Ilustração Atenas
Plano de Aula
Plano de aula: A pólis grega: religiosidade
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação da Grécia antiga
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EFO6HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Texto, imagem, quadro, tubos de papelão com cerca de 15 cm (pode ser rolo de papel higiênico), papel cartão branco, tesoura, lápis, régua, pincel, tinta e cola.
Material complementar:
Ilustração de Atenas (séc.V)
O senado e o tribunal de Atenas
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
FULLMAN, Joe. Gregos antigos: como se vestir, comer, escrever e brincar da mesma forma que faziam os gregos antigos. São Paulo: Ciranda Cultural Editora, 2011.
COULANGES, Fustel de. A cidade antiga: estudos sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia e de Roma. São Paulo/Bauru-EDIPRO, 4ª ed., 2009.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é perceber a religiosidade grega com base na estrutura da pólis. Nesta etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Organize a sala em duplas. Escreva no quadro ou projete e leia o comando indicado no slide. Em seguida, entregue folhas de papel sulfite.
Os alunos deverão elaborar desenhos que representem a parte central de sua cidade.
Eles devem destacar prédios públicos administrativos, área comercial e espaços de lazer, como praças, igrejas e shoppings. Logicamente que os espaços de lazer dependerão da realidade de cada localidade em que este plano for utilizado. Eles poderão colorir e deverão criar legendas explicativas.
Observação: Não sendo possível o uso de papel sulfite, os estudantes poderão elaborar os desenhos com folhas do próprio caderno.
Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie as duplas que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais.
Ao término, escolha dois alunos para explicar seus desenhos para a turma.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Os alunos continuarão em duplas. Apresente a ilustração que representa a planta da cidade de Atenas, especificamente a Acrópole. Ela pode ser impressa ou projetada. Ilustração disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U4eHppeW37DFfZeTsGZpteScVVKkD8mvgWZG4MYC797CT5eeTxt2nFxbzuBD/his6-10und02-ilustracao-atenas.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura da legenda da ilustração à turma. Em seguida, as duplas devem responder as seguintes indagações:
A estrutura da cidade sugere que os gregos eram religiosos?
Comparando a planta da cidade grega com o desenho de sua cidade, identifique alguma semelhança ou diferença.
Durante este momento caminhe pela sala e auxilie as duplas que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais.
A expectativa é que os estudantes percebam a quantidade de espaços voltados para os deuses e assim afirmem que com base na estrutura da cidade é possível perceber a forte religiosidade dos gregos. Caso não cheguem a esta conclusão, pergunte quantos espaços fazem referência aos deuses e assim refaça a pergunta inicial.
No que se refere à comparação, espera-se que os estudantes percebam traços comuns e diferentes nas estruturas das cidades. Não há como precisar neste plano a possível resposta dos alunos, pois irá variar de acordo com a localidade em que este plano for executado. No entanto, segue algumas suposições de resposta:
“Na minha cidade tem uma igreja central que realiza várias festividades, grande parte das pessoas participam das programações. Em Atenas , a religiosidade era algo muito forte, assim como em minha cidade”.
“Minha cidade é muito diferente da ateniense, pois não temos muitos lugares em que acontecem festividades religiosas”.
Ao término desta etapa, apresente o texto sobre o senado e o tribunal. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui:
Peça para algum aluno fazer a leitura do texto. Em seguida, eles devem responder o questionário:
É possível afirmar que a religiosidade estava presente nas instituições administrativas da cidade?
Qual a relação entre as fontes?
A expectativa é que a primeira resposta seja positiva, pois tanto o Senado quanto o tribunal possuíam elementos religiosos. Caso o aluno não consiga perceber essa relação, você pode apresentar os seguintes trechos do texto: “Todo senador ao entrar aproximava-se do altar e pronunciava uma oração” e “A sessão do tribunal tinha lugar próximo a um altar e começava por um sacrifício” e assim refazer a pergunta inicial.
Na segunda pergunta, que trata entre a relação entre as fontes, espera-se que entendam que ambas revelam aspectos religiosos da cidade. Caso não formulem este entendimento, pergunte:
O que as fontes têm em comum? Qual temática principal é possível visualizar em ambas as fontes?
O objetivo é que percebam como a religiosidade estava presente na formação da pólis grega.
Para você saber mais:
COULANGES, Fustel de. A cidade antiga: estudos sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia e de Roma. São Paulo/Bauru-EDIPRO, 4ª ed. 2009. p.135.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Os alunos continuarão em duplas. Apresente a ilustração que representa a planta da cidade de Atenas, especificamente a Acrópole. Ela pode ser impressa ou projetada. Ilustração disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U4eHppeW37DFfZeTsGZpteScVVKkD8mvgWZG4MYC797CT5eeTxt2nFxbzuBD/his6-10und02-ilustracao-atenas.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura da legenda da ilustração à turma. Em seguida, as duplas devem responder as seguintes indagações:
A estrutura da cidade sugere que os gregos eram religiosos?
Comparando a planta da cidade grega com o desenho de sua cidade, identifique alguma semelhança ou diferença.
Durante este momento caminhe pela sala e auxilie as duplas que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais.
A expectativa é que os estudantes percebam a quantidade de espaços voltados para os deuses e assim afirmem que com base na estrutura da cidade é possível perceber a forte religiosidade dos gregos. Caso não cheguem a esta conclusão, pergunte quantos espaços fazem referência aos deuses e assim refaça a pergunta inicial.
No que se refere à comparação, espera-se que os estudantes percebam traços comuns e diferentes nas estruturas das cidades. Não há como precisar neste plano a possível resposta dos alunos, pois irá variar de acordo com a localidade em que este plano for executado. No entanto, segue algumas suposições de resposta:
“Na minha cidade tem uma igreja central que realiza várias festividades, grande parte das pessoas participam das programações. Em Atenas , a religiosidade era algo muito forte, assim como em minha cidade”.
“Minha cidade é muito diferente da ateniense, pois não temos muitos lugares em que acontecem festividades religiosas”.
Ao término desta etapa, apresente o texto sobre o senado e o tribunal. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui:
Peça para algum aluno fazer a leitura do texto. Em seguida, eles devem responder o questionário:
É possível afirmar que a religiosidade estava presente nas instituições administrativas da cidade?
Qual a relação entre as fontes?
A expectativa é que a primeira resposta seja positiva, pois tanto o Senado quanto o tribunal possuíam elementos religiosos. Caso o aluno não consiga perceber essa relação, você pode apresentar os seguintes trechos do texto: “Todo senador ao entrar aproximava-se do altar e pronunciava uma oração” e “A sessão do tribunal tinha lugar próximo a um altar e começava por um sacrifício” e assim refazer a pergunta inicial.
Na segunda pergunta, que trata entre a relação entre as fontes, espera-se que entendam que ambas revelam aspectos religiosos da cidade. Caso não formulem este entendimento, pergunte:
O que as fontes têm em comum? Qual temática principal é possível visualizar em ambas as fontes?
O objetivo é que percebam como a religiosidade estava presente na formação da pólis grega.
Para você saber mais:
COULANGES, Fustel de. A cidade antiga: estudos sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia e de Roma. São Paulo/Bauru-EDIPRO, 4ª ed. 2009. p.135.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Os alunos continuarão em duplas. Apresente a ilustração que representa a planta da cidade de Atenas, especificamente a Acrópole. Ela pode ser impressa ou projetada. Ilustração disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U4eHppeW37DFfZeTsGZpteScVVKkD8mvgWZG4MYC797CT5eeTxt2nFxbzuBD/his6-10und02-ilustracao-atenas.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura da legenda da ilustração à turma. Em seguida, as duplas devem responder as seguintes indagações:
A estrutura da cidade sugere que os gregos eram religiosos?
Comparando a planta da cidade grega com o desenho de sua cidade, identifique alguma semelhança ou diferença.
Durante este momento caminhe pela sala e auxilie as duplas que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais.
A expectativa é que os estudantes percebam a quantidade de espaços voltados para os deuses e assim afirmem que com base na estrutura da cidade é possível perceber a forte religiosidade dos gregos. Caso não cheguem a esta conclusão, pergunte quantos espaços fazem referência aos deuses e assim refaça a pergunta inicial.
No que se refere à comparação, espera-se que os estudantes percebam traços comuns e diferentes nas estruturas das cidades. Não há como precisar neste plano a possível resposta dos alunos, pois irá variar de acordo com a localidade em que este plano for executado. No entanto, segue algumas suposições de resposta:
“Na minha cidade tem uma igreja central que realiza várias festividades, grande parte das pessoas participam das programações. Em Atenas , a religiosidade era algo muito forte, assim como em minha cidade”.
“Minha cidade é muito diferente da ateniense, pois não temos muitos lugares em que acontecem festividades religiosas”.
Ao término desta etapa, apresente o texto sobre o senado e o tribunal. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui:
Peça para algum aluno fazer a leitura do texto. Em seguida, eles devem responder o questionário:
É possível afirmar que a religiosidade estava presente nas instituições administrativas da cidade?
Qual a relação entre as fontes?
A expectativa é que a primeira resposta seja positiva, pois tanto o Senado quanto o tribunal possuíam elementos religiosos. Caso o aluno não consiga perceber essa relação, você pode apresentar os seguintes trechos do texto: “Todo senador ao entrar aproximava-se do altar e pronunciava uma oração” e “A sessão do tribunal tinha lugar próximo a um altar e começava por um sacrifício” e assim refazer a pergunta inicial.
Na segunda pergunta, que trata entre a relação entre as fontes, espera-se que entendam que ambas revelam aspectos religiosos da cidade. Caso não formulem este entendimento, pergunte:
O que as fontes têm em comum? Qual temática principal é possível visualizar em ambas as fontes?
O objetivo é que percebam como a religiosidade estava presente na formação da pólis grega.
Para você saber mais:
COULANGES, Fustel de. A cidade antiga: estudos sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia e de Roma. São Paulo/Bauru-EDIPRO, 4ª ed. 2009. p.135.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Os alunos continuarão em duplas. Apresente a ilustração que representa a planta da cidade de Atenas, especificamente a Acrópole. Ela pode ser impressa ou projetada. Ilustração disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U4eHppeW37DFfZeTsGZpteScVVKkD8mvgWZG4MYC797CT5eeTxt2nFxbzuBD/his6-10und02-ilustracao-atenas.pdf
Selecione um aluno para fazer a leitura da legenda da ilustração à turma. Em seguida, as duplas devem responder as seguintes indagações:
A estrutura da cidade sugere que os gregos eram religiosos?
Comparando a planta da cidade grega com o desenho de sua cidade, identifique alguma semelhança ou diferença.
Durante este momento caminhe pela sala e auxilie as duplas que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais.
A expectativa é que os estudantes percebam a quantidade de espaços voltados para os deuses e assim afirmem que com base na estrutura da cidade é possível perceber a forte religiosidade dos gregos. Caso não cheguem a esta conclusão, pergunte quantos espaços fazem referência aos deuses e assim refaça a pergunta inicial.
No que se refere à comparação, espera-se que os estudantes percebam traços comuns e diferentes nas estruturas das cidades. Não há como precisar neste plano a possível resposta dos alunos, pois irá variar de acordo com a localidade em que este plano for executado. No entanto, segue algumas suposições de resposta:
“Na minha cidade tem uma igreja central que realiza várias festividades, grande parte das pessoas participam das programações. Em Atenas , a religiosidade era algo muito forte, assim como em minha cidade”.
“Minha cidade é muito diferente da ateniense, pois não temos muitos lugares em que acontecem festividades religiosas”.
Ao término desta etapa, apresente o texto sobre o senado e o tribunal. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui:
Peça para algum aluno fazer a leitura do texto. Em seguida, eles devem responder o questionário:
É possível afirmar que a religiosidade estava presente nas instituições administrativas da cidade?
Qual a relação entre as fontes?
A expectativa é que a primeira resposta seja positiva, pois tanto o Senado quanto o tribunal possuíam elementos religiosos. Caso o aluno não consiga perceber essa relação, você pode apresentar os seguintes trechos do texto: “Todo senador ao entrar aproximava-se do altar e pronunciava uma oração” e “A sessão do tribunal tinha lugar próximo a um altar e começava por um sacrifício” e assim refazer a pergunta inicial.
Na segunda pergunta, que trata entre a relação entre as fontes, espera-se que entendam que ambas revelam aspectos religiosos da cidade. Caso não formulem este entendimento, pergunte:
O que as fontes têm em comum? Qual temática principal é possível visualizar em ambas as fontes?
O objetivo é que percebam como a religiosidade estava presente na formação da pólis grega.
Para você saber mais:
COULANGES, Fustel de. A cidade antiga: estudos sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia e de Roma. São Paulo/Bauru-EDIPRO, 4ª ed. 2009. p.135.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Os alunos permanecerão em duplas. Eles realizarão uma atividade prática, a construção de edifícios de Atenas.
Apresente para os alunos o comando indicado. Ele pode ser projetado ou escrito no quadro.
Com base na ilustração da Problematização os alunos poderão escolher algum dos edifícios citados ou poderão pesquisar na internet ou biblioteca da escola outros.
Nesta etapa eles precisarão de:
- Tubos de papelão com cerca de 15 cm (pode ser utilizado rolo de papel higiênico).
- Papel cartão branco.
- Tesoura.
- Lápis e régua
- Pincel, tintas e cola.
Tutorial:
Pinte os tubos de papelão de branco (a quantidade de tubos dependerá do edifício de escolha).
Cole a base das colunas em um pedaço de papel cartão e cole outro pedaço de papel cartão no topo das colunas.
Marque dois triângulos no papel cartão e recorte (eles serão a fachada do edifício).
Faça um desenho nos triângulos que represente a função do edifício e pinte.
Cole os triângulos sobre as extremidades do edifício.
Separe um pedaço grande de papel cartão para ser o telhado. Dobre o papel cartão e cole-o no topo, transformando-o no telhado.
Obs: É importante que você peça com antecedência os materiais necessários para a realização desta atividade.
Sugestão: Em uma próxima aula você pode promover um pequeno evento para a exposição dos edifícios. As duplas falarão o porquê da escolha e a função. Ao término, você pode permitir que levem as construções para casa ou fiquem de exposição em algum espaço da escola.
Para você saber mais:
FULLMAN, Joe. Gregos antigos: como se vestir, comer, escrever e brincar da mesma forma que faziam os gregos antigos. São Paulo: Ciranda Cultural Editora, 2011.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Os alunos permanecerão em duplas. Eles realizarão uma atividade prática, a construção de edifícios de Atenas.
Apresente para os alunos o comando indicado. Ele pode ser projetado ou escrito no quadro.
Com base na ilustração da Problematização os alunos poderão escolher algum dos edifícios citados ou poderão pesquisar na internet ou biblioteca da escola outros.
Nesta etapa eles precisarão de:
- Tubos de papelão com cerca de 15 cm (pode ser utilizado rolo de papel higiênico).
- Papel cartão branco.
- Tesoura.
- Lápis e régua
- Pincel, tintas e cola.
Tutorial:
Pinte os tubos de papelão de branco (a quantidade de tubos dependerá do edifício de escolha).
Cole a base das colunas em um pedaço de papel cartão e cole outro pedaço de papel cartão no topo das colunas.
Marque dois triângulos no papel cartão e recorte (eles serão a fachada do edifício).
Faça um desenho nos triângulos que represente a função do edifício e pinte.
Cole os triângulos sobre as extremidades do edifício.
Separe um pedaço grande de papel cartão para ser o telhado. Dobre o papel cartão e cole-o no topo, transformando-o no telhado.
Obs: É importante que você peça com antecedência os materiais necessários para a realização desta atividade.
Sugestão: Em uma próxima aula você pode promover um pequeno evento para a exposição dos edifícios. As duplas falarão o porquê da escolha e a função. Ao término, você pode permitir que levem as construções para casa ou fiquem de exposição em algum espaço da escola.
Para você saber mais:
FULLMAN, Joe. Gregos antigos: como se vestir, comer, escrever e brincar da mesma forma que faziam os gregos antigos. São Paulo: Ciranda Cultural Editora, 2011.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Google Street Views, Mentimeter, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é perceber a religiosidade grega com base na estrutura da pólis.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Proponha um mapeamento das percepções sobre o centro da sua cidade:
- Você conhece o centro da sua cidade?
- O que há nele? Há, por exemplo, prédios públicos administrativos, área comercial, espaços de lazer?
Sugira que os estudantes conversem com os familiares para lembrarem destes espaços, pesquisem fotografias ou utilizem o Google Street Views para explorá-los (veja como usá-lo aqui) .
Para promover um mapeamento visual destas percepções iniciais dos alunos, uma opção aos desenhos é produzir uma nuvem de palavras, por meio do Mentimeter (veja como usá-lo aqui).
Problematização
Disponibilize a ilustração que representa a planta da cidade de Atenas. Oriente-os a observá-la com atenção e ler as legendas. Depois, devem registrar (no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula):
- A estrutura da cidade sugere que os gregos eram religiosos?
- Comparando a planta da cidade grega com as características sua cidade, identifique alguma semelhança ou diferença.
Disponibilize o texto sobre o senado e o tribunal de Atenas. Oriente-os a fazer a leitura e depois responder por escrito:
- É possível afirmar que a religiosidade estava presente nas instituições administrativas da cidade?
Para que conheçam mais sobre o funcionamento das instituições da democracia ateniense, indique o curto vídeo: Democracia ateniense. História Online, 09/12/2018 (disponível aqui).
Com o intuito de promover a interação entre os alunos, é interessante que organize um quiz no Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página) ou agende um momento de videoconferência.
Sistematização
Proponha aos alunos a elaboração da representação de um dos edifícios de Atenas, dando opções de como podem realizá-lo, seja com a construção de maquetes ou com elaboração de desenhos. Sugira que pesquisem também acerca de possíveis ruínas que restaram destas edificações. ELes podem realizar visitas virtuais por meio do Google Street Views. Assim, podem registrar o antes e depois, tanto em estruturas quanto em funções adquiridas pelos espaços.
É interessante que você crie um mural virtual no Padlet (veja aqui como usá-lo) e disponibilize para que os alunos possam postar os trabalhos e comentar os dos colegas.
Convite às famílias
Podem conhecer mais sobre a Acrópole ateniense, assistindo ao vídeo que mostra sua reconstrução em 3D: “Acrópoles Atenas”. Disponível aqui (ativar a tradução das legendas).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Moura
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. Domínios e expansão das culturas grega e romana. Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação desta forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, Cidades-Estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI10 Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
Palavras-chave: Religiosidade, cidade, Grécia, Atenas.