Atividade para impressão - Glossário
Plano de Aula
Plano de aula: Reavaliando os contos de fada através do gênero jornalístico
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills II
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira parte de uma aula contendo duas partes
Preparação para esta aula: O professor deve clicar nos links abaixo para se familiarizar com a história trabalhada.
The true story of the three little pigs
As atividades para a turma se encontram nesses links:
MATERIAL COMPLEMENTAR: Para aprofundamento, vale a leitura do conto “The three little pigs” e um texto explicativo sobre o gênero jornalístico:
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Contextualizar a origem do texto que será utilizado na unidade.
Expectativa: Que os alunos identifiquem os personagens na imagem e relembrem a história que ouviram alguma vez na infância.
Imagens retiradas do site Clipart Library.
Orientações: (7 minutos para este slide, 3 minutos para o próximo).Mostre o slide aos alunos e leia a frase do slide: You might know their story... Mostre as imagens e pergunte: What kind of animals are these? Os alunos responderão: pigs. Do you know these characters? Have you ever seen them somewhere? Os alunos responderão algo como: in a story, in a fairy tale
A maioria provavelmente já reconhecerá os personagens da história infantil “Three Little Pigs”. Continue a explorar as imagens, pois os elementos contidos nelas ajudarão aos alunos a recontar o clássico em inglês. Faça perguntas do tipo:
- What is the first pig holding? (Garden fork). What is he standing on? (Straw)
- What is the second pig holding? (Bricks).
- What is the third pig holding? (Wood).
Peça que os alunos recontem a história dos 3 porquinhos do melhor jeito que se lembrarem. Acesse este link para ler a história em inglês e se familiarizar com o vocabulário. Você pode fazer perguntas para ajudá-los a recontar a história, como:
- Why did the first pig build his house with straw? (Because he was lazy).
- Why did the second pig build his house with wood? (He was also lazy).
- Which pig was the smartest? (The third pig). Why? (Because he built a house with bricks).
- What happened when the wolf arrived? (He wanted to eat the pigs).
- How did the wolf destroy the houses? (By blowing hard on them. He huffed and puffed and blew them away).
- Did the wolf manage to destroy all the houses? (No, just the first and the second house).
- What happened to the first and second pig after the pig destroyed their houses? (They ran into the brick house).
- Did the wolf manage to destroy the third house? (No). Why? (Because it was strong/ it was made of bricks).
- Did the wolf give up when he couldn’t blow down the brick house? (No). How did he try to get in? (Climbing down the chimney).
- What happened when the wolf climbed down the chimney? (The pigs had a pot of boiling water and burned the wolf).
Ressalte para a turma que, em muitas versões deste conto, os dois primeiros porquinhos são comidos pelo lobo, enquanto em outras eles apenas fogem para a casa do próximo irmão. Ao final deste recap, diga aos alunos enquanto passa para o próximo slide: “You know, all stories have more than one side, right? So you might know the little pigs’ version…”
Context
Propósito: Contextualizar a origem do texto que será utilizado na unidade.
Expectativa: Que os alunos entendam o contexto da história que será trabalhada na aula.
Imagem retirada do site Clipart Library.
Orientações:
Esta atividade tem o tempo de 3 minutos. Termine a frase anterior lendo a frase deste slide: “But do you know the wolf’s side of the story?”. Diga aos alunos que, na aula de hoje, eles analisarão a história dos três porquinhos pelo ponto de vista do “vilão” da história, o lobo e que, segundo ele, tudo não passou de uma armação da mídia para incriminá-lo.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Explique aos alunos que a aula de hoje será uma introdução à versão do lobo sobre a tradicional história dos três porquinhos. Today, you will read and explore the Three Little Pigs from a different point of view.
Input
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Explorar a capa do livro e apresentar a história a ser trabalhada na aula.
Expectativa: Que os alunos identifiquem o gênero da capa (jornalístico).
Imagem retirada do site Amazon.
Orientações:
Esta atividade tem o tempo de 10 minutos. Antes de começar a leitura, mostre a imagem e explore os elementos do gênero jornalístico representado (columns, headline, image). Diga aos alunos: Pay attention to the template of this image. Does it look like a recipe? Does it look like a song? What does it look like? Os alunos responderão: A newspaper. Pergunte: What is the name of the newspaper? Os alunos responderão: Daily Wolf.
Explique aos alunos sobre o que é uma manchete. Diga: Headlines "sell" stories to readers, viewers and listeners by telling them what the story is about and grabbing their attention. A good headline tells you what the story is about and leaves you wanting to know more information. Pergunte aos alunos: What is the headline of the newspaper? Os alunos responderão: The true story of the 3 little pigs. Pergunte: Who is telling this version of the story? Os alunos responderão: A. Wolf (bonus points se eles entenderem a pegadinha com o nome A. Wolf/ a wolf). Mostre a imagem do lobo e pergunte: Who is that in the picture? Os alunos responderão: A. Wolf/ the wolf.
Explique à turma que esta, na verdade, é a capa do livro “The true story of the 3 little pigs”, e que A. Wolf é o personagem principal desta história. Pergunte aos alunos se conseguem identificar o nome do real autor da história na imagem (Jon Scieszka) e do ilustrador (Lane Smith). Chame a atenção para o fato de que o autor, para manter o espírito do estilo jornalístico, escolheu se colocar no papel do jornalista que apenas relata o depoimento de A. Wolf para o jornal onde trabalha.
Utilize a estratégia de antecipação para que os alunos ponderem sobre o que pode estar por vir: Why did the author choose to create a newspaper cover to this story? What do you think is the wolf’s version? Relembre aos alunos que, em algumas versões do conto dos três porquinhos, os dois primeiros irmãos são comidos pelo lobo. Pergunte: Do you think the wolf may be innocent? Do you think the three little pigs might be the bad guys?
Passe para o próximo slide e leia a introdução da história junto com os alunos.
Input
Propósito: Apresentar a introdução do texto e explorá-lo junto com a turma.
Expectativa: Que os alunos consigam ler e analisar o texto escolhido dentro do gênero proposto pelo autor.
Orientações:
Esta atividade tem o tempo de 10 minutos. Acesse o link e imprima The true story of the three little pigs para se familiarizar com o texto. Ainda não utilizaremos o texto na íntegra nesta aula mas, se preferir, você pode já imprimi-lo e fazer cópias para os alunos para a próxima aula. Apresente o vocabulário mais complicado (que pode ser impresso aqui). Você pode entregar para os alunos ou fixá-lo no quadro ou mural. Chame a atenção da turma para a palavra em caixa alta (SOMERSET) e pergunte: Do you know what Somerset is? It is a city in Pennsylvania (PA). Explique à turma que este é o primeiro parágrafo do artigo do jornal Daily Wolf. Diga: The first paragraph in a newspaper article is the most important one and it is called lead. Explique aos alunos que o lead tem a responsabilidade de carregar as informações mais importantes da notícia, que serão desdobradas no restante do texto: who, what, when, where and why. Aqui, você pode passar para o próximo slide e explicar os 5 Ws e depois voltar para este slide.
Diga aos alunos: Journalists use the five Ws to gather facts and write articles:
- Who? Tells who the article is about.
- What? Explains what event is being covered in the article.
- When? Tells when the event happened.
- Where? Tells where the event happened.
- Why? Explains why the event happened.
Faça a leitura analítica do parágrafo com a turma, ou seja: pare a leitura ao final das frases, ou parágrafos, e cheque com os alunos se estão conseguindo acompanhar a leitura. Segue abaixo uma sugestão de perguntas para fazer conforme a leitura do texto:
- Who went to court today? The wolf.
- Why did the wolf go to court? To defend himself.
- Why was the media shocked? Because they thought he would not testify.
- What was the wolf accused of? He was accused of murdering and eating two of the three little pigs.
- What is the third pig going to do after the criminal trial? He is going to start a civil trial.
- Why has the case been characterized as a media circus? (Open answer).
Diga aos alunos que o testemunho do lobo, que é a história do livro propriamente dita, será contada na próxima aula.
Input
Propósito: Apresentar as cinco questões básicas do lead jornalístico.
Expectativa: Que os alunos entendam os 5 Ws do lead para identificá-los no texto apresentado.
Orientações:
Esta atividade tem o tempo de 5 minutos. Use este slide para facilitar a compreensão da turma acerca das 5 perguntas respondidas em um lead jornalístico.
Explique à turma que todo texto jornalístico segue a regra básica dos 5 Ws. Diga aos alunos: Journalists use the five Ws to gather facts and write articles.
- Who? Tells who the article is about.
- What? Explains what event is being covered in the article.
- When? Tells when the event happened.
- Where? Tells where the event happened.
- Why? Explains why the event happened.
Output
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Identificar os elementos que compõem o lead do texto.
Expectativa: Que os alunos identifiquem os principais elementos do lead para compreender o texto.
Orientações:
Divida a turma em pares ou pequenos grupos. Apresente o quadro, que também está no handout, entregue à turma e explique que eles deverão identificar os 5 elementos principais do slide para completar o quadro.
As sugestões de resposta podem ser encontradas aqui. Ao final, cheque as respostas coletivamente e pergunte aos alunos se estão curiosos para conhecer a versão do lobo, que será contada na próxima lição.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas para troca de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook etc.);
- YouTube;
- Navegador web (Firefox, Chrome, Safari, Explorer etc.).
Optativas:
- Zoom ou Google Meet;
- Google Sheets ou Mentimeter;
- Padlet, Flipgrid.
Context
Para familiarizar a turma com o tema da lesson, compartilhe com antecedência o vídeo The Three Little Pigs, disponível aqui. A maioria dos alunos deve conhecer a história desde a infância, mas é interessante relembrá-la, pois ajudará a entender o texto trabalhado nesta aula.
Envie aos alunos as perguntas do slide e peça que as respondam de acordo com a história. Eles podem levar as anotações para uma aula síncrona, ou enviá-las através do Google Sheets ou do Mentimeter.
Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, WhatsApp ou Google Meet, comece conversando com os alunos sobre suas impressões do vídeo e da história. Em seguida, apresente o segundo slide de Context e pergunte: Do you know the wolf’s side of the story?
Explique aos alunos, então, que o objetivo das duas próximas lessons é analisar um conto clássico por uma perspectiva diferente.
Siga as instruções do slide para analisar as ilustrações e a introdução do texto “The True Story of the Three Little Pigs”, disponível aqui, junto com os alunos. Compartilhe com a turma o glossário disponível aqui para ajudar na compreensão.
No primeiro parágrafo, ou lead, explore o estilo jornalístico do texto com os alunos. Para isso, siga as instruções do Input e compartilhe o vídeo disponível aqui para auxiliar na apresentação do gênero.
Output
Divida a turma em pequenos grupos. Siga as instruções do slide e dê a cada grupo uma tabela (disponíveis aqui) para preencher. Estipule um prazo para os alunos discutirem o texto e completarem a tabela. Os resultados podem ser compartilhados em um debate, em uma aula síncrona.
Em caso de aula assíncrona, você pode enviar as perguntas do Output através de um formulário no Google Sheets ou no Mentimeter, e pedir que os alunos se reúnam em pequenos grupos para discutir os tópicos.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Reveja os pontos aprendidos e termine a aula perguntando aos alunos: Which side do you believe: the pigs’ or the wolf’s?
Convite às famílias
Você pode pedir aos alunos que contem para um membro da família a versão do lobo. Em seguida, peça ao aluno que registre as reações e pergunte se esse parente conhece outras versões dessa ou de outras histórias. As informações podem ser compartilhadas em murais virtuais, como o Padlet ou o Flipgrid.
Contents
- INPUT: Cover and introduction of book “The true story of the three little pigs”
- OUTPUT: Identifying the elements of the lead
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
(EF06LI26) Avaliar, problematizando elementos/ produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela sociedade brasileira/ comunidade.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Roberta Calabre
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes