Plano de aula: Tempos verbais

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Tempos verbais

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer os morfemas constituintes da forma verbal presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo.

Materiais necessários: Fotocópias da notícia Mundo das guloseimas; Cartaz da linha do tempo em papel peso 40; canetinhas coloridas.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento do verbo.

Referências sobre o assunto:

BORTONI-RICARDO, Stella Maris… [et al.]. Por que a escola ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

CAMPOS, Elísia Paixão. Por um ensino de gramática: orientações didáticas e sugestões de atividades. Goiânia: Cânone Editorial, 2014.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo: Contexto, 2014.

TAVARES, Maria Alice. O verbo no texto jornalístico. Working papers em Linguística. UFSC. n. 1. jul./dez. 1997. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/viewFile/1490/1631. Acesso em 12/09/18

TUFANO, Douglas. Tira-dúvidas: Conjugação verbal. Parte integrante dos livros de 6º. a 9º. ano da coleção Gramática Fundamental. São Paulo: Moderna, 2013.

Tema da aula

Orientações:

• Compartilhe a finalidade da aula para que os alunos possam colaborar e entender a proposta.
  • Questione os alunos acerca das atividades diárias que eles se envolveram/envolverão no dia da aula, do acordar até a hora de dormir. Anote algumas delas no quadro, para isso, pode ser escolhido o cotidiano de um aluno. Anote as ações no passado (pretérito), como por exemplo em “José acordou às sete da manhã, levantou e fez xixi…”; ações do presente, como em “Ele estuda e observa a professora na aula de português"; ações no futuro, como em “Também José jantará e fará as tarefas durante a noite.”
  • Questione a turma:
  • Quem praticou as ações do texto? Resposta: José (nome do aluno escolhido)
  • Quando foram praticadas as ações do agente (José)? Possível resposta: Durante o dia de hoje.