Plano de aula: Energia Térmica: Temperatura e calor

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformação de energia

Sobre esta aula: Este plano procura relacionar o conceito de energia térmica com base em dois conceitos fundamentais: temperatura e calor. O contexto traz duas questões que instigam os educandos a pensar sobre os conceitos em questão com situações próximas de suas realidades. A atividade que será lançada aos grupos se inicia com a leitura de um texto de apoio que traz breves explicações sobre os termos que serão trabalhados. O plano traz exemplos concretos para que os educandos sejam capazes de compreender as ideias principais. Após a leitura e discussão do texto de apoio, será lançado à turma o desafio de construir um material visual que explique os conceitos de temperatura e de calor a um grupo de estrangeiros que possuem conhecimento básico de língua portuguesa. Esta proposta é feita com o intuito de que produzam materiais visuais e que sejam capazes de explicar os conceitos de modo sucinto, para que, deste modo, façam as conexões entre eles. Por fim, o fechamento da aula se dá a partir da construção conjunta de resumos para os temas chave da aula, proporcionando um momento de troca entre educandos e educador, além de viabilizar possíveis correções sobre o assunto da aula.

Materiais necessários para a aula: Texto do material de apoio, cartolina, revistas, jornais, materiais de escritório.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula. Peça para a turma alguns exemplos de equipamentos que nos quais a energia térmica está presente. Reserve um tempo para estas respostas e faça os alunos investigarem onde mais a energia térmica é muito presente, não necessariamente em eletrônicos (sol, fogo etc.).

Recomendo a leitura do material disponível o link a seguir, ele traz os conceitos que serão abordados nesta aula e outros, de forma bastante lúdica: http://www.if.usp.br/gref/termo/termo1.pdf.