Plano de aula: Estudo dos verbos associado às situações comunicativas

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir a função e as formas dos verbos.

Materiais necessários: quatro caixas de presente pequenas, papel em branco, envelope, datashow, cópias do texto “Bruxas não existem” com verbos suprimidos, de Moacyr Scliar.

Dificuldades antecipadas: Conseguir identificar e reconhecer a função e as formas dos verbos em um texto.

Referências sobre o assunto:

MAZZAROTTO, Luiz Fernando, LEDO, Teresinha de Oliveira, CAMARGO, Davi Dias. Nova Redação Gramática & Literatura: Aprenda a elaborar textos claros, objetivos e eficientes. 2.ed. São Paulo, 2009.

Tema da aula

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.