
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Períodos compostos por coordenação, sem conectivos; emprego nda vírgula na enumeração
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber o uso da vírgula em orações coordenadas como meio de atribuição de sentido.
Materiais necessários: computador, projetor, caneta laser (se possível, para destacar vírgulas e conjunção “e” durante a análise das frases), quadro e giz, duas sementes (preferencialmente grandes, como a de abacate ou no mínimo de ameixa, a fim de que os alunos possam visualizá-la de seus lugares; se não tiver, use borrachas dos alunos, avisando antes que é pra imaginarem que são sementes de uma árvore), um dicionário (que tenha a palavra “síndeto”), cartões com frases para serem interpretadas por gestos.
Sugestão: havendo possibilidade e interesse, a turma pode assistir ao filme, inclusive desenvolvendo um trabalho em parceria com o professor de Ciências.
Dificuldades antecipadas: A percepção das mudanças de sentido entre as frases, seja pela acentuação ou emprego da conjunção, pode ser difícil para o aluno em um primeiro momento e talvez por isso, ele não queira participar espontaneamente das atividades orais. Se isso acontecer, você professor, conhecedor de sua turma, deverá indicar um aluno para falar, além de conduzir o raciocínio dele para o alcance do objetivo traçado.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Roberto Sérgio. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 160.
GARCIA, Othon M. Coordenação e ênfase. In: Comunicação em prosa moderna. 27.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, pp. 51-52.
KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão sequencial. In: A Coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2000. pp. 52-60.
UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Do valor do emprego da vírgula no ensino da análise sintática. In: Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Série Língua e Ensino Reflexões e Propostas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. pp. 122-134.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Peça aos alunos que leiam o slide. Pergunte quantos verbos há na frase (quatro). Diga que estão diante de um período composto por quatro orações. Pergunte, então, o que acham que é um período composto ou se poderiam concluir, a partir do exemplo, o que é um período composto (aquele formado por mais de uma oração).
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Dica: Se possível, assista à animação, posteriormente, em parceria com o professor de Ciências; enquanto em Português pode-se trabalhar a narrativa como um todo, em Ciências, poderá ser trabalhada a questão de preservação do meio-ambiente.
Materiais complementares: computador, projetor e slide.
Orientações:
Materiais complementares: computador, projetor, dicionário. Caso não disponha do computador e do projetor, a tabela e as atividades podem ser passadas no quadro ou, para não perder tempo, ser apresentadas em cartazes. Seria interessante, ainda, uma caneta laser, para destacar as vírgulas e as conjunções, durante a análise das frases.
Orientações:
Materiais complementares: computador, projetor, caneta laser (desejável, para destacar vírgulas e conetivo). Caso não disponha desses recursos, a tabela e as atividades podem ser passadas no quadro ou, para não perder tempo, ser apresentadas em cartazes.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: computador e projetor ou quadro e giz.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos, por escrito, orientações para a primeira atividade. Encaminhe o texto disponível no Plano, uma resenha do filme Lorax. Nas orientações por escrito, diga que devem se dividir em duplas. Encaminhe o primeiro slide do Desenvolvimento deste plano (tabela). Envie a eles também as explicações do Plano sobre síndeto, conjunção “e” e Orações Coordenadas Assindéticas, com exemplos. Sobre as frases, envie as perguntas:
1 - O que elas têm em comum e o que elas têm de diferente?
2 - Marque de amarelo as orações que se conectam com o síndeto “e” (conjunção aditiva) e de vermelho as orações que se conectam com a vírgula.
3 - Em quais dos períodos vocês percebem que as ações parecem mais dinâmicas, mais rápidas, e em quais vocês acham mais lentas?
Auxilie as duplas pelos canais de comunicação combinados por vocês. As respostas a essas perguntas estão disponíveis nas Orientações do Plano. Combine a data e meio de entrega, que pode ser via WhatsApp, e-mail ou, como sugestão, o Google Drive, pedindo que cada dupla crie um Google Doc para essa atividade.
Desenvolvimento
Leia as respostas de seus alunos às perguntas feitas e faça uma seleção do que você deve destacar, retomar e enfatizar. Aproveite as ricas Orientações do Plano e grave novo áudio/vídeo com essas observações. Diga que devem fazer mais uma atividade, ainda em duplas e aproveitando o mesmo Google Doc criado para a primeira atividade, e encaminhe-a por escrito. Na pasta do Google Drive, em seu Google Doc de orientação aos alunos, coloque o segundo slide do Desenvolvimento e diga que eles deverão observar as frases para decidir o que usar nos quadrinhos de cada uma – se é a vírgula ou a conjunção “e”, lembrando que há frases em que poderão usar os dois, em locais diferentes. Estabeleça um prazo e um meio de entrega, caso não possa utilizar o Google Drive/Google Docs.
Fechamento
Analise as respostas dos alunos ao exercício e escreva um comentário geral para a turma, destacando aspectos que você tenha observado nas respostas das duplas. Escreva uma conclusão desta aula aproveitando as Orientações do Plano e o que os seus alunos conseguiram produzir. É importante deixar registrado para eles que usamos a vírgula para separar orações coordenadas assindéticas. Caso haja possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
O Plano traz uma dica de filme, “O Lorax: em busca da trúfula perdida”, que, apesar de antigo aos olhos dos alunos, é uma história que vale a pena ser vista em família. Sugira que as famílias assistam e peça para que enviem fotos desse momento (se se sentirem à vontade) para o grupo da turma. Você também pode sugerir que as famílias criem resenhas de filmes de que gostem para compartilhar no grupo. A resenha pode ser feita por escrito, por áudio ou até por vídeo, e é uma ação interessante, pois a turma pode ter uma coleção de dicas do que assistir em família durante a quarentena.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Ruth Barbosa
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Vírgula ou “e”: atribuição de sentidos na construção de orações.
Finalidade da aula: Perceber o uso da vírgula em orações coordenadas, comparando-o com o uso da conjunção “e” para a produção de sentidos.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF06LP07
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber o uso da vírgula em orações coordenadas como meio de atribuição de sentido.
Materiais necessários: computador, projetor, caneta laser (se possível, para destacar vírgulas e conjunção “e” durante a análise das frases), quadro e giz, duas sementes (preferencialmente grandes, como a de abacate ou no mínimo de ameixa, a fim de que os alunos possam visualizá-la de seus lugares; se não tiver, use borrachas dos alunos, avisando antes que é pra imaginarem que são sementes de uma árvore), um dicionário (que tenha a palavra “síndeto”), cartões com frases para serem interpretadas por gestos.
Sugestão: havendo possibilidade e interesse, a turma pode assistir ao filme, inclusive desenvolvendo um trabalho em parceria com o professor de Ciências.
Dificuldades antecipadas: A percepção das mudanças de sentido entre as frases, seja pela acentuação ou emprego da conjunção, pode ser difícil para o aluno em um primeiro momento e talvez por isso, ele não queira participar espontaneamente das atividades orais. Se isso acontecer, você professor, conhecedor de sua turma, deverá indicar um aluno para falar, além de conduzir o raciocínio dele para o alcance do objetivo traçado.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Roberto Sérgio. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 160.
GARCIA, Othon M. Coordenação e ênfase. In: Comunicação em prosa moderna. 27.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, pp. 51-52.
KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão sequencial. In: A Coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2000. pp. 52-60.
UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Do valor do emprego da vírgula no ensino da análise sintática. In: Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Série Língua e Ensino Reflexões e Propostas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. pp. 122-134.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: