Plano de aula: Tempos verbais

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Tempos verbais

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer os morfemas constituintes da forma verbal presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo.

Materiais necessários: Jornais impressos, cartelas do bingo, cartaz com notícia, saquinho para as pistas e pistas em papeletas.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento acerca do verbo.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Laiz B. de. Gramática: uso e interação. São Paulo: Saraiva, 2006.

KÖCHE, Vanilda Salton. MARINELLO, Adiane Fogali. BOFF, Odete Maria Brenetti. Estudo e produção de textos: gêneros textuais do relatar, narrar e descrever. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Tema da aula

Orientações:

• Distribua, preferencialmente,jornais locais para que os alunos manuseiem e possam escolher uma manchete. Explique o que é uma manchete: título em letras grandes localizada na capa (primeira folha) do jornal. Tem por objetivo chamar a atenção do leitor quanto às notícias do jornal. Geralmente expõem os fatos de maneira a suscitar a curiosidade utilizando letras coloridas e uma linguagem objetiva e, por vezes, incompleta - propositalmente.
  • Apresente a frase do slide: Extra, extra! Eis que fez-se o verbo… Relacionar com a importância do verbo para o gênero jornalístico (aqui representado pelo chamamento “Extra, extra!”) - o verbo promove a descrição das ações relatadas pelos textos jornalísticos.

Materiais complementares: Jornais impressos em número suficiente para a turma.