Resumo da aula

Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos
Propósito: Levar o aluno a saber qual a finalidade da aula.
Discuta com a turma:
- Quem poderia me dizer o que é perímetro e área?
- Como podemos achar a medida dos dois?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: A noção de perímetro e área devem ser relembrados para ampliar .
Propósito: Relembrar o conceito de perímetro e área de uma figura.
Discuta com a turma:
- Quem pode me dizer o que lembra sobre perímetro e área?
- Como fazemos para achar a medida das duas?
Retomada
- Tempo sugerido: 5 minutos
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Os alunos em grupos de quatro receberão um dos tipos de materiais acima. Primeiramente deverão estimar quantas unidades do seu material precisarão usar para cobrir o tampo da carteira. Depois, deverão fazer a medição da superfície com a sua unidade de medida de superfície. Esses resultados devem ser anotados no caderno.
Para organizar os resultados dos grupos, o professor deve colocá-los numa tabela escrita na lousa. Os alunos também devem anotar em seus cadernos. A tabela pode seguir o seguinte exemplo, ou, o professor pode criar a sua.
Os resultados da atividade proposta vão em acordo com a medida do tampo da carteira utilizada na sala de aula. Então, a medida do perímetro que será encontrado usando a régua também dependerá do modelo da carteira.
Propósito: Calcular o perímetro e área de um polígono, por estimativa e sobreposição de figuras.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Peça aos alunos que anotem em seus cadernos as estimativas, para depois compará-las com as medidas reais do perímetro e da área, assim verificando se elas se aproximaram do resultado obtido na medição. Em seguida, converse com os alunos sobre as estimativas que ficaram distantes das medidas reais. Nesse momento, é importante entender o processo lógico usado por esses alunos, socializar os diferentes procedimentos usados e que tiveram o resultado esperado, para redirecionar as suas estratégias de resolução.
Propósito: Resolver a situação problema analisando, confrontando e socializando as estratégias de resolução encontradas.
Discuta com a turma:
- Porque os resultados dos grupos foram diferentes se as carteiras medidas são iguais?
- Qual desses materiais usados para medir os tampos, qual deles foi mais fácil fazer a medição?
- Teve algum material usado que não conseguiu cobrir todo o tampo da carteira?
Espera-se que os alunos percebam que por serem materiais diferentes em forma e tamanho, os resultados por grupo também serão diferentes. E, que os grupos que tiveram maior facilidade em medir, foram aqueles que possuíam o formato de um quadrilátero, e o com maior dificuldade foi o grupo que ficou com os círculos.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Fazer um resumo sucinto sobre o conteúdo estudado em aula.
Propósito: Pontuar os conceitos de perímetro e área estudados em aula.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Essa atividade tem o objetivo de avaliar se o aluno aprendeu o conteúdo dado, ou, se apresenta dificuldades de compreensão do mesmo. Ela é realizada individualmente, podendo ser usada em malha quadriculada ou fotocópia, disponível no modelo para impressão. Essa atividade apresenta um nível complexidade maior. Para acessar o resultado da atividade clique em Resolução do raio X .
Propósito: Verificar se os alunos ainda possuem dificuldade na apropriação dos conceitos e cálculos de perímetro e área, assim como se entenderam que ocorrem mudanças nas medidas dessas dua grandezas, mesmo as figuras sendo semelhantes.
Discuta com a turma:
- Quais dificuldades vocês tiveram para resolver essa atividade?
- Quais estratégias vocês usaram?
- Ao comparar as figuras o que puderam perceber?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar