Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Proporção em ampliações e reduções
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes
Mentor: Fábio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Objetivos específicos
- Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por superposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
- Reconhecer a constante utilizada nas medidas do perímetro e da área em figuras ampliadas e/ou reduzidas na malha quadriculada.
Conceito-chave
Perímetro e área de figuras planas.
Recursos necessários
Caderno, lápis,borracha, papel quadriculado, lápis de cor e papel sulfite para fotocópias.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por superposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
- Reconhecer a constante utilizada nas medidas do perímetro e da área em figuras ampliadas e/ou reduzidas na malha quadriculada.
Aula
Resumo da aula
Esta tabela é um resumo da aula. Aqui estão elencados em ordem cronológica as etapas, seus objetivos e as ações que deverão ser realizadas em cada uma delas.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Passar o objetivo no quadro e explicar rapidamente o que irão aprender na aula de hoje.
Propósito: O aluno saberá o que o professor espera que ele aprenda ao final da aula.