Ir para o conteúdo Pular para o menú principal
ANÚNCIO
Você sabia que é possível salvar matérias para ler mais tarde? Use o botão icone ler mais tarde Ler mais tarde
icone menu

O que é e como se calcula o índice pluviométrico?

CHUVAS

por:
BS
Beatriz Santomauro
RT
Rita Trevisan
NE
NOVA ESCOLA
Clique para ampliar 
Ilustração: Erika Onodera

O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.  Para chegar a esse índice, as centenas de estações meteorológicas espalhadas pelo país utilizam um aparelho conhecido como pluviômetro. Há vários modelos diferentes, mas o instrumento constitui-se, basicamente, do funil de captação e básculas que enviam sinais elétricos para uma estação meteorológica (veja a ilustração ao lado). Com base em todos os aparelhos instalados na cidade, é possível chegar à média da precipitação observada na área total. Quando escutamos que choveu 7 milímetros na cidade, por exemplo, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão, na área total da cidade em determinado período de tempo.

Por fim, os diagnósticos que permitem afirmar que choveu mais ou menos do que o esperado para a semana ou o mês estão relacionados com gráficos elaborados com base na média de chuva em cada período.


Consultoria Claudomiro Maurício da Silva, tecnologista da área de meteorologia ambiental do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em Cachoeira Paulista, SP.

Pergunta enviada por Ester Maria de Souza, São Bernardo do Campo, SP

 

ANÚNCIO