Mulheres protagonistas da História
Plano de Aula
Plano de aula: O Protagonismo das Mulheres em nossa História
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de ordenação social
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Computador e equipamento de projeção
Fichas e reproduções de imagens.
Folhas brancas
Material para desenho e pintura
Material complementar:
Para você saber mais:
1- Na roda de conversa solicite aos alunos que voluntariamente respondam:
- Qual é o papel da mulher na sociedade? ( Provoque pedindo relatos de o que a mulher representa para eles, seja na família, no bairro, na escola, e como as mulheres são representadas em seu entorno)
2- Registre as respostas por áudio ou vídeo.
3- Apresente ao grupo, utilizando equipamento de datashow, fotos e verbetes sobre mulheres que foram protagonistas na História Mundial e do Brasil, e que de certa forma romperam com a lógica patriarcal que dominava as narrativas dessa própria História.
4 - Pergunte aos alunos:
- Mulheres e homens têm direitos iguais?
- Muheres e homens têm as mesma oportunidades?
5- Faça uma abordagem sobre como a Mulher era retratada na História e na Política e as principais conquistas que tiveram nessa luta por igualdade.
6- Apresente a história sobre o Dia Internacional da Mulher e debata sobre a importância da data.
7 - Solicite aos alunos produzam uma ilustração que represente a importância da mulher na sociedade desde o primórdios até hoje em dia.
8 - Exponha o material produzido em um mural na sala ou na escola.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)
https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)
https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)
https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)
http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://www.palmares.gov.br/?p=33387
(Acesso em 18/03/2019)
https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce
(Acesso em 18/03/2019)
http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
(Acesso em 18/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm
(Acessado em 24/03/2019)
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm
(Acessado em 24/03/2019)
http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria
(Acessado em 24/03/2019)
https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/
(Acessado em 24/03/2019)
http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true
(Acessado em 24/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/
(Acesso em 17/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/
(Acesso em 17/03/2019)
http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/
(Acesso em 18/03/2019)
http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
(Acesso em 18/03/2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.
Para você saber mais:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)
https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)
https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)
https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)
http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://www.palmares.gov.br/?p=33387
(Acesso em 18/03/2019)
https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce
(Acesso em 18/03/2019)
http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
(Acesso em 18/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm
(Acessado em 24/03/2019)
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm
(Acessado em 24/03/2019)
http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria
(Acessado em 24/03/2019)
https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/
(Acessado em 24/03/2019)
http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true
(Acessado em 24/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/
(Acesso em 17/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/
(Acesso em 17/03/2019)
http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/
(Acesso em 18/03/2019)
http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
(Acesso em 18/03/2019)
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS