Plano de Aula

Plano de aula: Outras formas de participação política na Grécia Antiga

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania na antiguidade greco-romana

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI12 “Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Antes de você iniciar este plano de aula, assista ao vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo, uma professora desenvolve um texto coletivo com estudantes do
5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Materiais necessários: Caderno, lápis, borracha, caneta e dicionário. Materiais complementares impressos ou projetor multimídia.

Material complementar:

Notícia “Um dia sem imigrantes paralisa empresas e serviços nos Estados Unidos”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fhmAWzXe8YYe7rrvDtU8qGAJTnHbZ7dRP5htddZjVZc9VapXU7Xhk2wStqbF/his6-12und05-noticia-1-um-dia-sem-imigrantes.pdf

Notícia “Mulheres lutam por igualdade mas problemas históricos persistem”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGk77MKttpy3Q5AEBgkDQsFtxNU7QhgJ89wKTq6z2cxV29ErqR3yDqn6jnkk/his6-12und05-noticia-mulheres-lutam-por-igualdade.pdf

Fonte 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQbsKeqkeUXxtHnUpp22qXzgkDQvezHGGHw3aUhmD8bSU7s8vFWr2cyDW7Hj/his6-12und05-fonte-1.pdf

Fonte 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJ8WmJUUxcFxd9phHjsd9JHt3jgCDFpB26htwEDzqTFmpgdGXVJaPZcNr5Rc/his6-12und05-fonte-2.pdf

Fonte 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9aKFVqHEa7AedaMFmFJky2eXHkn7yJW4avSTGKxQFD5e8aZMdtv68QQZfyN/his6-12und05-fonte-3.pdf

Tabela para análise das fontes

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CEeCx3dYhEgUpcQxFdsxPT43hAGmMWD2wKf4sfJT56qYXrUbcB6rkxmTAdfM/his6-12und05-tabela-para-analise-das-fontes.pdf

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmos escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO