Atividades para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Foto-legenda
Plano 7 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre English Sounds
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se organizar.
Sobre esta aula: Nesta aula, os alunos irão produzir uma foto-legenda (fotografia + legenda descrevendo, explicando e/ou comentando a ilustração) com uma foto trazida por eles. Conhecimento prévio sugerido: Usar o presente do indicativo - Unidade 02, Aula 02; Escrever sobre coisas favoritas - Unidade 09, Aula 02 (no eixo Escrita); Usar o caso genitivo (‘s) - Unidade 09, Aula 03 (no eixo Gramática); Usar adjetivos possessivos - Unidade 09, Aula 04 (no eixo Gramática).
Preparação para a aula:
Uma aula antes (ou até uma semana antes), solicite aos alunos que tragam uma foto que retrate um momento especial. Deixe claro que não precisa ser uma foto pessoal (de um momento em família, por exemplo), pode ser uma foto mais casual (de uma viagem, de um passeio, de um evento ou de um lugar especial para eles). E se os alunos não tiverem uma foto impressa, ou se não tiverem condição de imprimir, podem trazer uma foto retirada de um jornal ou de uma revista que represente algo especial para eles.
Além da foto, nesta aula você precisará de: cópias dos textos e das folhas de atividade (veja Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output) e um projetor multimídia (datashow) ou uma smart TV com entrada USB. Se não tiver um datashow (nem uma smart TV) disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output).
Professor, a foto-legenda é um gênero jornalístico. Ela é uma “fotografia, em jornais, revistas etc., acompanhada de legenda explicativa mais extensa que o usual” (Fonte: http://www.aulete.com.br/foto-legenda). Para que você entenda um pouco melhor e se aproprie das características do gênero antes de apresentá-los aos alunos, sugerimos a leitura de alguns textos: https://www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-e-uma-foto-legenda/ (O que é uma foto-legenda?), http://trabalhandogeneros.blogspot.com/2010/10/legenda-e-foto-legenda.html (Trabalhando gêneros: a legenda e a foto-legenda), https://jcasadei.wordpress.com/tag/foto-legenda/ (Foto-legenda: ótimo exemplo da Foreign Policy) e https://viewsinfinitum.com/2010/06/16/how-to-use-extended-captions-for-photo-essays/ (How to use expanded captions for photo essays).
Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Professor, nesta aula os alunos irão produzir uma foto-legenda para uma foto trazida por eles de casa. Mostre ou leia o objetivo desta aula para a turma e diga: Today you will write expanded captions with basic information (and additional facts) about a photo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO