Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_14GEO07
Recursos
- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, Teams
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade Principal
Você pode propor uma sala de aula invertida. Ou seja, você disponibiliza com antecedência para os alunos os slides (4 a 7) ou o arquivo da “Atividade Principal”. Oriente-os quanto a regra: Duas formigas disputam um torrão de açúcar. Ganhará a formiga que chegar primeiro até o torrão, mas, elas só podem deslocar sobre as arestas dos poliedros. Você pode enviar pelo WhatsApp. Deixe algumas perguntas para que eles pensem durante a análise do percurso da formiga: a) O que alterou da 1ª para a 2ª? b)Será que as diferenças entre prismas e pirâmides podem ajudar a solucionar o problema? c)Qual estratégia você utilizou para analisar as rodadas? Como pensaram? d)Houve algum empate? e) Como podemos descrever esses resultados? Solicite que os alunos façam um cartaz ou registrem no caderno a forma como pensaram para compartilhar e/ou enviem antes para você. Diga que o intuito é discutir as diferentes ideias. No dia da aula marcada (Meet, Hangouts, Zoom, Teams) você compartilha a tela com os possíveis registros dos alunos e/ou com as soluções a serem discutidas. É importante que eles percebam a importância das relações estabelecidas com o molde do cubo para iniciar a aula. Compartilhe o slide 4 e peçam que os alunos pensem quais cores Catarina deve pintar a caixinha para mostrar a cliente. Dê um tempo para que eles pintem a “caixinha” e mostrem e/ou enviem a você pelo WhatsApp. Diga a eles que se quiserem, podem manipular a caixa, testar para ver se dá certo. Deixe-os à vontade. Questione: Será possível a cliente ver as três cores após a caixinha ser montada olhando apenas de frente? E de cima? Será que se a caixa fosse de outro poliedro, a cliente conseguiria ver as três cores?
Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Você pode indicar aos alunos que possuem acesso à internet a assistir ao vídeo: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/basic-geometry-surface-area/v/nets-of-polyhedra
Encerramento (adaptado)
Proponha aos alunos que façam a planificação de outro prisma e de uma pirâmide. Em seguida, observar a vista frontal, lateral e a superior para verificar quais faces aparecem. Você pode sugerir que eles organizem essas informações em uma tabela.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.