Plano de Aula

Plano de aula: Tempos verbais

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Tempos verbais

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer os morfemas constituintes da forma verbal presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo.

Materiais necessários: Jornais impressos, cartelas do bingo, cartaz com notícia, saquinho para as pistas e pistas em papeletas.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento acerca do verbo.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Laiz B. de. Gramática: uso e interação. São Paulo: Saraiva, 2006.

KÖCHE, Vanilda Salton. MARINELLO, Adiane Fogali. BOFF, Odete Maria Brenetti. Estudo e produção de textos: gêneros textuais do relatar, narrar e descrever. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Distribua, preferencialmente,jornais locais para que os alunos manuseiem e possam escolher uma manchete. Explique o que é uma manchete: título em letras grandes localizada na capa (primeira folha) do jornal. Tem por objetivo chamar a atenção do leitor quanto às notícias do jornal. Geralmente expõem os fatos de maneira a suscitar a curiosidade utilizando letras coloridas e uma linguagem objetiva e, por vezes, incompleta - propositalmente.
  • Apresente a frase do slide: Extra, extra! Eis que fez-se o verbo… Relacionar com a importância do verbo para o gênero jornalístico (aqui representado pelo chamamento “Extra, extra!”) - o verbo promove a descrição das ações relatadas pelos textos jornalísticos.

Materiais complementares: Jornais impressos em número suficiente para a turma.