Plano de Aula

Plano de aula: Condições de semelhança

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.



Objetivos específicos

  • Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por superposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
  • Analisar o que acontece com a área/perímetro de um retângulo quando um lado é multiplicado/dividido por uma constante e outro não.



Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.



Recursos necessários

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • papel quadriculado,
  • lápis de cor,
  • papel sulfite para fotocópias.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por superposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
  • Analisar o que acontece com a área/perímetro de um retângulo quando um lado é multiplicado/dividido por uma constante e outro não.



Planner gratuito 2024

Com espaço para anotar compromissos, semanário também traz sugestões antirracistas.

ACESSAR AGORA