Plano de Aula
Plano de aula: Tempos verbais
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Tempos verbais
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer os morfemas constituintes da forma verbal presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo.
Materiais necessários: Fotocópias da notícia Mundo das guloseimas; Cartaz da linha do tempo em papel peso 40; canetinhas coloridas.
Dificuldades antecipadas: Desconhecimento do verbo.
Referências sobre o assunto:
BORTONI-RICARDO, Stella Maris… [et al.]. Por que a escola ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
CAMPOS, Elísia Paixão. Por um ensino de gramática: orientações didáticas e sugestões de atividades. Goiânia: Cânone Editorial, 2014.
FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo: Contexto, 2014.
TAVARES, Maria Alice. O verbo no texto jornalístico. Working papers em Linguística. UFSC. n. 1. jul./dez. 1997. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/viewFile/1490/1631. Acesso em 12/09/18
TUFANO, Douglas. Tira-dúvidas: Conjugação verbal. Parte integrante dos livros de 6º. a 9º. ano da coleção Gramática Fundamental. São Paulo: Moderna, 2013.
Tema da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Compartilhe a finalidade da aula para que os alunos possam colaborar e entender a proposta.
- Questione os alunos acerca das atividades diárias que eles se envolveram/envolverão no dia da aula, do acordar até a hora de dormir. Anote algumas delas no quadro, para isso, pode ser escolhido o cotidiano de um aluno. Anote as ações no passado (pretérito), como por exemplo em “José acordou às sete da manhã, levantou e fez xixi…”; ações do presente, como em “Ele estuda e observa a professora na aula de português"; ações no futuro, como em “Também José jantará e fará as tarefas durante a noite.”
- Questione a turma:
- Quem praticou as ações do texto? Resposta: José (nome do aluno escolhido)
- Quando foram praticadas as ações do agente (José)? Possível resposta: Durante o dia de hoje.