Mapa Grécia antiga
Plano de Aula
Plano de aula: Grécia antiga e domínios territoriais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação da Grécia antiga
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Imagens, mapa, texto, uma folha de papel 40kg, pincel, durex e quadro.
Material complementar:
Mapa - Grécia Antiga
Conjunto de imagens - Grécia Antiga
Mapa-múndi
Trecho sobre a Hélade
O território grego era chamado de Hélade. Ele não constituía uma unidade política, mas sim cultural.
Modelo de mapa
Para você saber mais:
FERREIRA, José Ribeiro. Génese e consolidação da ideia de europa. Disponível em :https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/h%C3%A9lade_pan_helenismo_e_identidade_hel%C3%A9nica . Acesso em: 12 de março de 2019. p. 15
Revista História Viva. Dossiê sobre o nascimento da democracia: O governo do “povo” de Atenas que inspirou os valores e a política do mundo moderno. São Paulo, ano V, n 58.
RODRIGUES, Pedro Eurico. Grécia Antiga. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/grecia-antiga/. Acesso em: 24 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender a extensão territorial da Grécia Antiga. Nesta etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:
Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.
Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG
Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.
Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.
Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf
Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:
Comparando a Grécia atual com a Antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?
É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde à atual, pois a antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.
Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?
Contexto
Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:
Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.
Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG
Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.
Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.
Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf
Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa-múndi em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:
Comparando a Grécia atual com a Antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?
É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde à atual, pois a Antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.
Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?
Contexto
Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:
Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.
Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG
Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.
Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.
Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf
Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa europeu em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:
Comparando a Grécia atual com a antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?
É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde com a atual, pois a antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.
Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?
Contexto
Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:
Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.
Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG
Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.
Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.
Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf
Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa europeu em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:
Comparando a Grécia atual com a Antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?
É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde com a atual, pois a antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.
Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?
Contexto
Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:
Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.
Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG
Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.
Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.
Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf
Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa europeu em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:
Comparando a Grécia atual com a Antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?
É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde à atual, pois a antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.
Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Apresente para os alunos o texto sobre a Hélade. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ndk7vKmC4Xw3ksbHuYjpNSxMFa6xbxm27guk3yuyNc6HTN4FA9KepN4mVmTp/his6-10und01-trecho-sobre-a-helade.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura do texto. Não é necessário desfazer os trios. Em seguida, os trios devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando suas respostas no caderno.
- O que determinava na Grécia Antiga alguém ser identificado como grego?
- Com base na sua compreensão sobre o território da Grécia Antiga e a Hélade podemos afirmar que a Grécia era unificada, ou seja, estava localizada em um único território?
A expectativa é que afirmem que o que definia alguém ser grego eram aspectos culturais, ou seja, a língua, religião e costumes.
É esperado que na segunda pergunta cheguem à conclusão que a Grécia Antiga não possuía unidade territorial, o que existia era uma identificação cultural comum.
Caso não cheguem às respostas esperadas, direcione-os realizando as perguntas abaixo:
- Os gregos possuíam unidade territorial? O que era a Hélade?
Para você saber mais: A Hélade não representava uma unidade política, mas cultural. Os gregos entendiam-se como parte de uma mesma cultura. Logo, a língua, a religião e os costumes os definiam como único povo, independente do espaço territorial que ocupassem. Segue algumas indicações que oferecem um entendimento maior a respeito da temática.
FERREIRA, José Ribeiro. Génese e consolidação da ideia de europa. Disponível em :https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/h%C3%A9lade_pan_helenismo_e_identidade_hel%C3%A9nica . Acesso em: 12 de março de 2019. p. 15
Revista História Viva. Dossiê sobre o nascimento da democracia: O governo do “povo” de Atenas que inspirou os valores e a política do mundo moderno.
São Paulo, ano V, n. 58.
RODRIGUES, Pedro Eurico. Grécia antiga. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/grecia-antiga/. Acesso em: 24 de março de 2019.
Problematização
Orientações: Apresente para os alunos o texto sobre a Hélade. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ndk7vKmC4Xw3ksbHuYjpNSxMFa6xbxm27guk3yuyNc6HTN4FA9KepN4mVmTp/his6-10und01-trecho-sobre-a-helade.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura do texto. Não é necessário desfazer os trios. Em seguida, os trios devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando suas respostas no caderno.
- O que determinava na Grécia Antiga alguém ser identificado como grego?
- Com base na sua compreensão sobre o território da Grécia Antiga e a Hélade podemos afirmar que a Grécia era unificada, ou seja, estava localizada em um único território?
A expectativa é que afirmem que o que definia alguém ser grego eram aspectos culturais, ou seja, língua, religião e costumes.
É esperado que na segunda pergunta cheguem à conclusão que a Grécia Antiga não possuía unidade territorial, o que existia era uma identificação cultural comum.
Caso não cheguem às respostas esperadas, direcione-os realizando as perguntas abaixo:
- Os gregos possuíam unidade territorial? O que era a Hélade?
Para você saber mais: A Hélade não representava uma unidade política, mas cultural. Os gregos entendiam-se como parte de uma mesma cultura. Logo, a língua , a religião e os costumes os definiam como único povo, independente do espaço territorial que ocupassem. Segue algumas indicações que oferecem um entendimento maior a respeito da temática.
FERREIRA, José Ribeiro. Génese e consolidação da ideia de europa. Disponível em :https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/h%C3%A9lade_pan_helenismo_e_identidade_hel%C3%A9nica . Acesso em: 12 de março de 2019. p. 15
Revista História Viva. Dossiê sobre o nascimento da democracia: O governo do “povo” de Atenas que inspirou os valores e a política do mundo moderno.
São Paulo, ano V, n. 58.
RODRIGUES, Pedro Eurico. Grécia antiga. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/grecia-antiga/. Acesso em: 24 de mar de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Não é necessário desfazer os trios. A turma irá construir um mapa informativo.
Apresente para os alunos um mapa da Grécia Antiga desenhado em uma folha de papel 40kg. Você pode levar o mapa pronto ou pedir, antecipadamente, para que algum aluno desenhe. Fixe o mapa no quadro.
Atenção: O mapa não pode conter os nomes das cidades, ele deve apenas limitar as dimensões territoriais, ou seja, ele estará sem informações. Modelo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3GUzdJWFaPbJ2Dpe9nDfpXPeC5S3egpnqJMgvXB3zPA5cNtMwHJWmZ2ShC9n/his6-10und01-modelo-de-mapa.pdf
Retome o mapa da Grécia Antiga apresentado na Contextualização deste plano de aula e o exponha novamente para os alunos. Solicite que escolham uma cidade Grega. Peça para que pesquisem na internet ou biblioteca da escola as características culturais, políticas, econômicas ou sociais da cidade escolhida. Em seguida, eles devem anotar em post-its as características.
Cada trio deverá escrever o nome da cidade que escolheu no mapa desenhado na folha de papel 40kg e fixar o post-it elaborado na mesma direção da localização geográfica da cidade.
Ao término peça para que um aluno leia o mapa. O mapa poderá ficar de exposição no mural da sala.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Google Maps, Google Street Views, Mentimeter, Google Formulários, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a extensão territorial da Grécia Antiga.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize o mapa “Colonização Grécia Antiga” e o documento com as três fotografias de cidades gregas. Os alunos devem analisar e registrar (no caderno ou em outras mídias que fazem uso, como o Google sala de aula):
- Observando a imagem e as legendas, do que se trata o mapa?
- Em quais continentes encontram-se as cidades gregas das fotografias?
- Há elementos comuns nessas 3 cidades?
Disponibilize o mapa da Europa atual. Eles devem analisar e registrar:
- Comparando a Grécia atual com a Antiga, a que conclusões é possível chegar a respeito do seu território?
Indique o uso do Google Maps (disponível aqui) para mais visualizações dos continentes e, nele, solicite que ativem o Google Street Views (veja como usá-lo aqui), caso desejem explorar outras perspectivas das regiões e cidades mencionadas.
Problematização
Disponibilize o texto sobre a Hélade. Oriente-os a fazer uma leitura atenta, até mesmo em voz alta (é necessário praticá-la também em casa) e responder, por escrito:
- O que determinava, na Grécia Antiga, alguém ser identificado como grego?
- Com base na sua compreensão sobre o território da Grécia Antiga e a Hélade, podemos afirmar que a Grécia era unificada, ou seja, estava localizada em um único território?
Oriente-os assim a chegar a uma conclusão sobre os elementos de identificação dos considerados gregos e seus territórios. Para que interajam com os colegas a respeito das conclusões, organize um quiz no Mentimeter ou agende um momento de videoconferência.
Sistematização
Disponibilize o mapa com o antigo território da Grécia e, se possível, oriente a escolha dos alunos quanto a uma das cidades, visando que todas sejam contempladas. Você pode criar uma lista de atribuição com as cidades e alunos responsáveis por pesquisá-las, o Google Formulários pode ser útil quanto a isso (veja aqui como usá-lo).
Oriente-os a criar os textos informativos a respeito destas cidades e, se possível, encontrar imagens referentes a elas. Este material pode ser postado em um mural virtual colaborativo, que pode ser criado no Padlet. Permita o acesso, edição e interação dos alunos (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Podem conhecer mais sobre as influências dos antigos gregos em sociedades da atualidade, assistindo ao interessante vídeo educativo: “O Legado Grego: As Principais Heranças Culturais Deixadas pelos Gregos - História Antiga”. Foca na História. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Moura
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. Domínios e expansão das culturas grega e romana. Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, Cidades-Estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI10 Explicar a formação da Grécia Antiga com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
Palavras-chave: Grécia Antiga. Hélade. Território.