Resumo da aula
Orientações:
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta. Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Professor projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes.
Propósito: Despertar a percepção e o senso crítico dos alunos.
Discuta com a turma
- Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
- Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Peça que os alunos leiam as instruções do jogo. Em seguida, deixe que em dupla, trio ou grupo comecem as jogadas. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Caso os alunos tenham dificuldades em identificar quais peças deverão usar, faça perguntas como:
1- Conte-me como está pensando?
2- Já pensou em alguma peça para realizar a jogada?
Propósito: Reconhecer de uma maneira lúdica as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- As informações fornecidas são suficientes para a execução do jogo?
- Algumas informações podem ser relacionadas a mais de um poliedro?
Materiais complementares para impressão:
Atividade para impressão
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Convide um grupo para compartilhar com a turma a experiência do jogo e as conclusões encontradas. Peça que os alunos mostrem a disposição das peças realizadas por eles. Permita que discutam suas estratégias.
Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para identificar qual peça utilizar a partir do reconhecimento de características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Alguém gostaria de compartilhar como foi a condução do jogo em seu grupo?
- Alguém pensou em uma estratégia diferente?
- Em quais momentos tiveram dúvidas sobre qual peça utilizar?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 6 e 7)
Orientações: Após discussão do jogo com a turma, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.
Caso não tenha projetor a sua disposição, organize um cartaz e apresente aos alunos para discussão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais são as características de um prisma?
- O que podemos dizer sobre suas faces laterais?
- Qual a relação existente entre o polígono da base e o número de suas faces laterais?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 6 e 7).
Orientações: Após discussão do jogo com a turma passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.
Caso não tenha projetor a sua disposição, organize um cartaz e apresente aos alunos para discussão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais são as características de uma pirâmide ?
- O que podemos dizer sobre suas faces laterais?
- Qual a relação existente entre o polígono da base e o número de suas faces laterais?
- Quais as semelhanças e diferenças identificadas entre prismas e pirâmides?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.
Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
- Podemos quantificar os vértices, faces e arestas de um determinado prisma ao conhecer os elementos de uma pirâmide de mesma base? Como podemos fazer essa correspondência?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12).
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar