Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Saiba | Ensino Superior


Por: Tory Helena

Quais os livros mais pedidos na Educação?

Plataforma Open Syllabus mapeia os livros mais requisitados na Educação

O que os futuros professores estão lendo na sua formação? Criada por pesquisadores da Universidade Columbia, a plataforma The Open Syllabus Project traz algumas pistas ao mapear 6 milhões de programas das disciplinas de instituições de Ensino Superior em 79 países. Mas atenção, não dá para generalizar: apesar do alcance, a plataforma prioriza publicações em língua inglesa e metade das informações é oriunda de universidades dos Estados Unidos. O levantamento revela, porém, tendências como o estudo das inteligências múltiplas. Comparando com o Brasil, há prevalência de livros instrumentais, que ensinam como fazer, explica a coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, Cristina Barelli. No Brasil, há mais espaço para obras sobre os fundamentos da Educação. Apesar da barreira da língua (o site está em inglês), olhar para o mapeamento desses títulos com autonomia é uma oportunidade rica, especialmente para o educador iniciante. 

OS MAIS PEDIDOS 
Os 6 títulos mais requeridos na Educação, segundo a base de dados

Ilustração: Nilson Cardoso

1) Planejamento para a compreensão
Jay McTighe e Grant Wiggins 
Disponível no Brasil, o livro apresenta, de forma prática, conceitos que ajudam o professor a pensar sobre o planejamento curricular de maneira intencional e a focar o ensino no aluno.

2) Research Methodes in Education 

Lawrence Manion e Louis Cohen 
Publicado originalmente em 1980, o livro mostra tanto a teoria quanto a aplicação prática de diversos métodos utilizados em pesquisas educacionais.

3) The First Days of School: How to Be an Effective Teacher 
Harry K. Wong 
O livro é uma espécie de guia ou manual para o professor iniciante, com dicas de como agir e dar os primeiros passos na prática docente. Foi publicado originalmente em 1998.

4) Inteligências Múltiplas
Howard Gardner 
Também disponível em português, apresenta a teoria de Gardner sobre as inteligências múltiplas, que rompeu com a ideia de que existe apenas um tipo de inteligência que deve ser valorizado na sala de aula. 

5) Elementary and Middle School Mathematics 
John van de Walle 
Focada no ensino da Matemática, a obra revela como as crianças aprendem a disciplina e também como o professor pode ensinar os conteúdos matemáticos por meio da resolução de problemas. 

6) Pedagogia do Oprimido 
Paulo Freire 
A obra mais conhecida do educador brasileiro, um dos mais citados no mundo no campo da Educação, foi publicada pela primeira vez há 50 anos e resume boa parte do pensamento freiriano.

OPEN SYLLABUS 
Conheça os autores mais citados e outras curiosidades sobre a plataforma

Informação de risco 
Não há dados do Brasil por que relatórios internacionais colocam o nosso país na lista de locais onde esse tipo de informação poderia trazer riscos para a comunidade acadêmica. 

Não disponível 
A lista também inclui outros países, como China, Hungria, México, Colômbia e Indonésia. 

Educação e liberdade 
O livro Ensinando a Transgredir: A educação como prática da liberdade, da pensadora americana bell hooks, é o mais frequentemente recomendado para ser lido conjuntamente com Pedagogia do Oprimido. 

Os mais populares 
Os quatro autores mais citados são William Shakespeare, o filósofo Platão, a educadora Diana Hacker e o também filósofo Aristóteles