Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Facebook, Whatsapp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas, para o context, input e output); Google Drive e Google Docs.
Optativas:
- Google Meet, Zoom ou Facebook (se houver a possibilidade de aula síncrona).
Nota: esta aula é simples de realizar de forma síncrona ou assíncrona, sem muita adaptação do plano original.
Context
Aulas assíncronas: explique que o objetivo da semana será: “To write an introduction about yourself.”
Poste o trailer de Auggie ou envie o link para os alunos assistirem.
Peça que eles respondam a essas perguntas sobre o livro e o filme:
1. What is his name?
2. Where is he going for the first time?
3. Why is he different?
4. How do the other children treat him?
Opcional: crie uma enquete usando o Google Forms, Mentimenter ou Survey Monkey. Se você estiver fazendo aulas assíncronas, pode usar os slides do plano original e compartilhar sua tela.
Input
Em outro post ou em uma mensagem no WhatsApp, publique o texto de introdução de Auggie (veja o Input original)

Escolha só o primeiro e o último parágrafo para que os alunos possam ler e trabalhar sozinhos. Solicite que leiam o texto e respondam às perguntas, em um Google Docs ou Google Forms. Veja o Google Doc disponível aqui.
Read the text and answer the questions:
1) How old is Auggie? a) seven years old b) 10 years old c) an old man.
2) What kind of food does he like? a) pizza b) carrots c) icecream
3) What hobbies does he have? He likes ____________.
4) Why doesn’t he feel ordinary? a) Children are afraid of him b) He is very smart c) He doesn’t like to play.
Peça aos alunos que enviem as respostas por mensagem privada. Por fim, escreva outro post ou envie um áudio no WhatsApp com as respostas das perguntas.
Nota: em aula assíncrona, dê um tempo para eles responderem e, em seguida, peça a participação individual dos alunos, ou coloque-os em breakout rooms para responderem às perguntas em grupos de 3 ou 4 alunos. Por fim, revise as respostas junto com eles.
Output
Os alunos precisam escrever sua própria introdução como a de Auggie (usando um modelo). Para tanto, sugerimos o modelo disponível aqui, mais simplificado, mas você também pode usar o modelo do plano original ou outro que achar melhor. Primeiramente, eles podem lhe enviar a introdução como mensagem privada, para que revise e eles possam corrigir qualquer erro. Por fim, eles devem compartilhar suas respostas na publicação do Facebook ou em um grupo de WhatsApp.
Nesta aula, é bem importante acompanhar os alunos com um feedback constante. Dê um tempo limitado para enviarem seus outputs. Sugira que todos façam o output ao mesmo tempo, em um dia e hora específicos (como se estivessem na aula presencial).
Feedback
Faça um resumo da semana. Por exemplo: “Great job this week everyone! This week, you read and analyzed a self introduction from the book “Wonder” and you wrote your own self-introductions.” What did you learn this week?
Os alunos podem responder no chat, compartilhando suas opiniões sobre a aula e o que eles aprenderam na semana, ou apenas responder aos comentários dos colegas.
Convite às famílias
Os alunos podem compartilhar seus textos com seus pais, responsáveis ou outros familiares, lendo-os em inglês e explicando o significado em português, caso seja necessário. Como atividade adicional, peça aos alunos que assistiam ao filme com suas famílias.