Plano de Aula

Plano de aula: Proporção em perímetros e áreas

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF05MA20 -  Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.



Objetivos específicos

  • Calcular perímetro e área da figura original e sua  ampliação e redução, e estabelecer relações entre elas.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.



Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha, papel quadriculado, lápis de cor e papel sulfite para fotocópias.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Calcular perímetro e área da figura original e sua  ampliação e redução, e estabelecer relações entre elas.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Esta tabela é um resumo da aula. Aqui estão elencados em ordem cronológica as etapas, objetivos e ações que deverão ser realizadas em cada uma delas.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações o nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça o download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Passar o objetivo na lousa e explicar sobre o que vão aprender na aula.

Propósito: O aluno saberá o que o professor espera que ele aprenda ao final da aula.