Plano de Aula
Plano de aula: Tempos verbais
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Tempos verbais
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer os morfemas constituintes da forma verbal presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo.
Materiais necessários: Fotocópias da notícia Mundo das guloseimas; Cartaz da linha do tempo em papel peso 40; canetinhas coloridas.
Dificuldades antecipadas: Desconhecimento do verbo.
Referências sobre o assunto:
BORTONI-RICARDO, Stella Maris… [et al.]. Por que a escola ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
CAMPOS, Elísia Paixão. Por um ensino de gramática: orientações didáticas e sugestões de atividades. Goiânia: Cânone Editorial, 2014.
FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo: Contexto, 2014.
TAVARES, Maria Alice. O verbo no texto jornalístico. Working papers em Linguística. UFSC. n. 1. jul./dez. 1997. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/viewFile/1490/1631. Acesso em 12/09/18
TUFANO, Douglas. Tira-dúvidas: Conjugação verbal. Parte integrante dos livros de 6º. a 9º. ano da coleção Gramática Fundamental. São Paulo: Moderna, 2013.
Tema da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Compartilhe a finalidade da aula para que os alunos possam colaborar e entender a proposta.
- Questione os alunos acerca das atividades diárias que eles se envolveram/envolverão no dia da aula, do acordar até a hora de dormir. Anote algumas delas no quadro, para isso, pode ser escolhido o cotidiano de um aluno. Anote as ações no passado (pretérito), como por exemplo em “José acordou às sete da manhã, levantou e fez xixi…”; ações do presente, como em “Ele estuda e observa a professora na aula de português"; ações no futuro, como em “Também José jantará e fará as tarefas durante a noite.”
- Questione a turma:
- Quem praticou as ações do texto? Resposta: José (nome do aluno escolhido)
- Quando foram praticadas as ações do agente (José)? Possível resposta: Durante o dia de hoje.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS