Plano de aula: Garrafa Térmica Caseira

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de propagação do calor

Sobre esta aula: Para a aplicação e desenvolvimento deste plano é necessário que os alunos já tenham desenvolvido conceitos básicos sobre temperatura, calor e conhecimentos sobre materiais isolantes e condutores térmicos, os quais foram trabalhados e aprofundados em aulas anteriores.

Este plano terá como objetivo trabalhar com uma abordagem investigativa e desafiante para os alunos, onde eles deverão desenvolver um projeto de construção de uma garrafa térmica caseira, com materiais acessíveis e de baixo custo.

Dessa forma, os alunos serão responsáveis pelo desenvolvimento do projeto (desenho da garrafa e escolha dos materiais), pela escolha dos testes de investigação (eficiência isolante) e também pela organização de coleta de dados. Para que esse plano seja trabalhado em todo o seu potencial, você deve fornecer, com antecedência, aos alunos o roteiro para a construção de uma garrafa térmica caseira, para que os alunos possam projetá-la e construí-la em casa e trazer para a aula, quando irão testar sua eficiência. O roteiro a ser entregue aos alunos se encontra nesse link: .

Caso queira, você pode escolher realizar o plano completo em três aulas divididas em:
Aula 1 - elaboração do projeto da garrafa térmica.

Aula 2 - construção da garrafa térmica.

Aula 3 - teste da eficiência da garrafa construída.

Para auxiliar no tema, acesse as seguintes referências:

MANUAL DO MUNDO. Faça uma garrafa térmica caseira em casa!. 2015. (10m50s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JqJcKtNS1zM> Acesso: 5 de julho de 2018.

PORTO, Gabriela. “Garrafa térmica”. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/curiosidades/garrafa-termica/> Acesso: 5 de julho de 2018.

PORTAL SÃO FRANCISCO. “Garrafa Térmica”. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/curiosidades/garrafa-termica> Acesso: 5 de julho de 2018.

Materiais necessários para a aula: Garrafa térmica (contendo água quente ou fria) e termômetros (1 por grupo).

Título da aula

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas:

• O que é uma garrafa térmica?
  • Qual a utilidade dela?
  • Já usaram alguma vez?

Converse com os alunos sobre as aplicações de uma garrafa térmica, de acordo com os costumes da sua cidade, como por exemplo:

• O armazenamento de água quente para fazer o chimarrão (caso os alunos não saibam o que é chimarrão, explique que é uma bebida típica do Sul, feita com erva mate).
  • Água fria para preparar o tereré ( que é uma espécie de “chimarrão frio”, preparado a partir da infusão da erva mate em água fria)
  • Armazenamento de água fria ao fazer caminhadas ou deslocamentos para a escola e/ou trabalho.
  • Água com quente para fazer o chá.

Para finalizar, faça uma última pergunta:

• Vocês sabem do que uma garrafa térmica convencional (fábrica) é feita?