Atividade para impressão - Glossário
Plano de Aula
Plano de aula: Reavaliando os contos de fada através do gênero jornalístico
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills II
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira parte de uma aula contendo duas partes
Preparação para esta aula: O professor deve clicar nos links abaixo para se familiarizar com a história trabalhada.
The true story of the three little pigs
As atividades para a turma se encontram nesses links:
MATERIAL COMPLEMENTAR: Para aprofundamento, vale a leitura do conto “The three little pigs” e um texto explicativo sobre o gênero jornalístico:
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Contextualizar a origem do texto que será utilizado na unidade.
Expectativa: Que os alunos identifiquem os personagens na imagem e relembrem a história que ouviram alguma vez na infância.
Imagens retiradas do site Clipart Library.
Orientações: (7 minutos para este slide, 3 minutos para o próximo).Mostre o slide aos alunos e leia a frase do slide: You might know their story... Mostre as imagens e pergunte: What kind of animals are these? Os alunos responderão: pigs. Do you know these characters? Have you ever seen them somewhere? Os alunos responderão algo como: in a story, in a fairy tale
A maioria provavelmente já reconhecerá os personagens da história infantil “Three Little Pigs”. Continue a explorar as imagens, pois os elementos contidos nelas ajudarão aos alunos a recontar o clássico em inglês. Faça perguntas do tipo:
- What is the first pig holding? (Garden fork). What is he standing on? (Straw)
- What is the second pig holding? (Bricks).
- What is the third pig holding? (Wood).
Peça que os alunos recontem a história dos 3 porquinhos do melhor jeito que se lembrarem. Acesse este link para ler a história em inglês e se familiarizar com o vocabulário. Você pode fazer perguntas para ajudá-los a recontar a história, como:
- Why did the first pig build his house with straw? (Because he was lazy).
- Why did the second pig build his house with wood? (He was also lazy).
- Which pig was the smartest? (The third pig). Why? (Because he built a house with bricks).
- What happened when the wolf arrived? (He wanted to eat the pigs).
- How did the wolf destroy the houses? (By blowing hard on them. He huffed and puffed and blew them away).
- Did the wolf manage to destroy all the houses? (No, just the first and the second house).
- What happened to the first and second pig after the pig destroyed their houses? (They ran into the brick house).
- Did the wolf manage to destroy the third house? (No). Why? (Because it was strong/ it was made of bricks).
- Did the wolf give up when he couldn’t blow down the brick house? (No). How did he try to get in? (Climbing down the chimney).
- What happened when the wolf climbed down the chimney? (The pigs had a pot of boiling water and burned the wolf).
Ressalte para a turma que, em muitas versões deste conto, os dois primeiros porquinhos são comidos pelo lobo, enquanto em outras eles apenas fogem para a casa do próximo irmão. Ao final deste recap, diga aos alunos enquanto passa para o próximo slide: “You know, all stories have more than one side, right? So you might know the little pigs’ version…”
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO