Resumo da aula
Esta tabela é um resumo da aula. Aqui estão elencados em ordem cronológica as etapas, seus objetivos e as ações que deverão ser realizadas em cada uma delas.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo

Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Passar o objetivo no quadro e explicar rapidamente o que irão aprender na aula de hoje.
Propósito: O aluno deverá saber o que o professor espera que ele aprenda ao final da aula.
Aquecimento

Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Os alunos deverão estar divididos em duplas ou trios. De preferência que a formação seja baseada em habilidades matemáticas distintas e não nas características pessoais dos alunos. Isso será garantido ao se fazer um diagnóstico detalhado da turma, mesmo no que se refere aos alunos com necessidades especiais.
A partir do conhecimento adquirido pelo aluno sobre perímetro e área, a proposta agora é comparar as duas medidas entre figuras quadriláteras diferentes e descobrir a relação entre elas, concluindo que as figuras podem ter o mesmo perímetro, mas com áreas diferentes, ou vice-versa.
Nesse caso, trabalha-se com um contra-exemplo, de forma que ao se alterar uma dessas grandezas a outra não necessariamente será alterada, demonstrando que ambos, perímetro e área, são totalmente independentes.
Propósito: Fazer uma breve revisão do quê os alunos aprenderam anteriormente sobre o conteúdo a ser estudado nessa aula.
Aquecimento

Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Como contraexemplo os alunos terão à disposição dois jogos de tangram montados, formando um quadrado. Será pedido aos alunos que formem uma outra figura plana regular possível, usando todas as peças. Depois, peça que comparem as duas figuras quanto a seu perímetro e área, e que discutam o que perceberam em relação às duas.
Após a decomposição e composição da figura inicial com todas as peças do tangram será discutido com a turma o seguinte:
- Quais as figuras planas que vocês puderam formar com todas as peças?
- Foi difícil formar uma figura diferente da original?
- Vocês encontraram alguma coisa diferente ao analisarem o perímetro e a área das duas figuras? O quê?
- Observando as duas figuras, o quê vocês descobriram ao compará-las?
Propósito: Socializar as diferentes formas de pensar dos alunos e suas estratégias de resolução da atividade, criando um debate.
Quanto às possíveis dificuldades e erros apresentados pelos alunos, no Guia de Intervenção você encontrará algumas orientações que podem ser dadas a eles para auxiliá-los.
Atividade principal

Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Nesta atividade os alunos devem permanecer no mesmo agrupamento.
O professor deve ler o enunciado juntamente com os alunos, numa leitura compartilhada. Isso auxilia na interpretação do que o texto pede, principalmente para os alunos especiais e os com dificuldades na aprendizagem.
Quanto à resolução do problema, e para acharem as medidas, os alunos terão que completar visualmente os quadradinhos que faltam. Nesse caso, o professor pode intervir para que observem atentamente todos os lados. Com isso, eles podem chegar à conclusão que se compararem os lados paralelos das figuras, poderão mais facilmente saber quantos quadradinhos cabem no espaço vazio. Sendo assim, os alunos terão de recompor mentalmente as laterais da malha quadriculada no interior dos quadriláteros. Espera-se com isso, que os alunos consigam calcular o perímetro e a área das figuras medindo o comprimento de seus lados, usando a unidade de medida em metros e m². Após a resolução do problema, deve-se promover uma discussão sobre a relação entre os dois retângulos para que cheguem à constatação de que os dois possuem o mesmo perímetro, mas as áreas são diferentes.
Propósito: Compreensão e apropriação dos conceitos por parte dos alunos, por meio do esforço produtivo despertado na atividade.
Discuta com a turma:
- Como os retângulos não estão quadriculados por inteiro, como vocês podem achar as medidas dos seus lados?
- Agora que resolveram o problema o que podemos perceber ao observar os resultados encontrados e compará-los?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução

Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Antes da resolução do problema no quadro, deve-se pedir aos alunos que descrevam como o resolveram, que estratégias usaram, socializando-as. O professor pode pedir para os alguns alunos fazerem a resolução na lousa, ou, seguindo as indicações deles, ele mesmo escrevê-las. Isso possibilita encontrar erros ou dificuldades no processo de resolução, como também conhecer a linha de raciocínio lógico dos alunos.
Na resolução 1 o cálculo matemático do perímetro se dá ao somar todos os lados, isso após o aluno conseguir completar visualmente os quadradinhos que faltam nas bordas do retângulo. Após feito isso é só multiplicar cada um dos dois lados com medidas diferentes para se achar a área. Na constatação da relação entre os retângulos, observou-se que os retângulos possuem medidas do perímetro iguais, mas suas áreas são diferentes
Na resolução 2 foi multiplicado por 2 cada lado de medida diferente e somado seus resultados para encontrar o perímetro. Quanto a área, para achá-la apenas contou-se a quantidade total de quadradinhos, isso depois de visualizados mentalmente. Quanto a relação entre os retângulos essa permanece igual: perímetros iguais e áreas diferentes.
Propósito: Compartilhamento de ideias e estratégias na busca da resolução do problema; e percepção dos erros em suas estratégias a partir da comparação com a dos outros colegas.
Discuta com a turma:
- Como vocês começaram a resolver o problema?
- Qual a dificuldade que vocês tiveram ao tentar resolver o problema?
- Que estratégias vocês usaram?
- Agora sabendo a medida do perímetro e da área dos dois retângulos, o que percebemos quando comparamos os dois?
<br />Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Fazer um breve levantamento com os alunos sobre os conceitos aprendidos ao realizar a atividade principal.
Propósito: Sintetizar o conteúdo estudado na aula ao se realizar a atividade.
<br />Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Fazer um apanhado geral sobre o que foi ensinado e aprendido na aula sobre perímetro e área.
Propósito: Finalização com um resumo sucinto do que se estudou nessa aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Essa atividade tem o objetivo de avaliar se o aluno aprendeu o conteúdo dado, ou, se apresenta dificuldades de compreensão do mesmo. Ela é realizada individualmente, podendo ser passada no quadro ou, de preferência, em fotocópia, disponível no modelo de impressão. Na atividade do Raio X o problema dado apresenta um nível maior complexidade. Para acessar o resultado da atividade clique em Resolução do Raio X.
Propósito: Verificar se os alunos ainda possuem dificuldade na apropriação dos conceitos de perímetro e área, em como calculá-los e se entenderam que figuras podem ter medidas de perímetro igual, mas as áreas são diferentes, assim como o contrário.
Discuta com a turma:
- Vocês tiveram muita dificuldade em resolver essa atividade?
- Quais estratégias vocês usaram?
- Comparando as figuras entre elas o que puderam verificar?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar