Plano de Aula
Plano de aula: Vírgula ou “e”: atribuição de sentidos na construção de orações
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Períodos compostos por coordenação, sem conectivos; emprego nda vírgula na enumeração
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber o uso da vírgula em orações coordenadas como meio de atribuição de sentido.
Materiais necessários: computador, projetor, caneta laser (se possível, para destacar vírgulas e conjunção “e” durante a análise das frases), quadro e giz, duas sementes (preferencialmente grandes, como a de abacate ou no mínimo de ameixa, a fim de que os alunos possam visualizá-la de seus lugares; se não tiver, use borrachas dos alunos, avisando antes que é pra imaginarem que são sementes de uma árvore), um dicionário (que tenha a palavra “síndeto”), cartões com frases para serem interpretadas por gestos.
Sugestão: havendo possibilidade e interesse, a turma pode assistir ao filme, inclusive desenvolvendo um trabalho em parceria com o professor de Ciências.
Dificuldades antecipadas: A percepção das mudanças de sentido entre as frases, seja pela acentuação ou emprego da conjunção, pode ser difícil para o aluno em um primeiro momento e talvez por isso, ele não queira participar espontaneamente das atividades orais. Se isso acontecer, você professor, conhecedor de sua turma, deverá indicar um aluno para falar, além de conduzir o raciocínio dele para o alcance do objetivo traçado.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Roberto Sérgio. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 160.
GARCIA, Othon M. Coordenação e ênfase. In: Comunicação em prosa moderna. 27.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, pp. 51-52.
KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão sequencial. In: A Coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2000. pp. 52-60.
UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Do valor do emprego da vírgula no ensino da análise sintática. In: Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Série Língua e Ensino Reflexões e Propostas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. pp. 122-134.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Peça aos alunos que leiam o slide. Pergunte quantos verbos há na frase (quatro). Diga que estão diante de um período composto por quatro orações. Pergunte, então, o que acham que é um período composto ou se poderiam concluir, a partir do exemplo, o que é um período composto (aquele formado por mais de uma oração).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO