Mão na Massa - Formas de propagação do calor
Plano de Aula
Plano de aula: Formas de propagação do calor
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Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Serão abordados aspectos básicos sobre as formas de propagação do calor (condução, convecção e irradiação). Sendo importante que o aluno tenha construído conhecimentos essenciais sobre calor, temperatura e identificação de materiais condutores e isolantes (planos desenvolvidos em aulas anteriores). Serão realizados três experimentos simples, nos quais caberá ao professor decidir se as etapas serão desenvolvidas de forma demonstrativa ou se os próprios alunos a realizarão, pois haverá a presença e o manuseio da chama de uma vela, necessitando de cuidados e da constante supervisão do professor.
Além disso, o tópico que receberá maior foco de estudo será o processo de condução térmica. Pois é a forma de propagação mais conhecida e analisada pelos alunos ao longo dos planos e unidades até aqui trabalhados. O processo de convecção térmica será abordado de forma mais abrangente e ampla, pois este será um tema mais aprofundado no 8º ano, assim como o processo de irradiação térmica, que necessita de explicações e definições sobre energia e ondulatória, as quais não serão abordadas neste plano.
Para auxiliar o professor sobre o tema, as seguintes referências podem ser acessadas:
SILVA, Domiciano Correa Marques da. “Processos de propagação de calor”; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/processo-propagacao-calor.htm> Acesso em: 15 de julho de 2018.
BORTOLETO, Nicolas. Propagação de calor (condução). 2015. (3m43s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=C35jlx2NkWY> Acesso em:
14 de julho de 2018.
AMORIM, Alex. Convecção térmica (propagação do calor). 2011. (2m42s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dkZaiedR_ww&t=52s> Acesso em: 14 de julho de 2018.
Materiais necessários para a aula: Duas latinhas de alumínio, fio de arame (pode ser cobre ou clipes para papel), palito de churrasco, vela, fósforos, suporte para a vela, recipiente de vidro (aquário), água quente e fria, dois copos de vidro de 250 ml, corante azul e vermelho.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o Título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas:
- O que é o calor mesmo?
- O que significa propagar o calor?
- Saberiam dar algum exemplo? De que maneiras podemos receber calor?
Após os alunos argumentarem sobre suas considerações iniciais, siga para o próximo slide.
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