Plano de Aula

Plano de aula: Problemas com perímetros e áreas

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

Objetivos específicos

  • Dar significado às medidas de perímetro e área, a partir de situação problema que possibilite comparações entre essas duas grandezas.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • Lápis e borracha,
  • Papel quadriculado,
  • Lápis de cor,
  • Papel sulfite para fotocópias.




Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Dar significado às medidas de perímetro e área, a partir de situação problema que possibilite comparações entre essas duas grandezas.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Propósito: Trata-se de um resumo da proposta para apoiar o professor na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos

Discuta com a turma:

  • O que é perímetro e área?
  • Qual a diferença entre os dois?

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS