Resumo da aula
Orientações:
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta. Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes. Para construir a torre de cubos você poderá utilizar material dourado se julgar necessário. É importante retomar os conceitos de prismas e pirâmides com a turma:
Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces.
Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.
Propósito: Despertar a percepção e o interesse dos alunos.
Discuta com a turma
- Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
- Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada dupla. Peça aos alunos que representem como Catarina pode ter apresentado a amostra. Pergunte aos alunos quantas cores conseguem visualizar ao olhar a caixinha de cima, após ela ser montada.
Seria possível Catarina apresentar uma amostra em que as três cores apareçam em uma mesma vista?
Propósito: Reconhecer prismas e pirâmides através de suas diferentes representações.
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
- Ao observar um cubo de cima, quantas faces vocês conseguem visualizar?
- Existe algum poliedro que conseguimos observar mais de uma face em sua vista superior? Cite um exemplo.
Título:
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada dupla. Peça aos alunos que represente como Catarina pode ter apresentado a amostra. Professor pergunte aos alunos quantas cores conseguem visualizar ao olhar a caixinha de cima, após ela ser montada.
Seria possível Catarina apresentar uma amostra em que as três cores apareçam em uma mesma vista?
Propósito: Reconhecer prismas e pirâmides através de suas diferentes representações.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
- Ao observar um cubo de cima, quantas faces vocês conseguem visualizar?
- Existe algum poliedro que conseguimos observar mais de uma face em sua vista superior? Cite um exemplo.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Convide um aluno para compartilhar com a turma as conclusões encontradas pela dupla. Peça que o aluno utilize o material produzido a partir da planificação e apresente o processo que foi utilizado para solucionar o problema proposto. A exposição do material propiciará o envolvimento de toda a turma. Além disso, o resultado apresentado de maneira visual poderá ajudar outros alunos na compreensão do processo de resolução. Caso julgue necessário leve para sala algumas pirâmides, esse material pode ser de madeira, acrílico ou papel (produzidas a partir de uma planificação).
Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos, para colorir as faces do cubo e identificar se eles conseguiram reconhecer características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides, através de suas diferentes representações.
Discuta com a turma:
- Qual a estratégia vocês utilizaram para colorir as faces do cubo?
- Alguém pensou em uma estratégia diferente?
- Como vocês pensaram? Em quais conclusões chegaram?
- Vocês conseguem visualizar quantas faces de um cubo utilizando a vista superior? E de uma pirâmide?
- Quais diferenças vocês conseguem identificar entre prismas e pirâmides?
- Será que cabe a mesma quantidade de doces nas caixinhas em forma de cubo e pirâmide(considerando arestas de mesma medida)?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que registrem em seus cadernos o aprendizado adquirido nesta aula, pontuando facilidades e dificuldades encontradas. Circule pela sala para acompanhar estes registros e caso julgue necessário realize uma sistematização na lousa. Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.
Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
- Essas diferenças são observadas através das diferentes vistas? O que podemos observar através das vistas laterais destes poliedros?
Raio X (slides 8 e 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa.
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar
Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Raio X (slides 8 e 9)

Raio X (slides 8 e 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.