Atividade de Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Calculando perímetro e área de retângulos
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes
Mentor: Fábio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Objetivos específicos
- Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por sobreposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
- Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes.
Conceito-chave
Perímetro e área de figuras planas.
Recursos necessários
- Caderno,
- lápis,
- borracha,
- papel quadriculado,
- lápis de cor,
- papel sulfite para fotocópias.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por sobreposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
- Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes.
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos
Discuta com a turma:
- Vocês podem me dizer o que é perímetro e área?
- Qual a diferença entre os dois?