Plano de aula: Reavaliando os contos de fada através do gênero jornalístico

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills II

Sobre esta aula: Esta é a primeira parte de uma aula contendo duas partes

Preparação para esta aula: O professor deve clicar nos links abaixo para se familiarizar com a história trabalhada.

The true story of the three little pigs

As atividades para a turma se encontram nesses links:

Texto e atividades

Output Worksheet

Folha de resposta

MATERIAL COMPLEMENTAR: Para aprofundamento, vale a leitura do conto “The three little pigs” e um texto explicativo sobre o gênero jornalístico:

How to write a school news article

Context

Propósito: Contextualizar a origem do texto que será utilizado na unidade.

Expectativa: Que os alunos identifiquem os personagens na imagem e relembrem a história que ouviram alguma vez na infância.

Imagens retiradas do site Clipart Library.

Orientações: (7 minutos para este slide, 3 minutos para o próximo).Mostre o slide aos alunos e leia a frase do slide: You might know their story... Mostre as imagens e pergunte: What kind of animals are these? Os alunos responderão: pigs. Do you know these characters? Have you ever seen them somewhere? Os alunos responderão algo como: in a story, in a fairy tale

A maioria provavelmente já reconhecerá os personagens da história infantil “Three Little Pigs”. Continue a explorar as imagens, pois os elementos contidos nelas ajudarão aos alunos a recontar o clássico em inglês. Faça perguntas do tipo:

• What is the first pig holding? (Garden fork). What is he standing on? (Straw)
  • What is the second pig holding? (Bricks).
  • What is the third pig holding? (Wood).

Peça que os alunos recontem a história dos 3 porquinhos do melhor jeito que se lembrarem. Acesse este link para ler a história em inglês e se familiarizar com o vocabulário. Você pode fazer perguntas para ajudá-los a recontar a história, como:

• Why did the first pig build his house with straw? (Because he was lazy).
  • Why did the second pig build his house with wood? (He was also lazy).
  • Which pig was the smartest? (The third pig). Why? (Because he built a house with bricks).
  • What happened when the wolf arrived? (He wanted to eat the pigs).
  • How did the wolf destroy the houses? (By blowing hard on them. He huffed and puffed and blew them away).
  • Did the wolf manage to destroy all the houses? (No, just the first and the second house).
  • What happened to the first and second pig after the pig destroyed their houses? (They ran into the brick house).
  • Did the wolf manage to destroy the third house? (No). Why? (Because it was strong/ it was made of bricks).
  • Did the wolf give up when he couldn’t blow down the brick house? (No). How did he try to get in? (Climbing down the chimney).
  • What happened when the wolf climbed down the chimney? (The pigs had a pot of boiling water and burned the wolf).

Ressalte para a turma que, em muitas versões deste conto, os dois primeiros porquinhos são comidos pelo lobo, enquanto em outras eles apenas fogem para a casa do próximo irmão. Ao final deste recap, diga aos alunos enquanto passa para o próximo slide: “You know, all stories have more than one side, right? So you might know the little pigs’ version…