Plano de aula: Calorias dos Alimentos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Calor, sensação térmica, equílibro

Sobre esta aula: Este plano pode ser aplicado após a construção do forno solar caseiro (plano sobre a construção de um forno caseiro), construindo uma relação entre os planos a partir dos alimentos (energia fornecida). Este plano tem como objetivo realizar a análise básica dos valores energéticos encontrados na tabela nutricional dos alimentos. Onde as unidades Kcal (quilocaloria) e Cal (caloria) são comumente confundidas pela fala popular, sendo que as unidades apresentam uma grande diferença ( 1 Kcal = 1000 Cal) que poucas vezes é mencionada até mesmo em sala de aula. Caloria é uma unidade de medida da energia em forma de calor, neste caso, da energia fornecida pelos alimentos ao serem ingeridos e metabolizados. Caloria não é uma unidade do Sistema Internacional de medidas, que é o Joule (1 cal = 4, 18 Joule, portanto 1kcal = 4,18 kJ). Uma caloria é a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1g de água de 14,5oC para 15,5oC. Você pode ler um pouco mais sobre isto em: DIAS, D.L. “O que é caloria?”. Brasil Escola. Disponível em O que é caloria?> Acesso em 30 de junho de2018.
Neste plano, também será debatido a importância da energia fornecida pelos alimentos a partir de um experimento simples. Para a realização deste experimento você pode conferir o material complementar neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bRh6vaAjQWU2s5kWh8Qfwfy8mgmv6UDQP8NjxEwKV8csufDF8CgvEttQ8zax/atividade-para-impressao-mao-na-massa-0-cie7-02me05

Para uma melhor otimização do tempo, a montagem do aparato (para realizar o experimento) pode ser feita em uma aula anterior (antes deste plano) como uma atividade complementar envolvendo o tema. Além disso, você pode seguir os links a seguir para um melhor auxílio no desenvolvimento e compreensão do plano:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Calorímetro"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/calorimetro.htm>. Acesso em 16 de junho de 2018; GOMES, Italo. Experiência de calorimetria do amendoim - física. 2016. (6m52s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-FM-ZIWxakM> Acesso em: 14 de junho de 2018; IQ-USP, Gepeq. Experimentos de química - queima de alimentos. 2013. (4m51s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=X33DlTMXmd0> Acesso em 15 de junho de 2018.

Materiais necessários para a aula: 1 amendoim, 1 rolha de vinho (ou uma pequena tira de isopor para suporte), 1 agulha (ou pedaço de arame ou um clips esticado), 1 palito de churrasco, 1 caixa de fósforos, 1 termômetro, 1 lata de alumínio (ou uma caixa de leite), 1 lata de refrigerante. Observação: Para auxiliar na organização, você pode combinar com a turma para que cada grupo traga alguns materiais para o dia desta aula.

Título da aula

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas para iniciar a aula:

• Por que os alimentos são importantes para nós?
  • O que vocês gostam de comer?
  • O que os alimentos fazem para o nosso corpo?
  • Você já tinha ouvido falar da palavra “caloria”? Qual o significado dela? Será que a palavra está relacionada a algo que já estudamos?

Proponha uma conversa aberta com a turma, mediando suas respostas e complementando-as para analisar os conhecimentos prévios dos alunos.

Entre as respostas, os alunos podem comentar que os alimentos fornecem energia, vitaminas, gordura, proteínas e sais para o corpo humano, sendo essenciais para a nossa sobrevivência e desenvolvimento. A palavra “caloria” vem de “calor” e é a unidade de medida dessa energia. Quando falamos de calorias dos alimentos estamos, portanto, falando da quantidade de energia fornecida por eles. Quanto mais calórico um alimento, mais energia ele fornecerá ao nosso corpo ao ser metabolizado.