Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_22GRM08
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções, Encerramento e Raio X
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta etapa da aula. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona compartilhe com a turma os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” e permita que os alunos exponham seus exemplos e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano de aula. Caso a impressão das malhas seja possível para todos os alunos, prossiga com a atividade, mas caso algum aluno não consiga obter as malhas de forma impressa você pode ir direto para a discussão das soluções e apresentá-las aos alunos realizando reflexões sobre. Caso considere viável você pode criar um arquivo no GeoGebra reproduzindo as malhas e disponibilizando para os alunos a construção.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa da aula e pergunte aos alunos poderiam haver outras resoluções diferentes das apresentadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando e comentando as soluções e nele mostre as conclusões dos slides. Caso o envio do vídeo não seja possível você pode compartilhar as imagens e explicar com um áudio ou texto a resolução.
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos escrevam, com suas palavras, as diferenças entre área e perímetro. Eles podem compartilhar suas respostas através de áudios ou imagens (fotos).
Raio X
Professor(a), como a atividade do Raio X pede que os alunos meçam as imagens com uma régua você pode sugerir que eles reproduzam tais imagens no jogo “Construtor de áreas” (https://www.cokitos.pt/jogo-construtor-de-area/play/) e então investiguem suas medidas. Outra proposta é criar um arquivo no GeoGebra e pedir que eles investiguem as área e o perímetro utilizando a malha quadriculada.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre perímetro e áreas de figuras. Proponha que eles joguem “Área e perímetro: desenhe uma figura” com seus familiares, eles o encontram no link a seguir: https://www.cokitos.pt/area-e-perimetro-desenhe-uma-figura/play/.