Plano de aula: Sensação térmica

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Calor, sensação térmica, equílibro

Sobre esta aula: Este plano deve ministrado após a realização das aulas sobre temperatura e calor. Pois é aconselhável que o alunos construam conceitos relacionados a temperatura e calor para o contínuo desenvolvimento da habilidade proposta, e para assimilar de modo significativo o tema da aula.

Materiais necessários para a aula: Garrafa térmica (contendo café, chá ou água quente), copinhos descartáveis de 50 ml (um por grupo) e termômetros (um por grupo).

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e pergunte o que eles sabem sobre sensação térmica (se já ouviram esta palavra em algum lugar, noticiário ou filme).

Pergunte se eles já sentiram que em certos cômodos da casa (ou até mesmo na escola) a temperatura aparenta estar maior (local mais quente) e em outros cômodos aparentam estar com temperaturas mais agradáveis (local mais arejado). Após os alunos mencionarem suas considerações iniciais, prossiga para o próximo slide.