Mulheres protagonistas da História
Plano de Aula
Plano de aula: O Protagonismo das Mulheres em nossa História
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de ordenação social
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Computador e equipamento de projeção
Fichas e reproduções de imagens.
Folhas brancas
Material para desenho e pintura
Material complementar:
Para você saber mais:
1- Na roda de conversa solicite aos alunos que voluntariamente respondam:
- Qual é o papel da mulher na sociedade? ( Provoque pedindo relatos de o que a mulher representa para eles, seja na família, no bairro, na escola, e como as mulheres são representadas em seu entorno)
2- Registre as respostas por áudio ou vídeo.
3- Apresente ao grupo, utilizando equipamento de datashow, fotos e verbetes sobre mulheres que foram protagonistas na História Mundial e do Brasil, e que de certa forma romperam com a lógica patriarcal que dominava as narrativas dessa própria História.
4 - Pergunte aos alunos:
- Mulheres e homens têm direitos iguais?
- Muheres e homens têm as mesma oportunidades?
5- Faça uma abordagem sobre como a Mulher era retratada na História e na Política e as principais conquistas que tiveram nessa luta por igualdade.
6- Apresente a história sobre o Dia Internacional da Mulher e debata sobre a importância da data.
7 - Solicite aos alunos produzam uma ilustração que represente a importância da mulher na sociedade desde o primórdios até hoje em dia.
8 - Exponha o material produzido em um mural na sala ou na escola.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)
https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)
https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)
https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)
http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://www.palmares.gov.br/?p=33387
(Acesso em 18/03/2019)
https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce
(Acesso em 18/03/2019)
http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
(Acesso em 18/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm
(Acessado em 24/03/2019)
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm
(Acessado em 24/03/2019)
http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria
(Acessado em 24/03/2019)
https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/
(Acessado em 24/03/2019)
http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true
(Acessado em 24/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/
(Acesso em 17/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/
(Acesso em 17/03/2019)
http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/
(Acesso em 18/03/2019)
http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
(Acesso em 18/03/2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.
Para você saber mais:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)
https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)
https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)
https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)
http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://www.palmares.gov.br/?p=33387
(Acesso em 18/03/2019)
https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce
(Acesso em 18/03/2019)
http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
(Acesso em 18/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm
(Acessado em 24/03/2019)
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm
(Acessado em 24/03/2019)
http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria
(Acessado em 24/03/2019)
https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/
(Acessado em 24/03/2019)
http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true
(Acessado em 24/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/
(Acesso em 17/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/
(Acesso em 17/03/2019)
http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/
(Acesso em 18/03/2019)
http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
(Acesso em 18/03/2019)
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
1- Receba os alunos exibindo o vídeo-clipe de Maria, Maria
https://www.youtube.com/watch?v=r1bBD4f3MTc (Acesso em 17/03/2019)
2- Na roda de conversa solicite aos alunos que voluntariamente respondam:
- Qual é o papel da mulher na sociedade? ( Provoque pedindo relatos de o que a mulher representa para eles, seja na família, no bairro, na escola, e como as mulheres são representadas em seu entorno)
3- Registre as respostas por áudio ou vídeo.
4- Apresente ao grupo, utilizando equipamento de datashow, fotos e verbetes sobre mulheres que foram protagonistas na História Mundial e do Brasil, e que de certa forma rompem com a lógica patriarcal que domina as narrativas dessa própria História.
Caso a unidade não disponha de equipamentos de computador e projetor, reproduza apenas a música em um aparelho de som. Se não tiver o recurso para reproduzir a música, leia a letra ou um trecho dela.
Não tendo os equipamentos para apresentação em slides, utilize fichas ou cartazes.
Para você saber mais
http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://www.palmares.gov.br/?p=33387
(Acesso em 18/03/2019)
https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce
(Acesso em 18/03/2019)
http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
(Acesso em 18/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm
(Acessado em 24/03/2019)
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm
(Acessado em 24/03/2019)
http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria
(Acessado em 24/03/2019)
https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/
(Acessado em 24/03/2019)
http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true
(Acessado em 24/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/
(Acesso em 17/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/
(Acesso em 17/03/2019)
http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/
(Acesso em 18/03/2019)
http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
(Acesso em 18/03/2019)
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
1 - Pergunte aos alunos:
- Mulheres e homens têm direitos iguais?
- Mulheres e homens têm as mesma oportunidades?
2- Faça uma abordagem sobre como a Mulher era retratada na História e na Política e as principais conquistas que tiveram nessa luta por igualdade.
3- Apresente a história sobre o Dia Internacional da Mulher e debata sobre a importância da data.
Caso a unidade não disponha de equipamentos de computador e projetor, utilize fichas ou cartazes.
Para você saber mais:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)
https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)
https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)
https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
1- Proponha ao grupo debater a importância da mulher em sua família, em sua escola e em sua comunidade.
2- Solicite aos alunos que produzam uma ilustração que represente a importância da mulher na sociedade.
3- Registre o material produzido e publique na página e no grupo da escola ou comunidade escolar.
Caso a unidade não possua conta em rede social ou site exponha o material produzido em um mural na sala ou na escola.
Para você saber mais:
(Acesso em 17/03/2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)
https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)
https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)
https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)
http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://www.palmares.gov.br/?p=33387
(Acesso em 18/03/2019)
https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce
(Acesso em 18/03/2019)
http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
(Acesso em 18/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm
(Acessado em 24/03/2019)
(Acessado em 24/03/2019)
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm
(Acessado em 24/03/2019)
http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria
(Acessado em 24/03/2019)
https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/
(Acessado em 24/03/2019)
http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true
(Acessado em 24/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/
(Acesso em 17/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/
(Acesso em 17/03/2019)
http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/
(Acesso em 17/03/2019)
https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/
(Acesso em 18/03/2019)
http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html
(Acesso em 18/03/2019)
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos conheçam e valorizem o papel da mulher na sociedade, analisando sua atuação nos diferentes períodos históricos.
Agende uma videoconferência e inicie uma conversa, buscando saber como os alunos veem o papel das mães na composição familiar e social.
Compartilhe com eles o vídeo-clipe, que será uma das fontes de estudo definidas para esta etapa, e o slide com as imagens de mulheres de reconhecimento nacional. Faça os questionamentos propostos e peça aos alunos que compartilhem as observações e reflexões.
Caso não queira compartilhar o slide, você pode utilizar os recursos digitais para criar um painel com fotos e verbetes, apresentando as mulheres que foram protagonistas na História Mundial e do Brasil (utilize recursos como PowerPoint, Word, Jamboard e Padlet).
Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Compartilhe com os alunos o slide definido para esse momento e vá discorrendo sobre o tema. Deixe que todos participem com reflexões e análises.
Sistematização
Antes de iniciar esta etapa, questione os alunos se na comunidade em que vivem existe alguma mulher que tenha destaque por conta da postura política, social ou religiosa. Deixe que os alunos falem sobre o assunto.
A atividade proposta nesta etapa deverá ser pensada para ser executada de forma assíncrona. Informe os alunos que eles podem executar a tarefa com os recursos que possuem, mas também podem utilizar recursos digitais, como Paint, Jamboard e PowerPoint. Amplie a ideia da proposta para a produção de poesias, rap, músicas, repentes, dentre outras expressões artísticas
Defina uma data para que os alunos publiquem os trabalhos no grupo de Whatsapp da turma ou enviem para o seu e-mail. Dependendo do material recolhido, produza uma coletânea desses trabalhos e depois poste nas redes sociais da escola e no próprio grupo.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
- Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo e criar uma produção artística para ser exposta nas redes sociais da escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Angelo Márcio de Paula
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto (s) de conhecimento: As formas de organização social e política:a noção de Estado
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
Palavras-Chave: Papel das Mulheres; Mulheres; Protagonismo Feminino