Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos
Discuta com a turma:
- Vocês podem me dizer o que é perímetro e área?
- Qual a diferença entre os dois?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Nesta parte da aula relembramos os conceitos de perímetro e área. O professor deve por meio de perguntas ativar a memória dos alunos sobre as definições e formas de calcular perímetro e área. Neste caso, são usadas perguntas para incitar a memória.
Propósito: Relembrar o conceito de perímetro e área de uma figura.
Discuta com a turma:
- Quem pode me dizer o que lembra sobre perímetro?
- E área?
- Como fazemos para achar a medida das duas?
Aqui o professor pode finalizar repassando as definições dos dois conceitos, como exemplo, a fala do personagem.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Esta atividade pode ser feita em dupla. O enunciado do problema pode ser passado na lousa ou dado em folha fotocopiada para os grupos. A leitura compartilhada do problema é importante ser feita para ajudar no esclarecimento do que se pede. Na atividade, num primeiro momento, os alunos terão que apenas calcular perímetro e área, exercitando assim, o que relembram sobre os conceitos. Na segunda parte da atividade, porém, terão que seguir os comandos do jogo para construção da figura, depois de forma a fixar os métodos de cálculo do perímetro e área, calcular as medidas encontradas que eles mesmo desenharão. Nessa segunda parte a sequência de comandos foi maior e mais elaborada.
Propósito: Cálculo de perímetro e área a partir de uma situação problema .
Discuta com a turma:
- Olhando a figura desenhada, o quê quer dizer esses comandos?
- Para achar o perímetro e a área da figura o quê se precisa fazer?
- Para se fazer a segunda parte da atividade vocês precisam fazer o quê?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Esta atividade pode ser feita em dupla. O enunciado do problema pode ser passado na lousa ou dado em folha fotocopiada para os grupos. A leitura compartilhada do problema é importante ser feita para ajudar no esclarecimento do que se pede. Na atividade, num primeiro momento, os alunos terão que apenas calcular perímetro e área, exercitando assim, o que relembram sobre os conceitos. Na segunda parte da atividade, porém, terão que seguir os comandos do jogo para construção da figura, depois de forma a fixar os métodos de cálculo do perímetro e área, calcular as medidas encontradas que eles mesmo desenharão. Nessa segunda parte a sequência de comandos foi maior e mais elaborada.
Propósito: Cálculo de perímetro e área a partir de uma situação problema .
Discuta com a turma:
- Olhando a figura desenhada, o quê quer dizer esses comandos?
- Para achar o perímetro e a área da figura o quê se precisa fazer?
- Para se fazer a segunda parte da atividade vocês precisam fazer o quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.
Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.
Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.
Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.
Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.
Encerramento
Tempo sugerido: 03 minutos.
Orientação: Fazer um levantamento sobre o quê se aprendeu na aula sobre perímetro e área na resolução de um problema.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Nesta atividade os alunos terão uma situação um pouco diferente da atividade principal. Eles usarão os mesmos conhecimentos para realizá-la, mas agora individualmente. Essa atividade pode ser passada no quadro ou ser entregue em fotocópia, disponível no modelo de impressão. O Raio X é uma atividade avaliativa para verificar se o conteúdo dado foi aprendido pelos alunos e se conseguem progredir resolvendo um problema de maior complexidade. Para acessar o resultado da atividade veja o documento Resolução de Raio x.
Propósito: Verificar se houve apropriação, por parte dos alunos, dos conceitos estudados na aula.
Discuta com a turma:
- Em relação à atividade feita na sala, foi muito diferente resolver essa? Por quê?
- Como vocês tentaram resolvê-lo?
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução do raio x
Resolução da atividade complementar