Plano de Aula

Plano de aula: O Protagonismo das Mulheres em nossa História

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de ordenação social

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Computador e equipamento de projeção

Fichas e reproduções de imagens.

Folhas brancas

Material para desenho e pintura

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nNgxfupN2D3UUzZscqym2stf7ByhcrrXmrf7Dv8hfMtxCNkvx3FVfPjeghmp/his5-02und01-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yZTEjRwZFc8UsUGcWU6VHYen74SDHKzpbVjMfXxXFyMgpFtTCNnhaQybBBzm/his5-02und01-imagens-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/papgCgudbENFhftuUJwzVeAkkghPNNemcNWWjRbJ5zAWhkQEbsvSsyfvv6DZ/his5-02und01-o-papel-das-mulheres-na-sociedade-e-na-politica.pdf

Para você saber mais:

1- Na roda de conversa solicite aos alunos que voluntariamente respondam:

  • Qual é o papel da mulher na sociedade? ( Provoque pedindo relatos de o que a mulher representa para eles, seja na família, no bairro, na escola, e como as mulheres são representadas em seu entorno)

2- Registre as respostas por áudio ou vídeo.

3- Apresente ao grupo, utilizando equipamento de datashow, fotos e verbetes sobre mulheres que foram protagonistas na História Mundial e do Brasil, e que de certa forma romperam com a lógica patriarcal que dominava as narrativas dessa própria História.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nNgxfupN2D3UUzZscqym2stf7ByhcrrXmrf7Dv8hfMtxCNkvx3FVfPjeghmp/his5-02und01-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yZTEjRwZFc8UsUGcWU6VHYen74SDHKzpbVjMfXxXFyMgpFtTCNnhaQybBBzm/his5-02und01-imagens-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

4 - Pergunte aos alunos:

  • Mulheres e homens têm direitos iguais?
  • Muheres e homens têm as mesma oportunidades?

5- Faça uma abordagem sobre como a Mulher era retratada na História e na Política e as principais conquistas que tiveram nessa luta por igualdade.

6- Apresente a história sobre o Dia Internacional da Mulher e debata sobre a importância da data.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/papgCgudbENFhftuUJwzVeAkkghPNNemcNWWjRbJ5zAWhkQEbsvSsyfvv6DZ/his5-02und01-o-papel-das-mulheres-na-sociedade-e-na-politica.pdf

7 - Solicite aos alunos produzam uma ilustração que represente a importância da mulher na sociedade desde o primórdios até hoje em dia.

8 - Exponha o material produzido em um mural na sala ou na escola.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)

https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://www.palmares.gov.br/?p=33387

(Acesso em 18/03/2019)

https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/mapeamento-cultural/alagoanos-ilustres/marta-vieira-da-silva

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/

(Acessado em 24/03/2019)

http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true

(Acessado em 24/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/

(Acesso em 17/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.

Para você saber mais:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)

https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://www.palmares.gov.br/?p=33387

(Acesso em 18/03/2019)

https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/mapeamento-cultural/alagoanos-ilustres/marta-vieira-da-silva

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/

(Acessado em 24/03/2019)

http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true

(Acessado em 24/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/

(Acesso em 17/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados