Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_14GEO09
Recursos
- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, Teams
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade Principal
A Atividade Principal traz a construção de um jogo. Você pode propor uma sala de aula invertida. Ou seja, você envia o arquivo para os alunos pelo WhatsApp ou outro meio de comunicação combinado entre vocês. Os alunos podem imprimir ou desenhar e recortar. É um jogo de prismas e pirâmides: Batalha de Poliedros. Nesse caso, é importante ter algum familiar para que o aluno “ensine” as regras e jogue, anotando as possíveis aprendizagens do familiar e dele próprio. Seria um momento muito interessante de troca e de oportunidade de estar junto. Essa relação entre “escola e família” nesse momento é bem acolhedor e confortante. No dia da aula marcada (Meet, Hangouts, Zoom, Teams) esteja com as cartas do jogo. É importante ressaltar que para jogar, os alunos precisam ter conhecimento sobre as características de prismas e pirâmides. Peça que eles contem como foi jogar com seu familiar e que aprendizagens tiveram juntos. Eles podem simular algum jogada e contar a estratégia utilizada por eles para a escolha das cartas, por exemplo. Caso não seja possível a realização do jogo em casa, inicie a aula com as cartas do jogo, explique as regras, mas sem a necessidade de jogar. A partir disso, simule algumas jogadas e inicie uma discussão com a turma a partir das situações propostas.
Independente se sua aula estiver ocorrendo de forma síncrona ou assíncrona, você pode compartilhar as simulações com problematizações para que os alunos se posicionem, justificando suas escolhas.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos. Sugerimos que algum familiar fizesse parte do jogo. Acredito que esse momento será de muita troca e aprendizagens. Vale a dica!