Kleroteria para eleição
Plano de Aula
Plano de aula: A ideia de democracia na Grécia antiga
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania na antiguidade greco-romana
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI12, “Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha, dicionário e uma tira de papel sulfite para cada aluno (com cerca de 15 centímetros de altura). Material complementar impresso ou projetor multimídia. Uma kleroteria impressa, um dado de cores e um dado de letras gregas (Material complementar)
Antes de iniciar o plano de aula, imprima o arquivo “Kleroteria para impressão”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3J5uHYKchyn9gRc3uvQDXbKKuzEsKfSkRVRjzY2nkMY5yewNDvewuDFk6Zc5/his6-12und01-kleroteria-para-eleicao.pdf Acesso em: 5/3/2019. Imprima também um “dado para impressão - cores”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTtQNMJYFkYytGaMaHMA2WkyvvpRzGgkhafAkytacsXKdSjMmduZBtNv7njb/his6-12und01-dado-para-impressao-cores.pdf Acesso em: 5/3/2019 e um “dado para impressão - letras gregas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3UrKJgzUAPtVmKP7NH7W6tE2PcXQUjy6tHa43NWhTRSz4yfp6hnmPxH74Xb3/his6-12und01-dado-para-impressao-letras-gregas.pdf Acesso em: 5/3/2019. Cole cada impressão de dado sobre uma cartolina e recorte-a no perímetro do dado. Em seguida, dobre e cole os dados.
Material complementar:
Kleroteria para impressão
Dado para impressão - cores
Dado para impressão - letras gregas
Imagem urna eleitoral brasileira
Imagem manchete do site da Agência Brasil (EBC), disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-03/em-buenos-aires-guaido-defende-mobilizacao-em-favor-da-democracia Acesso em: 5/3/2019.
Texto 1 - A democracia
Texto 2 - A assembleia
Imagem da Colina de Pnyx
Texto 3 - Conselho dos 500 - Bulé
Imagem de kleroteria e sua legenda
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais: A democracia ateniense é considerada uma democracia direta, dela participavam todos aqueles que eram considerados cidadãos.
A assembleia e o Conselho dos 500, também chamado bulé, eram as duas principais instituições administrativas de Atenas. A assembleia era a instituição máxima da democracia ateniense. A bulé era composta, no início, de 400 membros, mas passou a ter 500, daí o nome “Conselho dos 500”. Os membros da bulé era sorteados entre os cidadão atenienses por meio da kleroteria e tinham um mandato temporário, não podendo ocupar o cargo por mais de uma vez. A bulé propunha o que seria debatido na assembleia e cuidava da administração da cidade.
REIS, Maria Dulce. Democracia grega: A antiga Atenas (século V. a.C.). Sapere Aude, PUC-MG. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/viewFile/17648/13398 Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. História e historiografia da democracia ateniense. Tempo (Niterói, online) | Vol. 22 n. 41. p.592-598, set-dez., 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v22n41/1413-7704-tem-22-41-00592.pdf Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. UFF. Disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 5/3/2019.
ROSSET, Luciano. A democracia ateniense: filha de sua História, filha de sua época. Revista de Cultura Teológica - v. 16 - n. 64 - JUL/SET 2008. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/viewFile/15535/11601 Acesso em: 5/3/2019.
MELO, Gabriel da Silva. Mercadores e comerciantes na democracia ateniense, 431-322 a.C. UFF, 2015. Disponível em http://www.historia.uff.br/stricto/td/1955.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Democracia antiga direta e moderna representativa - Seed - Paraná. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_hist_pdp_carla_stiegler.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Filme A História da democracia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3yVRkvP-w4 Acesso em: 5/3/2019. O documentário analisa a democracia na antiga Atenas.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Organize a sala em trios. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio, ou projete para toda a turma, a imagem da urna eleitoral brasileira, fonte: EBC, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-09/eleicoes-2016-quase-30-dos-eleitores-nao-tem-ensino-fundamental-completo Acesso em: 5/3/2019; e a imagem da manchete do site da Agência Brasil “Em Buenos Aires, Guaidó defende mobilização em favor da democracia”, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-03/em-buenos-aires-guaido-defende-mobilizacao-em-favor-da-democracia Acesso em: 5/3/2019.
Em seguida, projete ou entregue impresso para cada trio, as questões do slide a seguir. Dê cerca de 8 minutos para os estudantes debaterem e anotarem suas conclusões. Quando todos terminarem, solicite que dois grupos, voluntariamente, apresentem suas discussões para os demais alunos. É esperado
que os estudantes do 6º ano tenham alguma noção de democracia. É possível que respondam que democracia é o poder do povo e que “viver democraticamente” é saber ouvir os outros e seguir as decisões da maioria. Não existe uma resposta fechada para estas perguntas, deixe que os estudantes construam sua respostas.
Como adequar à sua realidade: Você pode, após executar este plano de aula, apresentar trechos do documentário A História da democracia, sobretudo do minuto 9 até os 15 minutos. Neste trecho, são apresentadas as principais instituições da democracia grega, a assembleia e a bulé, e a kleroteria. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3yVRkvP-w4 Acesso em: 5/3/2019.
Caso o município onde sua escola esteja localizada possua uma discussão em debate, como a proposta de uma lei, por exemplo, você pode promover um debate sobre esta discussão. Divida os estudantes em dois grupos e solicite que um grupo defenda um lado da proposta e o outro grupo, o oposto. Antes
do debate, permita que os estudantes pesquisem sobre o tema que debaterão.
Para você saber mais: A democracia ateniense é considerada uma democracia direta, dela participavam todos aqueles que eram considerados cidadãos.
A assembleia e o Conselho dos 500, também chamado bulé, eram as duas principais instituições administrativas de Atenas. A assembleia era a instituição máxima da democracia ateniense. A bulé era composta, no início, de 400 membros, mas passou a ter 500, daí o nome “Conselho dos 500”. Os membros da bulé era sorteados entre os cidadão atenienses por meio da kleroteria e tinham um mandato temporário, não podendo ocupar o cargo por mais de uma vez. A bulé propunha o que seria debatido na assembleia e cuidava da administração da cidade.
REIS, Maria Dulce. Democracia grega: A antiga Atenas (século V. a.C.). Sapere Aude, PUC-MG. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/viewFile/17648/13398 Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. História e historiografia da democracia ateniense. Tempo (Niterói, online) | Vol. 22 n. 41. p.592-598, set-dez., 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v22n41/1413-7704-tem-22-41-00592.pdf Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. UFF. Disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 5/3/2019.
ROSSET, Luciano. A democracia ateniense: filha de sua História, filha de sua época. Revista de Cultura Teológica - v. 16 - n. 64 - JUL/SET 2008. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/viewFile/15535/11601 Acesso em: 5/3/2019.
MELO, Gabriel da Silva. Mercadores e comerciantes na democracia ateniense, 431-322 a.C. UFF, 2015. Disponível em http://www.historia.uff.br/stricto/td/1955.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Democracia antiga direta e moderna representativa - Seed - Paraná. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_hist_pdp_carla_stiegler.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Filme A História da democracia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3yVRkvP-w4 Acesso em: 5/3/2019. O documentário analisa a democracia na antiga Atenas.
Contexto
Orientações: Organize a sala em trios. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio, ou projete para toda a turma, a imagem da urna eleitoral brasileira, fonte: EBC, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-09/eleicoes-2016-quase-30-dos-eleitores-nao-tem-ensino-fundamental-completo Acesso em: 5/3/2019; e a imagem da manchete do site da Agência Brasil “Em Buenos Aires, Guaidó defende mobilização em favor da democracia”, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-03/em-buenos-aires-guaido-defende-mobilizacao-em-favor-da-democracia Acesso em: 5/3/2019.
Em seguida, projete ou entregue impresso para cada trio, as questões do slide a seguir. Dê cerca de 8 minutos para os estudantes debaterem e anotarem suas conclusões. Quando todos terminarem, solicite que dois grupos, voluntariamente, apresentem suas discussões para os demais alunos. É esperado
que os estudantes do 6º ano tenham alguma noção de democracia. É possível que respondam que democracia é o poder do povo e que “viver democraticamente” é saber ouvir os outros e seguir as decisões da maioria. Não existe uma resposta fechada para estas perguntas, deixe que os
estudantes construam sua respostas.
Como adequar à sua realidade: Você pode, após executar este plano de aula, apresentar trechos do documentário A História da democracia, sobretudo do minuto 9 até os 15 minutos. Neste trecho, são apresentadas as principais instituições da democracia grega, a assembleia e a bulé, e a kleroteria. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3yVRkvP-w4 Acesso em: 5/3/2019.
Caso o município onde sua escola esteja localizada possua uma discussão em debate, como a proposta de uma lei, por exemplo, você pode promover um debate sobre esta discussão. Divida os estudantes em dois grupos e solicite que um grupo defenda um lado da proposta e o outro grupo, o oposto. Antes
do debate, permita que os estudantes pesquisem sobre o tema que debaterão.
Para você saber mais: A democracia ateniense é considerada uma democracia direta, dela participavam todos aqueles que eram considerados cidadãos.
A assembleia e o Conselho dos 500, também chamado bulé, eram as duas principais instituições administrativas de Atenas. A assembleia era a instituição máxima da democracia ateniense. A bulé era composta, no início, de 400 membros, mas passou a ter 500, daí o nome “Conselho dos 500”. Os membros da bulé era sorteados entre os cidadão atenienses por meio da kleroteria e tinham um mandato temporário, não podendo ocupar o cargo por mais de uma vez. A bulé propunha o que seria debatido na assembleia e cuidava da administração da cidade.
REIS, Maria Dulce. Democracia grega: A antiga Atenas (século V. a.C.). Sapere Aude, PUC-MG. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/viewFile/17648/13398 Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. História e historiografia da democracia ateniense. Tempo (Niterói, online) | Vol. 22 n. 41. p.592-598, set-dez., 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v22n41/1413-7704-tem-22-41-00592.pdf Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. UFF. Disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 5/3/2019.
ROSSET, Luciano. A democracia ateniense: filha de sua História, filha de sua época. Revista de Cultura Teológica - v. 16 - n. 64 - JUL/SET 2008. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/viewFile/15535/11601 Acesso em: 5/3/2019.
MELO, Gabriel da Silva. Mercadores e comerciantes na democracia ateniense, 431-322 a.C. UFF, 2015. Disponível em http://www.historia.uff.br/stricto/td/1955.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Democracia antiga direta e moderna representativa - Seed - Paraná. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_hist_pdp_carla_stiegler.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Filme A História da democracia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3yVRkvP-w4 Acesso em: 5/3/2019. O documentário analisa a democracia na antiga Atenas.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Disponibilize para cada trio o texto 1 - “A democracia ”Fonte: Ancient History Encyclopedia, disponível em https://www.ancient.eu/Athenian_Democracy/ Acesso em: 5/3/2019, o texto 2 - A assembleia, Fonte: Ancient History Encyclopedia, disponível em https://www.ancient.eu/Athenian_Democracy/ Acesso em: 5/3/2019; o texto 3, “Conselho dos 500 - Bulé”, fonte: Universidade de Lisboa, disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras2/links/inst_dem.htm Acesso em: 5/3/2019; a imagem da Colina de Pnyx, disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Pnyx-berg2.png Acesso em: 5/3/2019; e a imagem da kleroteria e sua legenda, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T6eJAQrVxcq5fCGcZFtfpnx5Qaf9Bsdfw2zEG7Q554NTbRbFX99M9RCU9ab4/his6-12und01-imagem-kleroteria-e-sua-legenda.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Em seguida, entregue às questões do slide 10 para cada trio e peça para que os trios iniciem a atividade. Durante a sua execução, passe pelos trios, auxiliando-os. É esperado que os estudantes identifiquem que a palavra democracia tem origem na Grécia Antiga e que ela consistia na participação
dos cidadãos nas decisões da cidade. É esperado que os estudantes identifiquem que a assembleia e a bulé eram as principais instituições da democracia ateniense. Da assembleia podiam participar todos aqueles que eram considerados cidadãos, a assembleia era a instância máxima das decisões da cidade.
A bulé era uma instituição auxiliar da assembleia, dela participavam 500 cidadãos, sorteados pela kleroteria.
Quando todos os trios terminarem solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos da turma.
Para você saber mais: A democracia ateniense é considerada uma democracia direta, dela participavam todos aqueles que eram considerados cidadãos.
A assembleia e o Conselho dos 500, também chamado bulé, eram as duas principais instituições administrativas de Atenas. A assembleia era a instituição máxima da democracia ateniense. A bulé era composta, no início, de 400 membros, mas passou a ter 500, daí o nome “Conselho dos 500”. Os membros da bulé era sorteados entre os cidadão atenienses através da kleroteria e tinham um mandato temporário, não podendo ocupar o cargo por mais de uma vez. A bulé propunha o que seria debatido na assembleia e cuidava da administração da cidade.
REIS, Maria Dulce. Democracia Grega: A antiga Atenas (século V. a.C.). Sapere Aude, PUC-MG. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/viewFile/17648/13398 Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. História e historiografia da democracia ateniense. Tempo (Niterói, online) | Vol. 22 n. 41. p.592-598, set-dez., 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v22n41/1413-7704-tem-22-41-00592.pdf Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. UFF. Disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 5/3/2019.
ROSSET, Luciano. A democracia ateniense: filha de sua História, filha de sua época. Revista de Cultura Teológica - v. 16 - n. 64 - JUL/SET 2008. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/viewFile/15535/11601 Acesso em: 5/3/2019.
MELO, Gabriel da Silva. Mercadores e comerciantes na democracia ateniense, 431-322 a.C. UFF, 2015. Disponível em http://www.historia.uff.br/stricto/td/1955.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Democracia antiga direta e moderna representativa - Seed - Paraná. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_hist_pdp_carla_stiegler.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Filme A História da democracia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3yVRkvP-w4 Acesso em: 5/3/2019. O documentário analisa a democracia na antiga Atenas.
Problematização
Orientações: Disponibilize para cada trio o texto 1 - “A democracia ”. Fonte: Ancient History Encyclopedia, disponível em https://www.ancient.eu/Athenian_Democracy/ Acesso em: 5/3/2019, o texto 2 - A assembleia, Fonte: Ancient History Encyclopedia, disponível em https://www.ancient.eu/Athenian_Democracy/ Acesso em: 5/3/2019; o texto 3, “Conselho dos 500 - Bulé”, fonte: Universidade de Lisboa, disponível
em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras2/links/inst_dem.htm Acesso em: 5/3/2019; a imagem da Colina de Pnyx, disponível
em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Pnyx-berg2.png acesso em 05/03/2019; e a imagem da Kleroteria e sua legenda, disponível
em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T6eJAQrVxcq5fCGcZFtfpnx5Qaf9Bsdfw2zEG7Q554NTbRbFX99M9RCU9ab4/his6-12und01-imagem-kleroteria-e-sua-legenda.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Em seguida, entregue às questões do slide 10 para cada trio e peça para que os trios iniciem a atividade. Durante a sua execução, passe pelos trios, auxiliando-os. É esperado que os estudantes identifiquem que a palavra democracia tem origem na Grécia Antiga e que ela consistia na participação
dos cidadãos nas decisões da cidade. É esperado que os estudantes identifiquem que a assembleia e a bulé eram as principais instituições da democracia ateniense. Da assembleia podiam participar todos aqueles que eram considerados cidadãos, a assembleia era a instância máxima das decisões da cidade.
A bulé era uma instituição auxiliar da assembleia, dela participavam 500 cidadãos, sorteados pela kleroteria.
Quando todos os trios terminarem solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos da turma.
Para você saber mais: A democracia ateniense é considerada uma democracia direta, dela participavam todos aqueles que eram considerados cidadãos.
A assembleia e o Conselho dos 500, também chamado bulé, eram as duas principais instituições administrativas de Atenas. A assembleia era a instituição máxima da democracia ateniense. A bulé era composta, no início, de 400 membros, mas passou a ter 500, daí o nome “Conselho dos 500”. Os membros da bulé era sorteados entre os cidadão atenienses por meio da kleroteria e tinham um mandato temporário, não podendo ocupar o cargo por mais de uma vez. A bulé propunha o que seria debatido na assembleia e cuidava da administração da cidade.
REIS, Maria Dulce. Democracia grega: A antiga Atenas (século V. a.C.). Sapere Aude, PUC-MG. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/viewFile/17648/13398 Acesso em 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. História e historiografia da democracia ateniense. Tempo (Niterói, online) | Vol. 22 n. 41. p.592-598, set-dez., 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v22n41/1413-7704-tem-22-41-00592.pdf Acesso em 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. UFF. Disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 5/3/2019.
ROSSET, Luciano. A democracia ateniense: filha de sua História, filha de sua época. Revista de Cultura Teológica - v. 16 - n. 64 - JUL/SET 2008. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/viewFile/15535/11601 Acesso em: 5/3/2019.
MELO, Gabriel da Silva. Mercadores e comerciantes na democracia ateniense, 431-322 a.C. UFF, 2015. Disponível em http://www.historia.uff.br/stricto/td/1955.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Democracia antiga direta e moderna representativa - Seed - Paraná. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_hist_pdp_carla_stiegler.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Filme A História da democracia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3yVRkvP-w4 Acesso em: 5/3/2019. O documentário analisa a democracia na antiga Atenas.
Problematização
Orientações: Disponibilize para cada trio o texto 1 - “A democracia ”. Fonte: Ancient History Encyclopedia, disponível em https://www.ancient.eu/Athenian_Democracy/ Acesso em: 5/3/2019, o texto 2 - A assembleia, Fonte: Ancient History Encyclopedia, disponível em https://www.ancient.eu/Athenian_Democracy/ Acesso em: 5/3/2019; o texto 3, “Conselho dos 500 - Bulé”, fonte: Universidade de Lisboa, disponível
em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras2/links/inst_dem.htm Acesso em: 5/3/2019; a imagem da Colina de Pnyx, disponível
em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Pnyx-berg2.png Acesso em: 5/3/2019; e a imagem da Kleroteria e sua legenda, disponível
em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T6eJAQrVxcq5fCGcZFtfpnx5Qaf9Bsdfw2zEG7Q554NTbRbFX99M9RCU9ab4/his6-12und01-imagem-kleroteria-e-sua-legenda.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Em seguida, entregue às questões do slide 10 para cada trio e peça para que os trios iniciem a atividade. Durante a sua execução, passe pelos trios, auxiliando-os. É esperado que os estudantes identifiquem que a palavra democracia tem origem na Grécia Antiga e que ela consistia na participação
dos cidadãos nas decisões da cidade. É esperado que os estudantes identifiquem que a assembleia e a bulé eram as principais instituições da democracia ateniense. Da assembleia podiam participar todos aqueles que eram considerados cidadãos, a assembleia era a instância máxima das decisões da cidade.
A bulé era uma instituição auxiliar da assembleia, dela participavam 500 cidadãos, sorteados pela kleroteria.
Quando todos os trios terminarem solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos da turma.
Para você saber mais: A democracia ateniense é considerada uma democracia direta, dela participavam todos aqueles que eram considerados cidadãos.
A assembleia e o Conselho dos 500, também chamado bulé, eram as duas principais instituições administrativas de Atenas. A assembleia era a instituição máxima da democracia ateniense. A bulé era composta, no início, de 400 membros, mas passou a ter 500, daí o nome “Conselho dos 500”. Os membros da bulé era sorteados entre os cidadão atenienses através da kleroteria e tinham um mandato temporário, não podendo ocupar o cargo por mais de uma vez. A bulé propunha o que seria debatido na assembleia e cuidava da administração da cidade.
REIS, Maria Dulce. Democracia grega: A antiga Atenas (século V. a.C.). Sapere Aude, PUC-MG. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/viewFile/17648/13398 Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. História e historiografia da democracia ateniense. Tempo (Niterói, online) | Vol. 22 n. 41. p.592-598, set-dez., 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v22n41/1413-7704-tem-22-41-00592.pdf Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. UFF. Disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 5/3/2019.
ROSSET, Luciano. A democracia ateniense: filha de sua História, filha de sua época. Revista de Cultura Teológica - v. 16 - n. 64 - JUL/SET 2008. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/viewFile/15535/11601 Acesso em: 5/3/2019.
MELO, Gabriel da Silva. Mercadores e comerciantes na democracia ateniense, 431-322 a.C. UFF, 2015. Disponível em http://www.historia.uff.br/stricto/td/1955.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Democracia antiga direta e moderna representativa - Seed - Paraná. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_hist_pdp_carla_stiegler.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Filme, “A História da democracia”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3yVRkvP-w4 Acesso em: 5/3/2019. O documentário analisa a democracia na antiga Atenas.
Problematização
Orientações: Disponibilize para cada trio o texto 1 - “A democracia ”. Fonte: Ancient History Encyclopedia, disponível em https://www.ancient.eu/Athenian_Democracy/ Acesso em: 5/3/2019, o texto 2 - A assembleia, Fonte: Ancient History Encyclopedia, disponível em https://www.ancient.eu/Athenian_Democracy/ Acesso em: 5/3/2019; o texto 3, “Conselho dos 500 - Bulé”, fonte: Universidade de Lisboa, disponível
em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras2/links/inst_dem.htm Acesso em: 5/3/2019; a imagem da Colina de Pnyx, disponível
em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Pnyx-berg2.png Acesso em 5/3/2019; e a imagem da Kleroteria e sua legenda, disponível
em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T6eJAQrVxcq5fCGcZFtfpnx5Qaf9Bsdfw2zEG7Q554NTbRbFX99M9RCU9ab4/his6-12und01-imagem-kleroteria-e-sua-legenda.pdf Acesso em 5/3/2019.
Em seguida, entregue às questões do slide 10 para cada trio e peça para que os trios iniciem a atividade. Durante a sua execução, passe pelos trios, auxiliando-os. É esperado que os estudantes identifiquem que a palavra democracia tem origem na Grécia Antiga e que ela consistia na participação dos cidadãos nas decisões da cidade. É esperado que os estudantes identifiquem que a assembleia e a bulé eram as principais instituições da democracia ateniense. Da assembleia podiam participar todos aqueles que eram considerados cidadãos, a assembleia era a instância máxima das decisões da cidade.
A bulé era uma instituição auxiliar da assembleia, dela participavam 500 cidadãos, sorteados pela kleroteria.
Quando todos os trios terminarem solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos da turma.
Para você saber mais: A democracia ateniense é considerada uma democracia direta, dela participavam todos aqueles que eram considerados cidadãos.
A assembleia e o Conselho dos 500, também chamado bulé, eram as duas principais instituições administrativas de Atenas. A assembleia era a instituição máxima da democracia ateniense. A bulé era composta, no início, por 400 membros, mas passou a ter 500, daí o nome “Conselho dos 500”. Os membros da bulé era sorteados entre os cidadão atenienses por meio da kleroteria e tinham um mandato temporário, não podendo ocupar o cargo por mais de uma vez. A bulé propunha o que seria debatido na assembleia e cuidava da administração da cidade.
REIS, Maria Dulce. Democracia Grega: A antiga Atenas (século V. a.C.). Sapere Aude, PUC-MG. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/viewFile/17648/13398 Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. História e historiografia da democracia ateniense. Tempo (Niterói, online) | Vol. 22 n. 41. p.592-598, set-dez., 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v22n41/1413-7704-tem-22-41-00592.pdf Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. UFF. Disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 5/3/2019.
ROSSET, Luciano. A democracia ateniense: filha de sua História, filha de sua época. Revista de Cultura Teológica - v. 16 - n. 64 - JUL/SET 2008. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/viewFile/15535/11601 Acesso em: 5/3/2019.
MELO, Gabriel da Silva. Mercadores e comerciantes na democracia ateniense, 431-322 a.C. UFF, 2015. Disponível em http://www.historia.uff.br/stricto/td/1955.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Democracia antiga direta e moderna representativa - Seed - Paraná. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_hist_pdp_carla_stiegler.pdf
Acesso em: 5/3/2019.
Filme A História da democracia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3yVRkvP-w4 Acesso em: 5/3/2019. O documentário analisa a democracia na antiga Atenas.
Problematização
Orientações: Disponibilize para cada trio o texto 1 - “A democracia ”. Fonte: Ancient History Encyclopedia, disponível em https://www.ancient.eu/Athenian_Democracy/ Acesso em: 5/3/2019, o texto 2 - A assembleia, Fonte: Ancient History Encyclopedia, disponível em https://www.ancient.eu/Athenian_Democracy/ Acesso em: 5/3/2019; o texto 3, “Conselho dos 500 - Bulé”, fonte: Universidade de Lisboa, disponível
em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras2/links/inst_dem.htm Acesso em: 5/3/2019; a imagem da Colina de Pnyx, disponível
em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Pnyx-berg2.png Acesso em: 5/3/2019; e a imagem da Kleroteria e sua legenda, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T6eJAQrVxcq5fCGcZFtfpnx5Qaf9Bsdfw2zEG7Q554NTbRbFX99M9RCU9ab4/his6-12und01-imagem-kleroteria-e-sua-legenda.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Em seguida, entregue às questões do slide 10 para cada trio e peça para que os trios iniciem a atividade. Durante a sua execução, passe pelos trios, auxiliando-os. É esperado que os estudantes identifiquem que a palavra democracia tem origem na Grécia Antiga e que ela consistia na participação
dos cidadãos nas decisões da cidade. É esperado que os estudantes identifiquem que a assembleia e a bulé eram as principais instituições da democracia ateniense. Da assembleia podiam participar todos aqueles que eram considerados cidadãos, a assembleia era a instância máxima das decisões da cidade.
A bulé era uma instituição auxiliar da assembleia, dela participavam 500 cidadãos, sorteados pela kleroteria.
Quando todos os trios terminarem solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos da turma.
Para você saber mais: A democracia ateniense é considerada uma democracia direta, dela participavam todos aqueles que eram considerados cidadãos.
A assembleia e o Conselho dos 500, também chamado bulé, eram as duas principais instituições administrativas de Atenas. A assembleia era a instituição máxima da democracia ateniense. A bulé era composta, no início, de 400 membros, mas passou a ter 500, daí o nome “Conselho dos 500”. Os membros da bulé era sorteados entre os cidadão atenienses através da kleroteria e tinham um mandato temporário, não podendo ocupar o cargo por mais de uma vez. A bulé propunha o que seria debatido na assembleia e cuidava da administração da cidade.
REIS, Maria Dulce. Democracia grega: A antiga Atenas (século V. a.C.). Sapere Aude, PUC-MG. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/viewFile/17648/13398 Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. História e historiografia da democracia ateniense. Tempo (Niterói, online) | Vol. 22 n. 41. p.592-598, set-dez., 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v22n41/1413-7704-tem-22-41-00592.pdf Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. UFF. Disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 5/3/2019.
ROSSET, Luciano. A democracia ateniense: filha de sua História, filha de sua época. Revista de Cultura Teológica - v. 16 - n. 64 - JUL/SET 2008. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/viewFile/15535/11601 Acesso em: 5/3/2019.
MELO, Gabriel da Silva. Mercadores e comerciantes na democracia ateniense, 431-322 a.C. UFF, 2015. Disponível em http://www.historia.uff.br/stricto/td/1955.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Democracia antiga direta e moderna representativa - Seed - Paraná. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_hist_pdp_carla_stiegler.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Filme A História da democracia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3yVRkvP-w4 Acesso em: 5/3/2019. O documentário analisa a democracia na antiga Atenas.
Problematização
Orientações: Disponibilize para cada trio o texto 1 - “A democracia”. Fonte: Ancient History Encyclopedia, disponível em https://www.ancient.eu/Athenian_Democracy/ Acesso em: 5/3/2019, o texto 2 - A assembleia, Fonte: Ancient History Encyclopedia, disponível em https://www.ancient.eu/Athenian_Democracy/ Acesso em: 5/3/2019; o texto 3, “Conselho dos 500 - Bulé”, fonte: Universidade de Lisboa, disponível
em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras2/links/inst_dem.htm Acesso em: 5/3/2019; a imagem da Colina de Pnyx, disponível
em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Pnyx-berg2.png Acesso em: 5/3/2019; e a imagem da Kleroteria e sua legenda, disponível
em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T6eJAQrVxcq5fCGcZFtfpnx5Qaf9Bsdfw2zEG7Q554NTbRbFX99M9RCU9ab4/his6-12und01-imagem-kleroteria-e-sua-legenda.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Em seguida, entregue às questões do slide 10 para cada trio e peça para que os trios iniciem a atividade. Durante a sua execução, passe pelos trios, auxiliando-os. É esperado que os estudantes identifiquem que a palavra democracia tem origem na Grécia Antiga e que ela consistia na participação
dos cidadãos nas decisões da cidade. É esperado que os estudantes identifiquem que a assembleia e a bulé eram as principais instituições da democracia ateniense. Da assembleia podiam participar todos aqueles que eram considerados cidadãos, a assembleia era a instância máxima das decisões da cidade.
A bulé era uma instituição auxiliar da assembleia, dela participavam 500 cidadãos, sorteados pela kleroteria.
Quando todos os trios terminarem solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos da turma.
Para você saber mais: A democracia ateniense é considerada uma democracia direta, dela participavam todos aqueles que eram considerados cidadãos.
A assembleia e o Conselho dos 500, também chamado bulé, eram as duas principais instituições administrativas de Atenas. A assembleia era a instituição máxima da democracia ateniense. A bulé era composta, no início, de 400 membros, mas passou a ter 500, daí o nome “Conselho dos 500”. Os membros da bulé era sorteados entre os cidadão atenienses por meio da kleroteria e tinham um mandato temporário, não podendo ocupar o cargo por mais de uma vez. A bulé propunha o que seria debatido na assembleia e cuidava da administração da cidade.
REIS, Maria Dulce. Democracia Grega: A antiga Atenas (século V. a.C.). Sapere Aude, PUC-MG. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/viewFile/17648/13398 Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. História e historiografia da democracia ateniense. Tempo (Niterói, online) | Vol. 22 n. 41. p.592-598, set-dez., 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v22n41/1413-7704-tem-22-41-00592.pdf Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. UFF. Disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 5/3/2019.
ROSSET, Luciano. A democracia ateniense: filha de sua História, filha de sua época. Revista de Cultura Teológica - v. 16 - n. 64 - JUL/SET 2008. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/viewFile/15535/11601 Acesso em: 5/3/2019.
MELO, Gabriel da Silva. Mercadores e comerciantes na democracia ateniense, 431-322 a.C. UFF, 2015. Disponível em http://www.historia.uff.br/stricto/td/1955.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Democracia antiga direta e moderna representativa - Seed - Paraná. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_hist_pdp_carla_stiegler.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Filme A História da democracia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3yVRkvP-w4 Acesso em: 5/3/2019. O documentário analisa a democracia na antiga Atenas.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Fixe a kleroteria impressa no quadro, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3J5uHYKchyn9gRc3uvQDXbKKuzEsKfSkRVRjzY2nkMY5yewNDvewuDFk6Zc5/his6-12und01-kleroteria-para-eleicao.pdf Acesso em: 5/3/2019. Solicite que cada estudante escreva seu nome em um campo, chame um trio por vez para não tumultuar o local.
Depois, lance o dado da cor, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTtQNMJYFkYytGaMaHMA2WkyvvpRzGgkhafAkytacsXKdSjMmduZBtNv7njb/his6-12und01-dado-para-impressao-cores.pdf Acesso em: 5/3/2019; e o “dado para impressão - letras gregas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3UrKJgzUAPtVmKP7NH7W6tE2PcXQUjy6tHa43NWhTRSz4yfp6hnmPxH74Xb3/his6-12und01-dado-para-impressao-letras-gregas.pdf Acesso em: 5/3/2019. O cruzamento dos dois dados indica na kleroteria o estudante que fará parte da bulé. Sorteie seis alunos. Caso os dados indiquem um campo em branco ou já sorteado, repita o sorteio até a escolha dos seis estudantes.
Em seguida, entregue para cada trio as instruções deste slide e uma tira de papel para cada aluno. Solicite que os estudantes façam a discussão em seus trios e que anotem as discussões na tira de papel. Enquanto os alunos vão finalizando a atividade, fixe as tiras no mural da sala. Forme assim um painel
com as discussões, desta forma, todos os estudante poderão compartilhar suas ideias.
É esperado que os estudantes identifiquem que os membros da bulé eram sorteados entre os cidadãos atenienses e os atuais senadores são eleitos através do voto pela população brasileira. É esperado que os trios debatam sobre as vantagens e desvantagens dos dois sistemas. É possível que defendam que o sorteio pode escolher cidadãos despreparados, também é possível que apontem que o sistema de sorteio torna mais difícil a corrupção. Durante as discussões nos grupos, auxilie-os perguntando se hoje também não escolhemos pessoas despreparadas, se pessoas com mais recursos levam vantagem nas eleições, se poderia existir corrupção no sistema de sorteio e se existe algum sistema livre da possibilidades de corrupção.
O importante, é que os estudantes realizem a discussão no seu grupo e que escutem as opiniões dos demais colegas. Termine a aula fazendo algumas perguntas: Quem era considerado cidadão em Atenas, todos participavam da democracia ateniense, e, hoje, vivemos realmente em uma democracia?
Deixe estas perguntas em aberto.
Para você saber mais: A democracia ateniense é considerada uma democracia direta, dela participavam todos aqueles que eram considerados cidadãos.
A assembleia e o Conselho dos 500, também chamado bulé, eram as duas principais instituições administrativas de Atenas. A assembleia era a instituição máxima da democracia ateniense. A bulé era composta, no início, de 400 membros, mas passou a ter 500, daí o nome “Conselho dos 500”. Os membros da bulé era sorteados entre os cidadão atenienses por meio da kleroteria e tinham um mandato temporário, não podendo ocupar o cargo por mais de uma vez. A bulé propunha o que seria debatido na assembleia e cuidava da administração da cidade.
REIS, Maria Dulce. Democracia grega: A antiga Atenas (século V. a.C.). Sapere Aude, PUC-MG. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/viewFile/17648/13398 Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. História e historiografia da democracia ateniense. Tempo (Niterói, online) | Vol. 22 n. 41. p.592-598, set-dez., 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v22n41/1413-7704-tem-22-41-00592.pdf Acesso em: 5/3/2019.
TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. UFF. Disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 5/3/2019.
ROSSET, Luciano. A democracia ateniense: filha de sua História, filha de sua época. Revista de Cultura Teológica - v. 16 - n. 64 - JUL/SET 2008. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/viewFile/15535/11601 Acesso em: 5/3/2019.
MELO, Gabriel da Silva. Mercadores e comerciantes na democracia ateniense, 431-322 a.C. UFF, 2015. Disponível em http://www.historia.uff.br/stricto/td/1955.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Democracia antiga direta e moderna representativa - Seed - Paraná. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_hist_pdp_carla_stiegler.pdf Acesso em: 5/3/2019.
Filme A História da democracia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3yVRkvP-w4 Acesso em: 5/3/2019. O documentário analisa a democracia na antiga Atenas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter.
Contexto
O objetivo desta aula é conhecer a democracia ateniense e identificar os órgãos que a compunham.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as imagens da contextualização e proponha as questões para reflexão:
- O que é a democracia?
- Qual a relação das duas imagens com a democracia?
Para promover a interação entre a turma, tais perguntas podem ser feitas por meio de enquetes ou de construção de uma nuvem de palavras, mapeando as percepções dos alunos. É possível utilizar o Mentimeter para realizar a atividade (veja aqui como montar um quiz - veja aqui como montar uma nuvem de palavras - Ative a tradução).
Problematização
Disponibilize os documentos aos alunos. Oriente-os a fazer a leitura, analisar e registrar as seguintes questões no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula:
- Texto 1 - “A democracia ”: qual o significado da palavra democracia?
- Texto 2 - “A assembleia” e imagem da Colina de Pnyx: qual era o papel da Assembléia na democracia ateniense? Quem podia participar dela?
- Texto 3 - “Conselho dos 500 - Bulé” e imagem da Kleroteria: qual era o papel da Bulé na democracia ateniense? Quem podia participar dela? Como era feita a sua escolha?
Incentive a interação entre os alunos quanto a estas questões, por meio de uma enquete virtual no Whatsapp, Mentimeter ou durante videoconferência.
Sistematização
Oriente os alunos a elaborar (manual ou digitalmente) duas fichas ou posts informativos, explicando brevemente:
1. “Você sabia” - Como um cidadão se tornava membro da bulé?
2. “Você sabia” - Como hoje um cidadão se torna senador?
Estimule-os a fazer o compartilhamento com colegas e familiares. Proponha enquetes, como:
- Qual sistema seria mais eficiente para evitar a corrupção?
- Qual sistema seria mais adequado para selecionar pessoas mais preparadas para o cargo?
- Qual sistema poderia melhor selecionar pessoas de diferentes classes sociais?
- Qual sistema poderia evitar mais fraudes?
Ao final, podem compartilhar com a turma o resultado das enquetes e discutir as percepções, se possível, em um momento de videoconferência.
Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito da História da Democracia ateniense, assistam ao documentário: A História da democracia. Documentary on demand, 01/05/2013. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Jair Ferreira
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. Domínios e expansão das culturas grega e romana. Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação desta forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, Cidades-Estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI12 Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
Palavras-chave: Democracia na Grécia Antiga, democracia ateniense, kleroteria, eleições.