Plano de Aula

Plano de aula: A pólis grega: religiosidade

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação da Grécia antiga

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EFO6HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Texto, imagem, quadro, tubos de papelão com cerca de 15 cm (pode ser rolo de papel higiênico), papel cartão branco, tesoura, lápis, régua, pincel, tinta e cola.

Material complementar:

Ilustração de Atenas (séc.V)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U4eHppeW37DFfZeTsGZpteScVVKkD8mvgWZG4MYC797CT5eeTxt2nFxbzuBD/his6-10und02-ilustracao-atenas.pdf

O senado e o tribunal de Atenas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sBKnYE2bdkCNqfRtfzcw7Vt56jtv89XGnXz4mY28B2U8mJ22HrnwJHGtJXrB/his6-10und02-o-senado-e-o-tribunal-de-atenas.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

FULLMAN, Joe. Gregos antigos: como se vestir, comer, escrever e brincar da mesma forma que faziam os gregos antigos. São Paulo: Ciranda Cultural Editora, 2011.

COULANGES, Fustel de. A cidade antiga: estudos sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia e de Roma. São Paulo/Bauru-EDIPRO, 4ª ed., 2009.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é perceber a religiosidade grega com base na estrutura da pólis. Nesta etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA