Plano de Aula

Plano de aula: Calculando perímetro e área de retângulos

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos

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Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

Objetivos específicos

  • Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por sobreposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
  • Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • papel quadriculado,
  • lápis de cor,
  • papel sulfite para fotocópias.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por sobreposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
  • Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos

Discuta com a turma:

  • Vocês podem me dizer o que é perímetro e área?
  • Qual a diferença entre os dois?