Manual de montagem: Refrigerador
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo Máquina Térmica que Resfria
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula pode ser dada após os alunos já terem adquiridos conhecimentos sobre máquinas térmicas, apresentadas nesta unidade CIE7_04ME. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, pois questões relacionadas a conceitos de fonte quente, fonte fria, rendimento e conversão de calor em trabalho não são discutidos neste plano.
Esta aula admite que os alunos já conheçam as definições de fonte quente e fonte fria, assim como conversão de calor em trabalho, e põe em prova esses conceitos com a construção do refrigerador, montando e identificando tais partes.
Para fazer toda a aula em 50 minutos, o professor deverá montar o “motor” e todo o “sistema de refrigeração” (a caixa ou envelope) com antecedência. As instruções para isso seguem no seguinte arquivo:
Essa aula pode também ser dividida em outras duas aulas:
- Aula 1: a situação-problema é abordada e possíveis soluções são discutidas, como o uso de um sistema de condução de calor, transferência de energia.
- Aula 2: (ii) elaboração e montagem do refrigerador, seguido do teste do equipamento montado (veja em Materiais necessários o manual que mostra como montar as partes do refrigerador).
Por fim, o refrigerador é apresentado à turma como máquina térmica, que discutirá os pontos fundamentais, como a fonte quente, a fonte fria, e se o trabalho é realizado ou recebido.
Os refrigeradores são capazes de remover calor dos alimentos e dissipar esse calor para o meio. O refrigerador e ar condicionado refrigeram o ambiente, a partir do trabalho realizado sobre o líquido refrigerante, da seguinte forma:
- O compressor comprime o fluido refrigerante, em estado líquido, até atingir pressão de 10 bar.
- O fluido é ejetado por um pequeno orifício, para a tubulação capilar, então se expande e vaporiza-se (1,8 bar). Durante a expansão há a redução de pressão e consequentemente a redução da temperatura.
- Assim, o gás percorre a serpentina da câmara de refrigeração, local em que a temperatura cai drasticamente.
- Após remover o calor do meio interno no evaporador – congelador/freezer, o gás é comprimido em alta pressão, o que faz com que retorne ao estado líquido, pelo condensador. Nessa etapa o trabalho é realizado sobre o gás, que agora percorrerá outra serpentina, que cede o calor para o meio externo.
Para compreender melhor os conceitos relacionados aos refrigeradores, seguem algumas referências:
- “Refrigeradores Domésticos - Geladeira”, CEPA - USP, disponível em <http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo2B/Refrigeracao/geladeira.htm>, acesso 15 set 2018.
- PUCCI, L.F.S., “Termodinâmica: O refrigerador como máquina térmica (1)”, Educação Uol, disponível em <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/termodinamica-2-o-refrigerador-como-maquina-termica-1.htm>, acesso 15 set 2018.
- PUCCI, L.F.S., “Termodinâmica: O refrigerador como máquina térmica (2)”, Educação Uol, disponível em < https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/termodinamica-3-o-refrigerador-como-maquina-termica-2.htm>, acesso 15 set 2018.
Materiais necessários para a aula: pastilha peltier, sucata eletrônica – dissipadores de calor, cooler, fonte de 12V – chave de fenda ou Philips, alicate, pasta térmica, pitões, arame, palito de sorvete, placa de isopor, ou MDF, ou papelão, mangueira de aquário, bomba de aquário e water block. Materiais para impressão:
1. Manual de construção:
2. Atividade:
3. Gabarito da atividade:
4. Texto Complementar:
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que na aula de hoje eles serão encarregados de se organizarem, projetarem e montarem uma máquina térmica diferente das discutidas anteriormente – uma máquina térmica que resfria.
Pergunte a seus alunos se eles se recordam de alguma máquina térmica já estudada. As respostas estarão relacionadas aos equipamentos e máquinas já vistos nos planos anteriores, como: locomotiva de Maria Fumaça, tear da Primeira Revolução Industrial, veículos a vapor, como navios e alguns carros, carros movidos à combustão interna.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO