Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Problemas com perímetros e áreas
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Objetivos específicos
- Dar significado às medidas de perímetro e área, a partir de situação problema que possibilite comparações entre essas duas grandezas.
Conceito-chave
Perímetro e área de figuras planas.
Recursos necessários
- Caderno,
- Lápis e borracha,
- Papel quadriculado,
- Lápis de cor,
- Papel sulfite para fotocópias.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Dar significado às medidas de perímetro e área, a partir de situação problema que possibilite comparações entre essas duas grandezas.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Propósito: Trata-se de um resumo da proposta para apoiar o professor na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos
Discuta com a turma:
- O que é perímetro e área?
- Qual a diferença entre os dois?