5 dicas para planejar a distância na escola pública
Veja como driblar alguns dos desafios de dar aula em meio a um isolamento social
23/04/2020
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Jornalismo
23/04/2020
O ano letivo começou, você pegou um caderno, organizou suas aulas, as primeiras sondagens da turma… mas antes de acabar o bimestre, um vírus mudou o dia a dia das de todo o seu planejamento. Agora, os alunos em isolamento social em casa, os professores encaram mais um desafio: garantir a aprendizagem a distância.
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O tema foi um dos assunto que rolaram durante a entrevista com a professora alfabetizadora Mara Mansani no projeto #EducaçãoEmRede, de NOVA ESCOLA em parceria com o Facebook.
A professora Mara alerta para importância de pensar que a casa do seu aluno não é como a escola. Muitos pais estão trabalhando remotamente e, além disso, os responsáveis pelos estudantes nem sempre são formados em Pedagogia, tem o conhecimento de um professor, por exemplo.
A aprendizagem das crianças importa. Por isso, para Mara Mansani, é essencial, seguir as diretrizes do currículo da rede, que já estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para definir os conteúdos e habilidades que serão oferecidos aos alunos a distância.
A professora alerta para o cuidado que se deve ter com a intencionalidade pedagógica durante o processo do planejamento também. “O professor pode pensar: o que é possível explorar em casa a partir do currículo? Lembrando que, às vezes, o responsável pela criança não tem o conhecimento pedagógico [de um professor]”, explica Mara.
Para os seus alunos, Mara separou conteúdos que já haviam sido aplicados em sala de aula, antes do isolamento social, mas que precisavam ser praticados. Caso o educador queira enviar uma atividade sobre um tema que ainda não foi discutido em sala, Mara alerta que o passo a passo deve ser ainda mais detalhado para que não cause mais confusão na cabeça dos alunos.
A gente sabe que a internet traz uma gama de sugestões de atividades, passo a passo, cursos, sugestões… mas é necessário ter cuidado na hora de selecionar o melhor conteúdo para sua turma.
Uma das dicas é observar se os textos e outros materiais que você escolheu são de fontes confiáveis e se são adequados para a faixa etária dos estudantes e suas respectivas condições de aplicá-los sozinhos ou com o apoio dos familiares.
Confira a programação das próximas transmissões AO VIVO de cursos
São muitas as plataformas na era digital para compartilhar conteúdos, instruções de estudo, tarefas e interagir com seus alunos e seus familiares. Na escola da Mara, por exemplo, foi estabelecido que usariam o Whatsapp e o Facebook para envio de atividades e feedback de tarefas.
É importante considerar qual é a melhor alternativa diante dos recursos disponíveis pelos estudantes e seus familiares, como o acesso à internet, por exemplo.
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