesta aula será utilizada a metodologia “Rotação por estações”. A metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto da sala, sendo os alunos organizados em grupos, cada um dos quais realiza uma tarefa, de acordo com os objetivos do professor para a aula planejada. Podem ser realizadas atividades escritas, leituras, pesquisas online ou offline, entre outras. O planejamento desse tipo de atividade não é sequencial, e as tarefas realizadas nos grupos são de certa forma independentes, mas funcionam de forma integrada para que, ao final da aula, todos tenham tido a oportunidade de ter acesso ao mesmo conteúdo sob diferentes formas de aprendizagem.
Materiais necessários para a aula: Projetor, notebook ou TV e aparelho de DVD, celulares ou tablet, caixa de som ou fone de ouvido, papel pardo e canetinha hidrográfica colorida, cola de papel, tesoura, esquema para completar, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RWMWGFSJcxb5qAnQd2vyS8uGDpHBURJge3Whz7hqfvjNuUmKMaq5b3rPbdHm/atividade-para-impressao-esquema-cie7-05me04.pdf
Observação: Caso resolva utilizar o celular dos alunos, peça com antecedência, autorização para a coordenadora ou diretor/diretora.
Materiais de apoio:
https://www.todamateria.com.br/combustiveis-fosseis/
https://www.significados.com.br/combustivel-fossil/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/combustiveis.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o slide, ou escreva no quadro o tema da aula, e leia para os alunos. Comente com os alunos que, durante o decorrer da aula, eles irão discutir as vantagens e as desvantagens dos combustíveis mais usados.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide ou imprima (disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JTPrYFFv8r2d8GYXh7s3GURQGTgJTWWgtMurJncKS8sGvSG3XMHBRbjTypMb/atividade-para-impressao-contexto-cie7-05me04.pdf) e cole no quadro. Leia o texto introdutório para os alunos de forma a instigá-los. Peça aos alunos que observem a imagem e reflitam sobre as perguntas feitas por Mariana: “O que é um carro flex?”; “Qual a vantagem do carro flex em relação a outros modelos”. Neste momento não precisa responder as perguntas, pois as respostas serão encontradas no decorrer da aula.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou escreva no quadro e leia a questão disparadora “Quais as vantagens e as desvantagens do uso dos combustíveis no nosso dia a dia?” Peça aos alunos para pensarem sobre a questão disparadora e reflitam se os combustíveis só trazem vantagens para a nossa vida.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Forme 4 grupos de alunos. Distribua 4 mesas nos cantos das salas. Fixe nas mesas as instruções para cada atividade, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wm8BX3D5ZeP3CBrh5dcb7zsyWMymYByUFND3NAbTEE2VDa4rTqcYuFzeeuq9/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-05me04.pdf. Entregue uma folha de papel pardo e os 3 esquemas com os temas: gasolina, diesel e etanol: vantagens e desvantagens, para cada grupo, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RWMWGFSJcxb5qAnQd2vyS8uGDpHBURJge3Whz7hqfvjNuUmKMaq5b3rPbdHm/atividade-para-impressao-esquema-cie7-05me04.pdf e peça que, ao final do circuito, colem os esquemas no papel pardo, para apresentação dos trabalhos para a turma. Direcione os grupos para cada mesa numerada (números de 1 a 4).
Na mesa nº 1, peça aos alunos que escrevam ou, se preferirem, colem palavras que acham que têm a ver com o tema da aula em cada esquema entregue pelo professor.
Na mesa nº 2, peça para formarem, pelo menos, três frases relacionadas ao tema da aula, conforme seus conhecimentos, anotando no papel pardo.
Na mesa nº 3, utilize um notebook ou TV e DVD ou até mesmo o celular do aluno, para que eles possam assistir o vídeo disponível no link https://bit.ly/2wSj5KU até 4:40 minutos.
Na mesa nº 4, disponibilize um notebook ou peça para os alunos trazerem celulares ou tablets para pesquisarem sobre o tema e escrever as vantagens e desvantagens da gasolina e do etanol. Para isso passe o endereço site https://bit.ly/2wNT5R6.
Caso não seja possível utilizar computadores ou celulares, imprima o texto do site indicado para a 4ª mesa e disponibilize para os alunos. Caminhe pela sala e observe o desenvolvimento das atividades pelos alunos e se for necessário, fique mais próximo do grupo que tiver dificuldade ou da atividade que presumir que seja mais difícil, garantindo o acompanhamento dos alunos que precisam de mais atenção.
Após todos terem passado por todas as mesas forme uma roda de conversa e discuta sobre as vantagens e desvantagens dos combustíveis. Favoreça a discussão fazendo perguntas como: Qual atividade vocês tiveram mais dificuldades? O que descobriram sobre as vantagens e desvantagens dos combustíveis? Qual o combustível menos poluente? Qual o mais poluente?
Observação: Estabeleça um tempo de 7 minutos para cada atividade. Após este tempo os alunos deverão trocar de mesa.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Com a sala em círculo, retome a questão disparadora “Quais as vantagens e as desvantagens do uso dos combustíveis no nosso dia a dia? Peça aos grupos que apresentem seus esquemas com seus apontamentos e colem no quadro. Retome a questão do contexto: O que é um carro flex? Qual a vantagem desse carro em relação a outro modelo? Ouça as respostas dos alunos e se for necessário explique melhor sobre o assunto, especificando as vantagens desse modelo, para isso, anteriormente, acesse o link https://bit.ly/2QkZuff e leia sobre o assunto. Ao final da aula espera-se que os alunos consigam discutir sobre as vantagens e desvantagens dos combustíveis no nosso dia a dia.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Google Jamboard.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem a partir das questões propostas.
Apresente a questão disparadora:
- Quais as vantagens e desvantagens do uso dos combustíveis no nosso dia a dia?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de até 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
- Etapa 1:
Crie um Google Jamboard para cada grupo com os esquemas disponíveis na aba “materiais e atividades”. Oriente-os a escreverem as palavras que acharem que tem a ver com o tema.
- Etapa 2:
Peça aos grupos para formarem, pelo menos, três frases relacionadas ao tema da aula, conforme os próprios conhecimentos e anotando no Jamboard.
- Etapa 3:
Peça aos estudantes que assitam ao vídeo “ETANOL X GASOLINA.mov” (disponível aqui) e leiam o texto “Etanol, gasolina, gás natural e diesel: conheça as vantagens e desvantagens de cada um desses combustíveis” (disponível aqui).
- Etapa 4:
Peça aos grupos que escrevam um texto sobre as vantagens e desvantagens da gasolina e do etanol.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os grupos compartilhem as conclusões sobre as vantagens e desvantagens da gasolina e do etanol. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a estabelecer uma comunicação com o grupo e a utilizarem o Google Jamboard.
Vantagens e desvantagens dos combustíveis
7º Ano
Objetivos de aprendizagem
Discutir sobre as vantagens e desvantagens do uso dos combustíveis no nosso dia a dia.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
Professor-autor: Sândira de Oliveira Barbosa
Mentor: Neusa Nogueira Fialho
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca levar o aluno a discutir sobre as vantagens e desvantagens do uso dos combustíveis no nosso dia a dia. Esta aula terá melhores resultados se antes for aplicada a aula CIE7_05ME03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula será utilizada a metodologia “Rotação por estações”. A metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto da sala, sendo os alunos organizados em grupos, cada um dos quais realiza uma tarefa, de acordo com os objetivos do professor para a aula planejada. Podem ser realizadas atividades escritas, leituras, pesquisas online ou offline, entre outras. O planejamento desse tipo de atividade não é sequencial, e as tarefas realizadas nos grupos são de certa forma independentes, mas funcionam de forma integrada para que, ao final da aula, todos tenham tido a oportunidade de ter acesso ao mesmo conteúdo sob diferentes formas de aprendizagem.
Materiais necessários para a aula: Projetor, notebook ou TV e aparelho de DVD, celulares ou tablet, caixa de som ou fone de ouvido, papel pardo e canetinha hidrográfica colorida, cola de papel, tesoura, esquema para completar, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RWMWGFSJcxb5qAnQd2vyS8uGDpHBURJge3Whz7hqfvjNuUmKMaq5b3rPbdHm/atividade-para-impressao-esquema-cie7-05me04.pdf
Observação: Caso resolva utilizar o celular dos alunos, peça com antecedência, autorização para a coordenadora ou diretor/diretora.
Materiais de apoio:
https://www.todamateria.com.br/combustiveis-fosseis/
https://www.significados.com.br/combustivel-fossil/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/combustiveis.htm