Plano de Aula

Plano de aula: Estimando perímetro e área

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

Objetivos específicos

  • Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por sobreposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
  • Calcular por estimativa; usar unidades de medidas diferentes  e comparar com a superfície a ser medida.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.

Recursos necessários

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • papel quadriculado,
  • lápis de cor,
  • papel sulfite para fotocópias.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por sobreposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
  • Calcular por estimativa; usar unidades de medidas diferentes  e comparar com a superfície a ser medida.