Paula Peres Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou com Educação antes mesmo de entrar na faculdade e foi educadora voluntária do Projeto Redigir por quatro anos. Nasceu no Capão Redondo, periferia de São Paulo, é feminista, pagodeira e tem sempre uma piada na ponta da língua. Gosta do cheiro de escola, café e pipoca.

Que raiva!

POR:
Paula Peres
Crédito: Duda Oliva

Olá!

O título da newsletter de hoje é uma brincadeira, mas quem nunca passou raiva no trabalho, não é mesmo?

Eu, pelo menos, quando fico com raiva, tenho uma primeira reação de pensar em coisas absurdas para descontar toda a carga de energia que estou sentindo no momento. Depois que ela passa, tento pensar sobre o que posso fazer para lidar com a situação que me causou esse sentimento (às vezes eu explodo, também, porque ninguém é de ferro).

A coluna da nossa colaboradora Ana Carolina D’Agostini dessa semana é sobre isso: a raiva. Ela explica que a emoção é, com frequência, vista como algo negativo, que deve ser evitado. Mas é um sentimento natural, que faz parte do comportamento humano. “O que a torna boa ou ruim é o que fazemos com ela”, diz Ana.

Para saber como canalizar a sua raiva em prol de mudanças no que te incomoda (em você e no mundo), leia o texto da Ana Carolina na íntegra aqui.

Concurseiro, essa é pra você!

Você sabia que temos uma área da Nova Escola exclusiva para professores que estão buscando novas oportunidades de emprego e formação? Publicamos conteúdos diariamente, e você pode conferir quais concursos estão abertos em diferentes cidades do país aqui.

Ainda dentro do tema, minha colega Paula Salas entrevistou especialistas para entender qual é a melhor maneira de estudar para concursos. Ela reuniu algumas dicas também, que podem ser conferidas neste conteúdo.

O que faz uma democracia?

Este plano de aula voltado para turmas do 5º ano trabalha, na aula de História, com a noção de Estado e as formas de organização social e política. Na prática, é o início de uma reflexão com a turma sobre as diferentes formas de democracia e o papel do Estado brasileiro. Acesse aqui! 

Um abraço,

Paula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA