Manual de montagem: Refrigerador
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo Máquina Térmica que Resfria
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula pode ser dada após os alunos já terem adquiridos conhecimentos sobre máquinas térmicas, apresentadas nesta unidade CIE7_04ME. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, pois questões relacionadas a conceitos de fonte quente, fonte fria, rendimento e conversão de calor em trabalho não são discutidos neste plano.
Esta aula admite que os alunos já conheçam as definições de fonte quente e fonte fria, assim como conversão de calor em trabalho, e põe em prova esses conceitos com a construção do refrigerador, montando e identificando tais partes.
Para fazer toda a aula em 50 minutos, o professor deverá montar o “motor” e todo o “sistema de refrigeração” (a caixa ou envelope) com antecedência. As instruções para isso seguem no seguinte arquivo:
Essa aula pode também ser dividida em outras duas aulas:
- Aula 1: a situação-problema é abordada e possíveis soluções são discutidas, como o uso de um sistema de condução de calor, transferência de energia.
- Aula 2: (ii) elaboração e montagem do refrigerador, seguido do teste do equipamento montado (veja em Materiais necessários o manual que mostra como montar as partes do refrigerador).
Por fim, o refrigerador é apresentado à turma como máquina térmica, que discutirá os pontos fundamentais, como a fonte quente, a fonte fria, e se o trabalho é realizado ou recebido.
Os refrigeradores são capazes de remover calor dos alimentos e dissipar esse calor para o meio. O refrigerador e ar condicionado refrigeram o ambiente, a partir do trabalho realizado sobre o líquido refrigerante, da seguinte forma:
- O compressor comprime o fluido refrigerante, em estado líquido, até atingir pressão de 10 bar.
- O fluido é ejetado por um pequeno orifício, para a tubulação capilar, então se expande e vaporiza-se (1,8 bar). Durante a expansão há a redução de pressão e consequentemente a redução da temperatura.
- Assim, o gás percorre a serpentina da câmara de refrigeração, local em que a temperatura cai drasticamente.
- Após remover o calor do meio interno no evaporador – congelador/freezer, o gás é comprimido em alta pressão, o que faz com que retorne ao estado líquido, pelo condensador. Nessa etapa o trabalho é realizado sobre o gás, que agora percorrerá outra serpentina, que cede o calor para o meio externo.
Para compreender melhor os conceitos relacionados aos refrigeradores, seguem algumas referências:
- “Refrigeradores Domésticos - Geladeira”, CEPA - USP, disponível em <http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo2B/Refrigeracao/geladeira.htm>, acesso 15 set 2018.
- PUCCI, L.F.S., “Termodinâmica: O refrigerador como máquina térmica (1)”, Educação Uol, disponível em <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/termodinamica-2-o-refrigerador-como-maquina-termica-1.htm>, acesso 15 set 2018.
- PUCCI, L.F.S., “Termodinâmica: O refrigerador como máquina térmica (2)”, Educação Uol, disponível em < https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/termodinamica-3-o-refrigerador-como-maquina-termica-2.htm>, acesso 15 set 2018.
Materiais necessários para a aula: pastilha peltier, sucata eletrônica – dissipadores de calor, cooler, fonte de 12V – chave de fenda ou Philips, alicate, pasta térmica, pitões, arame, palito de sorvete, placa de isopor, ou MDF, ou papelão, mangueira de aquário, bomba de aquário e water block. Materiais para impressão:
1. Manual de construção:
2. Atividade:
3. Gabarito da atividade:
4. Texto Complementar:
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que na aula de hoje eles serão encarregados de se organizarem, projetarem e montarem uma máquina térmica diferente das discutidas anteriormente – uma máquina térmica que resfria.
Pergunte a seus alunos se eles se recordam de alguma máquina térmica já estudada. As respostas estarão relacionadas aos equipamentos e máquinas já vistos nos planos anteriores, como: locomotiva de Maria Fumaça, tear da Primeira Revolução Industrial, veículos a vapor, como navios e alguns carros, carros movidos à combustão interna.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO