Plano de Aula

Plano de aula: Estimando perímetro e área

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

Objetivos específicos

  • Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por sobreposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
  • Calcular por estimativa; usar unidades de medidas diferentes  e comparar com a superfície a ser medida.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.

Recursos necessários

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • papel quadriculado,
  • lápis de cor,
  • papel sulfite para fotocópias.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por sobreposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
  • Calcular por estimativa; usar unidades de medidas diferentes  e comparar com a superfície a ser medida.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos

Propósito: Levar o aluno a saber qual a finalidade da aula.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia me dizer o que é perímetro e área?
  • Como podemos achar a medida dos dois?